Quarta-feira, 8 de junho de 2016 - 22h01
Preservar os patrimônios históricos e culturais faz parte do planejamento turístico da região. Partindo deste princípio, a Superintendência Estadual do Turismo (Setur), com o apoio da Academia Rondoniense de Letras, reformou os jazigos de dois ícones da história de Rondônia.
A solenidade de restauração dos jazigos históricos do poeta Vespasiano Ramos e do major Emmanuel Silvestre do Amarante reuniu convidados, autoridades civis e militares, além de membros da Academia Rondoniense de Letras (ARL) na tarde desta segunda-feira (7) no Cemitério dos Inocentes em Porto Velho.
Durante a solenidade, o superintendente de Turismo, Júlio Olivar, destacou que a intenção da Setur é salvaguardar o patrimônio histórico de Rondônia. “Cemitérios são museus a céu aberto e estes túmulos são verdadeiros monumentos históricos, imprescindíveis para compreensão da nossa história, Vespasiano no mundo das letras e o major Amarante como cientista e integrante da Comissão Rondon”, destacou Júlio.
O detentor da cadeira Vespasiano Ramos na Academia Rondoniense de Letras, o desembargador Alexandre Miguel parabenizou o Governo do Estado e a Academia por esta iniciativa, pois significa a reconstrução da memória. “Os cemitérios acabam se tornando ponto turístico no mundo afora, pois é exatamente onde estão grandes personalidades e aqui em porto velho não foge a regra, basta que seja dado o devido respeito e este é o ponto de partida dado pela Academia”, enfatizou.
Em homenagem aos 100 anos do falecimento de Vespasiano Ramos, bem como da publicação de seu primeiro livro, “Cousa Alguma”, o desembargador Alexandre Miguel fez questão de ler uma de suas poesias intitulada “Ao Cristo”, que segundo ele demonstra a atualidade do caráter humano que devemos ter um pouco de atenção.
O major Emmanuel Silvestre do Amarante foi homenageado pela 17ª Brigada de Infantaria de Selva com um breve relato sobre a vida do ilustre militar do Exército Brasileiro, que ingressou nas forças armadas na Comissão Rondon em 1907. O momento histórico foi marcado com honras fúnebres prestadas pela tropa do exército com uma salva de tiros e toque de silêncio pela banda militar.
O general de brigada Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves elogiou a iniciativa e agradeceu a oportunidade da 17ª Brigada em unir-se as duas entidades para reverenciar um herói e pioneiro que tanto contribuiu para o estado.
Júlio agradeceu o general Costa Neves pela sensibilidade, junto com os seus comandados, em compreenderem a importância contextual da figura do Major Amarante. “Rondônia devia esta homenagem a ele por ser um desbravador e o único oficial da comissão Rondon sepultado em solo rondoniense, de modo que é uma personalidade do Exército Brasileiro, sepultado em nosso solo e isso nos dignifica”.
O vice-presidente da ARL, William Haverly Martins, destacou a justa homenagem da Academia de Letras que apenas reforça a necessidade da valorização dos pioneiros de Rondônia que deram a vida para que hoje o estado seja forte.
Fonte: Texto: Taciana Guzman / Fotos: R. Machado / Secom - Governo de Rondônia
Lenha na Fogueira
A Superintendência de Turismo de Rondônia – Setur realizou na última segunda feira 7, a inauguração da restauração dos jazigos do poeta Vespasiano Ramos e do Major Amarante em solenidade que aconteceu no Cemitério dos Inocentes.
*******
Atitude do superintendente Júlio Olivar é digna de elogios, uma vez que trata-se de duas figuras que contribuíram com o desenvolvimento da região onde fica o município de Porto Velho.
*******
Major Amarante foi o comandante do Posto Telegráfico de Santo Antônio construído por Cândido Mariano Rondon com tinha laços familiares.
*******
Vespasiano Ramos esta de passagem por Porto Velho quando veio a falecer e foi sepultado no Cemitério dos Inocentes, vale salientar que Vespasiano era maranhense reconhecido nacionalmente pelas belas poesias publicadas.
*******
Os Cemitérios antigos, são verdadeiros museus, pois abrigam sem suas tumbas, figuras ilustres. Em cidades como Manaus, Belém, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Belo Horizonte e tantas outras, os Cemitérios fazem parte do roteiro turísticos.
*******
O Cemitério dos Inocentes foi uma das primeiras obras da prefeitura de Porto Velho assim que o município foi instalado. Quem o mandou construir foi o Major Guapindaia Brejense o primeiro prefeito de Porto Velho, isso pelos idos de 1915.
*******
A maioria dos que contribuiriam com o progresso da capital de Rondônia estão enterrados ali. Vespasiano Ramos e Major Amarante são apenas dois de uma lista enorme. Por isso louvamos a iniciativa do Júlio Olivar em preservar a memória dos nossos pioneiros.
*******
O interessante foi que terça-feira, assistindo ao jornal de um determinado canal de televisão de Porto Velho, achei estranha a jovem jornalista apresentadora dizer, pasmem os senhores, que:
*******
“Não sei pra que gastar tanto dinheiro para homenagear que está MORTO. Deveriam era usar esse dinheiro para publicar livros dos nossos poetas que estão vivos”.
*******
Fiquei '‘abestado’' ao ouvir tamanha aberração de uma pessoa que no mínimo deveria ter pesquisado sobre o legado dos dois homenageados. Coisa que, com certeza, ela não se preocupou em fazer. É esse tipo de gente que milita na imprensa local. Fez um cursinho de jornalismo e acha que é a dona da verdade. Tenho certeza que a produção do Jornal ficou doidinha, pois como o programa era ao vivo e a jovem apresentadora achou de comentar a noticia após a exibição da matéria e o que foi pior, mostrando que não conhece nada sobre a história de Rondônia começou a falar besteira.
********
A sorte é que particularmente gosto da jornalista apresentadora, se não, teria enviado um watts detonando tamanha falta de conhecimento da nossa história.
*******
Enquanto isso em Rolim de Moura o ex superintendente da Sejucel Rodnei Paes voltou a assumir sua cadeira na Câmara Municipal e foi logo sentar com o prefeito se colocando a disposição no que for preciso para tirar o município do atoleiro. Dizem que Rodnei é forte candidato a assumir a prefeitura da terra dos senadores.
*******
Em Guajará Mirim as máquinas do DER começaram a patrolar a área do bumbódromo onde serão construídos os barracões dos bois Malhadinho e Flor do Campo. Quem consegui o feito foi o Dr. Neidson o deputado da Pérola do Mamoré
*******
O Festival Folclórico de Guajará conhecido como Duela na Fronteira este ano, segundo sua coordenação só vai acontecer nos dias 7, 8 e 9 de outubro.
*******
A data do FEPOPEM antigamente era o final da segunda semana de agosto. Assim como o Arraial Flor do Maracujá antigamente acontecia no mês de junho e tudo indica que este ano vai ser no mês de julho. Aliás faz tempo que o Flor do Maracujá não acontece no mês de junho.
Último mês para inscrições de
filmes no Cineamazônia 2016
Falta pouco mais de um mês para o encerramento do período de inscrições de filmes para a 14ª edição do Festival Latino Americano de Cinema Ambiental, o Cineamazônia 2016. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 1º de julho na página do festival, que será realizado no período entre 23 e 27 de agosto, em Porto Velho (RO).
Para a inscrição na mostra competitiva serão aceitos todos os temas e gêneros de produção. O formulário de inscrição e o regulamento completo podem ser encontrados na página www.cineamazonia.com.br/ficha-de-inscricao-2016/.
Além do formulário preenchido, os interessados também devem enviar o filme exclusivamente via internet, através das plataformas Wetransfer, Vimeo, Youtube, Dropbox ou outra mídia digital similar. Os filmes também poderão ser enviados para o e-mail cineamazonia@hotmail.com.
Entre os artistas que já venceram o Troféu Mapinguari em anos anteriores estão os diretores Léo Falcão, Pedro Harres, Marão e a atriz Cristina Lago.
Cineamazônia
O Festival Cineamazônia surgiu há 14 anos com o objetivo central de fazer a junção entre a sétima arte e o meio ambiente, divulgando e promovendo a mensagem pela sustentabilidade, o respeito à natureza e à tradição dos povos que dela dependem. Isso sem esquecer de divulgar, integrar e promover discussões em torno da produção de cinema e vídeos nacionais e internacionais,legendados ou narrados na Língua Portuguesa.
Cineamazônia, 14ª EDIÇÃO, tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet. Apoio Cultural da Prefeitura de Porto Velho, através da SEMA e FUNCULTURA
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando