Quinta-feira, 31 de outubro de 2013 - 06h34
Teatro Estadual só em 2014
*********
O governo do estado de Rondônia através do seu Departamento de Obras, mais uma vez está adiando a inauguração do Teatro Estadual.
********
Antes marcado para ser inaugurado no próximo mês de dezembro. Agora nem mesmo o órgão responsável pela obra soube dizer quando o prédio será inaugurado.
*******
O teatro vem sendo construído há mais de vinte anos e o governo de Confúcio Moura foi o que mais se empenhou e está se empenhando, no sentido de entregar à obra a população de Rondônia.
*********
Tanto que contratou um técnico especialista em administração de teatro, junto ao quadro do Teatro Municipal do Rio de Janeiro senhor Luiz Carlos que enquanto o teatro não inaugura, está prestando serviço no Centro de Documentação da Secel.
********
Inclusive a programação de inauguração já está praticamente fechada e contempla apresentações de grupos de teatro de Rondônia. Recentemente Luiz Carlos foi ao Rio de Janeiro na tentativa de contratar a Bailarina Ana Botafogo como principal atração na festa de inauguração juntamente com a pianista Linda Bustani que nasceu em Porto Velho.
*******
Enquanto o Teatro não vem o Maracanã juntamente com o João Zoghbi está trabalhando na programação da Sema da Consciência Negra que este ano vai acontecer na Casa da Cultura Ivan Marrocos. Será realmente a primeira produção do Carlinhos Maracanã como Diretor da Casa da Cultura.
********
Hoje vai acontecer a partir das 14h00 no auditório da Federação da Indústria de Rondônia-Fiero que fica no bairro Arigolândia, palestra sobre economia alternativa. A direção da Fiero convidou inclusive os dirigentes das escolas de samba e blocos carnavalescos além de produtores culturais.
*******
Se você que é produtor ou agitador cultual não recebeu o telefonema convidando para participar do evento, pode comparecer que a palestra é aberta a todos os interessados. Como já disse a Fiero fica por trás do Senai.
********
Hoje as 20h00 Casa da Cultura na Ivan Marrocos será aberta a exposição México Imaginário da artista plástica Picicaroli Capucine.
********
Amanhã também a Ivan Marrocos a escritora Sandra Castiel Fernandes apresenta o livro sobre a história de sua mãe professora Marise Castiel.
********
Enquanto isso no Mercado Cultural o Heitor Almeida coloca no ar mais uma Seresta Cultural com o melhor da seresta, forró, sertanejo, rock e tudo quanto é ritmo.
********
Já na porta da Funculutural do Município de Porto Velho está previsto o encontro dos grupos, de dança, de teatro, enfim todos que participaram e se apresentaram na Virada Cultural em comemoração aos 99 anos de emancipação do Município.
********
O pessoal vai querer saber da presidente Jória Lima quando é que o prefeito Mauro Nazif vai liberar o pagamento dos cachês para os que se apresentaram na festa do município.
*******
Sabe-se que o pessoal que está participando do Circulando Cultura nos Distritos, já recebeu parte dos subsídios destinados ao Projeto e o pessoal do Grupo 4 Cabeças responsável pela produção da Virada Cultural não recebeu nada e nem tem promessa.
*******
Será que os artistas que participaram da festa de aniversário do município de Porto Velho, vão ser vítima de mais um calote. Já não basta os que levaram do governo estadual no Flor do Maracujá.
*******
Vamos pagar esse povo prefeito Mauro. Dia de finados completa um mês da Virada Cultural e os artistas não tem dinheiro nem pra comprar vela para acender para os entes queridos. A Cultura em Porto Velho ta agonizando faz tempo!
CONVITE
Encontro Estadual dos Radialistas de Rondônia
A Associação Nacional dos Radialistas – Anrádio vaI realizar nos dias 15 e 16 de novembro, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores em Porto Velho, o Encontro Estadual dos Radialistas de Rondônia. Na oportunidade a diretoria da entidade convida, não só os radialistas, mas, a imprensa de modo geral para prestigiar o evento. As inscrições podem ser feitas através dos telefones (69) 8413-7804/9367-1112/9918-6442 ou (61) 8414-9668. Confira a programação
PROGRAMAÇÃO:
DIA 15/11/2013.
09:00h – Abertura – Presidente Nacional da Associação Nacional dos Radialistas (ANRADIO) Hélio Correa.
10:30h – Palestra – Atual situação da PEC que regulamenta a profissão – Deputado Cleber Verde (autor da PEC).
12:00h – Intervalo para o almoço.
14:30h – Palestra – Uma Vida no Rádio (o Radialista e a Política) – Waldemar Camata.
16:00h – Palestra – O Novo Tempo da Comunicação – Deputado Estadual Edvaldo Soares.
17:00h – Palestra – O Rádio e a Interação com outras mídias – Everton Leoni.
DIA 16/11/2013.
09:00h – Palestra – Os Novos Desafios da Profissão – Professor Solano Ferreira.
10:30h – Palestra – História do Rádio em Rondônia – Osmar Vilhena.
11:30h – Palestra – O Radialista e a Justiça – Dr. Caetano Neto.
12:00h – Intervalo para o almoço.
14:30h – Criação da Superintendência da ANRADIO/RO.
• Eleição da Diretoria;
• Eleição de Delegados;
16:00h – Entrega dos troféus aos agraciados.
Martha Suplicy lança Vale Cultura em S. Paulo
Cerca de 200 pessoas, entre artistas, empresários e autoridades, acompanharam o lançamento do programa Vale-Cultura na última sexta-feira (25) em São José dos Campos, interior de São Paulo. O mais novo benefício do Governo Federal para o trabalhador brasileiro foi apresentado pela Ministra da Cultura, Marta Suplicy, no auditório do Parque Tecnológico.
Marta Suplicy disse estar surpresa com o número de empresas de pequeno porte interessadas em aderir ao programa Vale-Cultura, tais como salões de beleza e oficinas mecânicas.
De acordo com a ministra, o programa representa uma mudança na qualidade de vida e na formação dos empregados. "Para a empresa, o Vale-Cultura significará ter um funcionário mais qualificado", ressaltou.
Vale-Cultura
O novo programa é um benefício que pode chegar às mãos de 42 milhões de trabalhadores brasileiros. O cartão magnético pré-pago, válido em todo território nacional, no valor de R$ 50 mensais, possibilita ao trabalhador de carteira assinada ir ao teatro, cinema, museus, espetáculos, shows, circo ou mesmo comprar ou alugar CDs, DVDs, livros, revistas e jornais.
E para aqueles que quiserem comprar um instrumento musical ou mesmo fazer um programa cultural com um custo mais elevado, uma boa notícia: o crédito é cumulativo e não tem validade. É só poupar por alguns meses e adquirir o bem cultural que desejar. O Vale também pode ser usado para fazer cursos de artes, audiovisual, dança, circo, fotografia, música, literatura ou teatro.
O benefício oferecido pelo governo exige a adesão das empresas. São elas que vão oferecer o Vale-Cultura aos seus empregados. E para estimular essa adesão, o Governo Federal vai permitir que a empresa de lucro real abata a despesa no imposto de renda em até 1% do imposto devido. As empresas baseadas no lucro presumido ou Simples também podem participar. O governo abriu mão dos impostos trabalhistas e não vai cobrar encargos sociais sobre o valor do Vale, uma vez que não se caracteriza salário.
Com o intuito de que o benefício chegue em primeira mão aos trabalhadores de baixa e média renda, a regra é clara: as empresas têm de oferecer o Vale-Cultura prioritariamente aos trabalhadores que recebem até 5 salários mínimos. Mas se a empresa quiser também pode oferecer o benefício para todo o quadro de funcionários, sempre respeitando a exigência de ofertar o benefício primeiramente ao trabalhador com menor salário.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando