Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Maracujá – 12ª e última noite – Campeões


Lenha na Fogueira

Começamos a coluna triste. Triste pela perda de um amigo conquistado ha pouco mais de dois anos. Uma amizade que se consolidou de verdade, pela sinceridade e pelo respeito para com nosso trabalho e o trabalho dos compositores de Porto Velho.

Maracujá – 12ª e última noite – Campeões - Gente de Opinião

********
Uma pessoa que bem poderia nos deixar de lado, por ser um dos mais celebrados e gravados compositores brasileiros. O samba, a música brasileira perdeu no dia de ontem 06, o grande compositor Adalto Magalha.

*******Maracujá – 12ª e última noite – Campeões - Gente de Opinião
Em novembro de 2014 entrevistamos Adalto Magalha e ele nos contou particularidades de sua trajetória como compositor. Coisas que só se tornaram públicas naquela entrevista, por exempo: “Pelo meu trabalho e pelas músicas de sucesso, acho que merecia ganhar muito mais do Direito Autoral”, desabafou Magalha.

********
São mais de 400 músicas gravadas e a maioria sucesso na voz de cantores como Beth Carvalho, Zeca Pagodinho. Alcione, AGP, Almiguinte (seu maior parceiro), Fundo de Quintal e muitos outros. Adalto Magalha também, compunha samba enredo como aquele que homenageou Silvio Santos do SBT.

Maracujá – 12ª e última noite – Campeões - Gente de Opinião

********
Quando esteve em Porto Velho em 2014, ouviu o samba Ceará de Iracema e se interessou em conhecr o compositor. Fui apresentado a ele pelo meu amigo Antônio Neto. De posse do CD com samba Adalto ao chegar no Rio de Janeiro passou a divulga-lo nas redes sociais e nas rodas de samba onde se apresentava. Assim também ele fez com sambas do Ernesto Melo e Beto Cezar. Por essa e por outras Adalto Magalha se tornou o compositor de samba mais querido pelos sambistas de Porto Velho. Descansa em paz amigo Adalto Magalha.

********

Voltando a Porto Velho nos encontamos no Flor do Maracujá, justamente na noite de sexta feira dia 4, quando se apresentaram os grupos Rádio Farol (mirim e adulto), o boi mirim Estrelinha e o boi adulto Diamante Negro.

Maracujá – 12ª e última noite – Campeões - Gente de Opinião

********

Devo confessar que em virtude de ter dado preferecia ao ensaio geral do meu grupo, o bumbá Corre Campo, só assisti a apresentação do boi Diamante Negro.

********

Após a apresentação do boi do Aluízio Guedes ao passear pelo Arraial encontrei a turma da Rádio Farol que cobrou: “Zekatraca esperamos sua coluna de domingo para saber se nossa apresentação foi boa”. Obrigado pela deferencia.

********

Infelizmente, como já disse, não assisti a apresentação da Rádio Farol o que até agora está me deixando muito chateado, afinal de contas a Rádio Farol merece toda a cobertura possível. Parece até que fui escalado para responder a pergunta feita pelo tema da quadrilha do Severino. “E se o São João fosse acabar hoje?”. Com certeza eu iria pro inferno por não ter assistido a apresentação da Furacão do Norte. Desculpa amigos,

********

Pelas minhas pesquisas foi uma boa apresentação. Porém ninguém me garantiu que a Farol saiu da arena como campeã. “Se eu fosse eles Zekatraca, só festejaria após a abertura dos envelopes com as notas”, disse uma pessoa catedrática em dança de quadrilha.

*******
Maracujá – 12ª e última noite – Campeões - Gente de Opinião

Já sobre o boi mirim Estrelinha todos que consultei elogiaram a performance do garotinho que se apresentou como Pajé. “Foi um espetáculo”, disse a diretora administrava da Sejucel Bebel com a confirmação da professora Nazaré. A Rádio Farol Mirim segundo as mesmas foi espetacular.

********

Sendo assim, arrisco a dizer que a campeã do Flor do Maracujá deste ano está entre os grupos: Juabp, Girassol e Rádio Farol. Quanto a Roça é Nossa não havia se apressentado quando fechamos essa coluna sábado de manhã.

********

Entre os Bois Bumbás nenhum dos que se apresentaram até a noite de sexta feira, superou a apresentação do Diamante Negro. Falta o Corre Campo que se apresentou na noite de ontem.

********

Vou arriscar um palpite sobre os bois que já se apresentaram: Diamante Negro, Az de Ouro e Manhoso. Porém como sou do Corre Campo acredito que vamos supera-los e levar o bi para a Baixa da União se Deus quiser!


 



Maracujá – 12ª e última noite – Campeões

A 35ª edição da Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá chega ao final na noite deste domingo, com a divulgação de seus vencedores.

A noite da última sexta feira quem fez a festa foram os grupos, Rádio Farol (mirim e adulta), boi mirim Estrelinha e Boi Bumbá Diamante Negro. Sábado foi a vez dos grupos Rosas de Ouro (mirim), Boi mirim Auribrilhantinho. Quadrilha A Roça é Nossa e o Bumbá Corre Campo.

O encerramento na noite de hoje contará com a apresentação do bumbá mirim Veludinho e show com a cantora Gioconda Trivério. A solenidade de encerramento do Flor do Maracujá começa as 20 horas.


 



Câmera Selvagem registra o bioma de Rondônia

Pegar carona nas costas de um jacaré-açu, o maior da América do Sul, pelas águas de Rondônia é a expedição do renomado cinegrafista de natureza Cristian Dimitrius no quarto episódio de Câmera Selvagem.

“Os jacarés tem uma visão periférica diferente por causa da localização de seus olhos, localizados nos lados da cabeça, em vez de estarem voltados para frente. Para tentar capturar um pouco dessa visão e ir além, tentaremos gravar em 360 graus”, conta Cristian Dimitrius.

Com a ajuda do engenheiro mecânico Wilson Santos, o “Bulba”, e o professor de robótica, Daniel Almeida, eles construíram uma sofisticada traquitana, que envolve uma esfera de câmeras, fechos eletromagnéticos, transmissão e recepção de sinais de localização e até balões. “Desenvolvemos um colete com circuito de comando, controle e monitoração por GPS”, completa o cinegrafista.

Depois que todos os mecanismos foram testados, o trio voou até a Reserva Extrativista do Lago Cuniã, em Rondônia, Porto Velho,com a missão de encontrar um espécime de jacaré-açu e tentar colocar a traquitana em cima dele por algumas horas.

A série Câmera Selvagem é uma coprodução entre FOX Networks Group Brasil, Mistika, do produtor Marcelo Siqueira, e Cristian Dimitrius Produções, e, semanalmente, mostra uma equipe de multitalentos que viaja pelo Brasil em busca das melhores imagens da vida selvagem, unindo biologia e tecnologia para alcançar seus objetivos. O programa é exibido aos sábados, às 21h00, no canal NAT GEO, e inova tanto pela ideia quanto pelos equipamentos que foram usados na captação para os oito episódios de 30 minutos. O primeiro episódio foi exibido ontem.

Dirigida por Eduardo Rajabally, a série foi filmada com câmeras de cinema, a Arri Alexa Mini e a Arri Amira, com pós produção de imagem da Misitka, que também é a finalizadora da série. Esses elementos garantem uma estética cinematográfica para toda a obra. Ao todo, foram mais de 100 diárias de filmagens e passagens por sete estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Rondônia, Piauí e Pernambuco

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)