Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Marco Eldom Rodrigues ou Palhaço Sorriso


Marco Eldom Rodrigues ou Palhaço Sorriso - Gente de Opinião

CIRCO

Marco Eldom recebeu certificado da Escola Nacional de Circo e foi batizado como Palhaço Sorriso

Após alguns meses participando de cursos na Escola Nacional de Circo no Rio de Janeiro, o ator Marco Eldom Rodrigues, está de volta a Porto Velho, agora de posse do seu certificado de artista circense. “Sai daqui como Palhaço Bob Sorriso e estou de volta como apenas Palhaço Sorriso por sugestão do também Palhaço Thesco Villar um dos maiores ‘paradista’ de cabeça do mundo”, informa. Sorriso foi pela primeira vez a Escola Nacional de Circo no ano de 2009, onde passou por avaliação de professores em várias modalidades circenses, aprovado na seleção, voltou em fevereiro deste ano de 2012, para realmente participar das aulas práticas, fazer estágios e finalmente receber seu certificado de conclusão de curso e a licença para atuar e ministrar oficinas (aula), nas modalidades: Acobracias de Solo, Trampolim e Mini Trampolim Acrobático, Acrobacia Aérea (Lira, Tecido, Corda Indiana, Trapézio Fixo e Equilibrismo (Perna de Pau, Monociclo e Rola Rola); manipulação de objetos: Claves, Bolas, Argolas etc. “Gostaria de agradecer os amigos Francisco Leilson Chicão da Secel, Francisco Gregório da Fundação Iaripuna pelo apoio, além dos meus amigos do grupo Palhaços Camaradinhas de Porto Velho que de vez em quando depositavam ‘algum’ na minha conta. Essas pessoas quero agradecer de coração”, disse Sorriso.

Se você está interessado em contratar o Palhaço Sorriso para ministrar oficinas, palestras ou mesmo se apresentar em conferencias, escolas e outros eventos, é só ligar para (69) 9212-9117 ou e-mail bobcircus@hotmail.com



 

A segunda parcela do convênio do governo com os Pontos de Cultura de Rondônia começou a ser depositada ontem.


********
O primeiro Ponto de Cultura a deslumbrar com o depósito foi o Arte e Vida Rio Madeira dirigido pela artista plástica Rita Queiroz.


********

A partir de agora, segundo o coordenador Dinho Reis, os repasse ocorrerão normalmente, desde que a entidade esteja em dia com a prestação de contas e a documentação.


********

Se não tiver com a documentação e a prestação em dia, não tem como repassar o subsidio, diz o parente.

********

Esse negócio de prestação de conta de convênio, ainda vai dar em “XADREZ”.


*******

Enquanto isso, no Ponto de Cultura Maloca Digital na tribo Paeter Suruí o pessoal da Google se surpreendeu com o conhecimento que os índios têm sobre informática;

********

Começaram a oficina do mapeamento dando aula sobre o básico e os jovens índios começaram a cobrar programas mais avançados. Pois é, índio em Rondônia é super informatizado.


********

Por falar em Tribo:


********


Tem mudança de personagem no boi bumbá Diamante Negro.


*********

De acordo com a Leda Guedes. A Mirla será a Cunhã Poranga do bumbá no Flor do Maracujá deste ano.

*********

Mirla substitui a própria Leda que passa a atuar apenas como uma das artesãs do grupo dirigido pelo folclorista Aluizio Guedes.


*********

Como Rainha da Batucada quem vai se apresentar é a dançarina Adriana que deixa o Corre Campo pelo Diamante Negro.


*********

Leda também informou a este colunista, que o grupo de dança Iaporanga não faz mais parte do Boi Bumbá Diamante Negro.


*********

As mudanças no vice campeão do ano passado, foram em virtude da saída das irmãs Aga e Alba e da Patricia. Aga era Rainha do Folclore no Diamante e agora assumiu como Cunhã Poranga do Az de Ouro e a Alba e a Patrícia, foram Porta Estandarte no Diamante e agora a Alba é a Rainha do Folclore e a Patrícia Rainha da Batucada do Az de Ouro.


*********

Por falar em Aluizio Guedes, no próximo domingo, seu programa de rádio que vai ao ar a partir das 9h00 pela rádio Rio Madeira, vai ser todo dedicado às mães.


*********

Enquanto isso, no bumbá Corre Campo alguns ajustes serão realizados entre os personagens e tribos. Tão dizendo que a Carol não vai se apresentar este ano como Sinhazinha da Fazenda.

********

E que a direção do bumbá da Baixa da União está providenciando grandes surpresas para o Flor do Maracujá.


********

Enquanto isso, ninguém tem noticia se as mudanças no Regulamento do Flor do Maracujá feitas no Seminário promovido pela Federon no mês passado, foram acatadas pela Coordenação da Secel.


********

É preciso que a direção da Federon informe o mais urgente possível, se a Secel acatou ou não as mudanças sugeridas.


********

Já em Guajará Mirim o levantador de toada do Malhadinho Tany Melhem não gostou das críticas que o Ariel postou em seu Blog sobre a toada que chama o Flor do Campo de “Coricó”.


********

O cantor do boi azul ficou tão chateado que ameaçou não se apresentar no Duelo da Fronteira.

********

Que é isso Tany, não ta vendo que é isso que o pessoal do boi vermelho ta querendo! Não cai na do Ariel não!

********

Já que entramos no assunto, parece que a turma do Peta e do Cleiton se conformou com a decisão judicial que os obrigou a devolver a direção do Malhadinho para o Léo e sua turma.

********

Pois, não temos noticias de que eles recorreram ou não. E aí Peta, ta tudo na paz?

********

Será que o Beto do Cavaco vai continuar como Amo do Malhadinho?


*********
E no Flor do Campo o Pajé vai ser mesmo o Régis?


********

Por que será que a Dayna não quer assumir como artesão do Flor do Campo?


*********

São perguntas que aguardam resposta urgente!

********

Como em Porto Velho quando não tem Boi Bumbá o samba come no centro. E quando falamos em samba a escola Asfaltão surge de imediato. Olha aí!


*********

Conforme anunciamos e com o sucesso do primeiro dia do Projeto: SAMBA NA TENDA COM “SÓ BAMBA”, a festa continua.


*********

Trata-se de um Projeto de resgate do Samba Raíz e do Samba de Roda. O repertório trabalhado por esta iniciativa na Tenda do Tigre, além de encantar e envolver aquelas pessoas que têm sentimento, garante a continuidade do trabalho iniciado por grandes nomes como Bainha, Silvio Santos, Torrado e Ernesto Melo.

*********
Não podemos deixar de reconhecer a contribuição destas pessoas dentre tantos outros que ainda estão entre nós e dos que partiram, pra fazer samba em outra esfera, mas que estão sempre presentes nos momentos do ápice, do toque do cavaco, bandolim, tam - tam, pandeiro, repique, reco-reco, cuíca, agogô e do surdo de marcação.


********

Para a Família Asfaltão, o conjunto destes instrumentos junto à vontade de manter acesa esta história em Porto Velho faz com que o legado dos precursores do samba em nossa cidade se mantenha viva, e o que é melhor, com muita qualidade.

*********

Nesta sexta-feira (11/05), a partir das 19H00, é só visitar a Tenda do Tigre, espaço da Amarelo, Preto e Branco, na rua Jacy Paraná entre Brasília e Getúlio Vargas para conferir a garra desta comunidade. Silvia – 9982-9381 - Diretora de Comunicação do GRESA.

*********
Reserva uma mesa que marcarei presença Silvia!



 




MUSEU

Prefeitura e a 10ª Semana Nacional de Museu

A prefeitura de Porto Velho, em parceria com a Fundação Cultural Iaripuna e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) realiza de 14 a 20 de maio, no museu da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, a 10ª Semana Nacional do Museu. Sob o tema “Museus em um Mundo em Transformação – Novos Desafios, Novas Inspirações”, será desenvolvida uma série de atividades em todos os municípios que contam com um museu e em cada local as atividades são trazidas para a realidade local.

Na capital todos os temas da Semana do Museu serão alusivos ao centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Este é o segundo ano que a prefeitura de Porto Velho participa da Semana Cultural de Museus de acordo com o chefe da Divisão do Patrimônio Histórico da Fundação Iaripuna, Carlos Macedo Dias (Mado), o resultado foi muito positivo: “Ano passado participamos da Semana do Museu e foi uma experiência bastante interessante e por isso a prefeitura resolveu participar novamente e especialmente, porque este ano para nós é muito significativo por ser o Centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré”, diz Mado.

Mado salienta ainda que todas as atrações serão regidas por artista, escritores e historiadores locais, pessoas que são filhos da terra e que conhecem com propriedade a nossa história. “As pessoas precisam aprender que o museu não é só um patrimônio material, mas também imaterial, que conta como somos como surgiu e como se dá até hoje a nossa história, nós somos museus vivos, somos a cultura e história do nosso município e estado” diz Mado.

Programação

No dia 14 das 8h às 12h, acontece a abertura oficial do evento, sob o tema “Centenário, Patrimônio, Acervo e Memória”, com palestra da escritora Yêdda Borzacov que na ocasião ira promover o lançamento do catálogo Acervo do Museu Ferroviário contendo fotos e a história da criação da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, patrimônio histórico de nossa gente.

Durante toda a semana do evento a população poderá prestigiar todas as manhãs palestras, exibição de filmes e documentários, exposições fotográficas, música, poesia, mesas de diálogo e visita guiada ao museu que guarda parte da história do município de Porto Velho e do estado de Rondônia.

O encerramento da Semana Cultural será no dia 20 de maio com palestra do presidente da Funcultural, Altair dos Santos, apreciação do pôr do sol no rio Madeira e apresentações culturais.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)