Sexta-feira, 21 de junho de 2013 - 07h02
O Festival folclórico de Guajará Mirim também conhecido como Duelo na Fronteira, está ameaçado!
*********
Ameaçado de não acontecer na data que há 18 anos vem acontecendo, ou seja, no final da SEGUNDA SEMANA do mês de agosto que este ano cai entre os dias 09, 10 e 11.
*********
Segundo o secretário de cultura e turismo da Pérola do Mamoré artista plástico Ariel Argobe, hoje a tarde acontece reunião na sede da Semcet entre os dirigentes dos bois Malhadinho e Flor do Campo com a seguinte pauta:
********
O que será apresentado na reunião que vai acontecer na próxima segunda feira 24, entre a prefeitura de Guajará, grupos de bois e Ministério Público e a empresa responsável pela estrutura do evento.
*********
Durante a reunião de hoje, o secretário da Semcet alegando, que em virtude da falta de uma definição sobre se os grupos vão ou não contar com repasse de subsídios do governo estadual e no caso de patrocínio de empresa privada, de quanto será!
**********
Vai sugerir o adiamento da festa para depois da realização do Flor do Maracujá de Porto Velho.
*********
Caso os dirigentes dos bois Flor do Campo e Malhadinho concordem, o Duelo na Fronteira vai acontecer no inicio do mês de setembro.
*********
Quer dizer, é mais um evento em Rondônia que vai acontecer FORA DE ÉPOCA!
*********
A secretária da Secel Eluane Martins segundo Ariel Argobe alegando compromisso já agendado em outro município, não vai poder participar da reunião de hoje e pelo menos até ontem a tarde, não havia nomeado ninguém para representar o governo estadual.
********
A Setur também foi convidada, mas, também não se manifestou, disse Ariel.
********
A reunião de segunda feira com os membros do Ministério Público é muito importante para o sucesso da festa, já que será firmado o TAC que vai gerir as obrigações das partes interessadas.
*********
O grande problema, é que até agora só se pensou na contratação da estrutura de sonorização, camarotes e iluminação.
*********
Ninguém está se preocupando com a montagem do espetáculo, ou seja, da confecção das indumentárias e cenários dos dois bois bumbas.
*********
Os grupos não contando com patrocínio financeiro, não têm como montar suas apresentações e em conseqüência, não se faz um festival folclórico apenas com camarote, sonorização e iluminação, é preciso contar com o artista, que nesse caso são os bois, Flor do Campo e Malhadinho.
********
Na realidade quem está esquentando a cabeça mesmo, é a prefeitura de Guajará, pois os dirigentes e a maioria dos brincantes dos bois estão mesmo é em Parintins curtindo os ensaios de Garantido e Caprichoso.
*********
Noventa e nove por cento das pessoas ligadas à brincadeira de boi bumbá em Guajará estão na Ilha de Tupinambarana curtindo o Vermelho e o Azul no maior lazer!
*********
O Flor do Campo está sofrendo com a falta de local para ensaiar já que a diretora do colégio Almirante Tamandaré “empombou” e não deixa o boi da dona Georgina ensaiar na quadra do colégio.
*********
O Malhadinho já começou os ensaios, mas, ainda está muito tímido.
*********
E assim caminha o Duelo na Fronteira.
*********
Enquanto isso começa hoje em Porto Velho, a Conferencia Municipal de Cultura sob a coordenação da Funcultural na pessoa do Judilson Dias.
********
Registramos com pesar, o passamento da senhora Maria Adalgisa de Souza Lima mãe da presidente da Funcultural Jória Lima. O féretro sai da funerária Universal as 9h00 para o cemitério Recanto da Paz.
Funcultural realiza conferencia municipal
A Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural) realizará nos dias 21, 22 e 23 de junho a III Conferência Municipal de Cultura. O evento acontecerá no Teatro Banzeiros sob o tema: “Uma Política de Estado para a Cultura: os desafios da implantação do sistema municipal de cultura”. A abertura será às 19h, desta sexta feira 21 e nos demais dias de 08h às 18h. Segundo explicações da presidente da Fundação, Jória Lima, o tema é uma proposição nacional do Ministério da Cultura e as conferências municipais estarão trabalhando com vistas à implantação do sistema nos âmbitos municipais e também às conferências estaduais que, por sua vez, semelhantemente, trabalharão pela instituição do sistema no âmbito dos estados e em prol da realização da conferência nacional.
“Porto Velho já se encontra devidamente cadastrada no Sistema Nacional de Cultura. As conferências serão uma forma de se perceber em que pé estão os municípios cadastrados. Caso estejam regularizados, de acordo com as proposições do Sistema Nacional, o município a poder participar do Fundo Nacional de Cultura, que destina verbas fundo a fundo, ou seja, diretamente do Fundo Nacional para o Fundo Municipal de Cultura. Os municípios não cadastrados não podem receber recursos por não estarem devidamente ajustados com a Política Nacional de Cultura.”, explica a presidente.
O Sistema Nacional de Cultura institui em sua organização a informação, o diagnóstico cultural, o fundo, a lei e o conselho. “Nós temos a lei e o fundo constituídos, embora o fundo esteja ainda zerado. Além disso, o conselho também já foi criado e vem se reunindo desde o dia 29 de fevereiro, semanalmente, às quartas-feiras, com o objetivo de preparar a conferência. Com a conferência queremos regularizar tudo o que nos falta para nos ajustarmos ao sistema nacional”, destacou Jória.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando