Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Maracanã canta Ney Lopes na Fina Flor


 Maracanã canta Ney Lopes na Fina Flor  - Gente de Opinião

O Projeto Cultural “A Fina Flor do Samba” vai apresentar na noite desta sexta feira 1° de maio, a partir das 20h00, no Mercado Cultural, uma programação totalmente deferente das que os sambistas estão acostumados a aplaudir. Ernesto Melo e os músicos Ênio Melo, Ney, Padoca, Bosco Paz, Ênio Ricardo, Chico Lobo, Ualbe Cordeiro, José Áureo, Varne Ferreira e Hudson Mamedes abrem o espetáculo musical, preparando o público para receber o cantor e compositor João Carlos Alves – Carlinhos Maracanã que vai interpretar algumas canções do compositor, sambista e poeta Ney Lopes. Em seguida assume o microfone o cantor manauara Assis de Almeida que vem mostrar seu trabalho aos sambistas de Porto Velho.

Maracanã canta Ney Lopes na Fina Flor  - Gente de Opinião

Recanto da Boemia – Humaitá

Ernesto Melo também recebe na noite de hoje, durante A Fina Flor do Samba integrantes do “Recanto da Boemia de Humaitá” uma confraria de amigos que fundaram este movimento cultural na cidade de Humaitá, onde primam pela execução da Seresta e do Samba de Raiz. Já receberam muitos artistas em seu espaço, nomes como Chico da Silva, A Fina Flor do Samba, Alípio Martins, Pinduca, Julio Nascimento, dentre outros. Assim, estarão nos visitando hoje, no Mercado Cultural: Aleixo Marcus Alexandre, José Monari, Sessé Mariúba, Stanley Brasil, Uruquinha, Professor José Reis, Alexandre Sub, Camilo Morato, Matheus, Meg do Palhoça e outros amigos que vieram prestigiar A Fina Flor do Samba, que dias 09 e 10 de maio, dias das Mães, estará fazendo um show nas Lojas Magazin e no Restaurante Palhoça em Humaitá (AM).


Lenha na Fogueira

Feriado pelo dia do trabalhador. Seria bom que os governos, Municipal e Estadual também decretassem ponto facultativo no dia 5 de maio. Sabem por que? Porque é o dia do Patrono do nosso estado Candido Mariano da Silva Rondon.

********

Não sei se os amigos se lembram, no governo do Teixeirão a data era feriado estadual, não era ponto facultativo não, era feriado mesmo.

********

Se não estou enganado, era um feriado criado através de Decreto aprovado pelos deputados estaduais, não sei se outro governador revogou a Lei, porém, de uns anos pra cá deixaram festejar a data.

********

Antigamente no dia 5 de maio que também é o dia da Comunicação no Brasil além de ser o dia do nascimento de Rondon, o governo estadual premiava com a nossa maior comenda a “Medalha do Mérito Rondon”, pessoas e empresas que contribuem com o desenvolvimento do estado e que se destacam na área cultural, literária etc...

********

Este ano graças à iniciativa do Comando da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, várias atividades estarão acontecendo no dia de Rondon, entre elas a premiação dos vencedores do Concurso de Pintura Brigada Forte Príncipe da Beira com o tema Rondon de Rondônia...

********

A premiação vai acontecer na Casa da Cultura Ivan Marrocos as 19h00. Os artistas plásticos estão pintando suas telas la na sede da Brigada todos os dias.

********

O Exército também está encabeçando o Movimento que vai criar em Porto Velho o Memorial de Rondon. Nessa empreitada existem muitos parceiros entre eles o governo do estado através da Secel , Unir, Usina Santo Antônio e muitos outros.

********

Amanhã (sábado) durante o nosso programa 360 Graus da rádio FM 105.9 Transamazônica, estaremos entrevistando o maior especialista na história do Marechal Rondon museólogo Antonio Ocampo Fernandes.

********

O programa vai ao ar a partir das 12h00 com a apresentação da Sonia Maria e Silvio Santos. Lembra de ligar na 105.9 FM Transamazônica para ficar sabendo sobre a história do último bandeirante brasileiro.

********

Parece que a partir de agora vamos voltar a valorizar a figura de Rondon. Aliás, bem que o prefeito deveria, providenciar em respeito à memória do patrono do nosso estado, a desocupação da Praça Marechal Rondon.

********

O desrespeito para com o nosso patrono é tanto, que até já ouvimos e assistimos em programas de rádio e televisão em especial nas propagandas comerciais, dizerem que o nome do logradouro é “praça do Baú”.

********

O Departamento de Comunicação do estado de Rondônia – Decom estará publicando nesses dias, várias matérias com a história do Marechal Rondon. Nota dez para a equipe comandada pelo Domingues, Edna e Marcela Ximenes.

********

Quer mesmo ficar por dentro da história de Candido Mariano da Silva Rondon escuta nosso programa 360 Graus amanhã a partir do meio dia na rádio 105.9 FM Transamazônica quando estaremos entrevistando o Antônio Ocampo Fernandes.

********

Amanhã também é dia de samba autoral no bar do Calixto. Uma produção da escola de samba Asfaltão.

********

Quer ouvir e conhecer a produção musical dos nossos compositores de samba, vai pro Calixto a partir das 14h00 deste sábado.

********

Hoje o negócio é no Mercado Cultural com a Fina Flor do Samba recebendo o Carlinhos Maracanã para cantar Ney Lopes e o Assis Almeida que vem de Manaus mostrar seu trabalho de sambista pra gente.

********

Tem a Confraria da Boemia de Humaitá que vai marcar presença na Fina Flor do Samba na noite desta sexta feira, dia do Trabalhador.

********

O Mercado Cultural vai fechar pra reforma, porém a Fina Flor ainda se apresenta hoje e na próxima sexta feira. Vamos lá sambistas!
 


 


Funcultural lança em maio o Selo Castanheira

O Fórum Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (FMPHC) de Porto Velho se reuniu pela quarta vez na tarde desta quarta-feira (29), na sede da Fundação Cultural para tratar sobre o lançamento do Selo Castanheira, um projeto de educação patrimonial que propõe fomentar as reflexões sobre os quatro patrimônios tombados no Município – a Castanheira que fica junto ao muro do Estádio Aluízio Ferreira, Igreja de Santo Antônio, Cemitério dos Inocentes e o prédio da antiga Câmara de Vereadores.

Sem citar datas, o diretor de Arte e Cultura da Funcultural, Flávio Morais, disse que o objetivo é lançar o Selo Castanheira na primeira quinzena de maio próximo. Dividido em quatro etapas, o projeto prevê a realização de palestras nas escolas para abordar o conceito e importância dos patrimônios históricos materiais e imateriais, visita aos patrimônios tombados pelo Município, concurso de redação com a mesma temática e premiação a todas as escolas envolvidas no projeto, com entrega de certificados aos alunos participantes e troféus para os estabelecimentos de ensino que ficarem nas três primeiras colocações.

A princípio, segundo Flávio Morais, o Selo castanheira pretende envolver estudantes de dez escolas municipais e estaduais localizadas nas proximidades dos patrimônios tombados. Morais também explicou que o FMPHC é um espaço de participação popular, que tem por finalidade debater sobre a política municipal de valorização dos patrimônios históricos e culturais de Porto Velho. A partir dessas discussões foram criados três grupos de trabalho, o de inventário, de legislação e o de projetos.

Na reunião desta quarta-feira, participaram a professora da Unir, Marcele Pereira; a diretora da Divisão de Patrimônio da Funcultural, Arlene Bastos; a representante do segmento Economia Solidária, Marlene Marques; representante dos arqueólogos, Laura Cabral, além de Marcelo Ferreira e Francinete Pereira, que representaram a secretaria Municipal de Educação (Semed) e o próprio Flávio Morais. (AI)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)