Quinta-feira, 21 de julho de 2016 - 00h01
Lenha na Fogueira
Até o final deste mês, o superintendente da Sejucel vai promover algumas mudanças nos quadros da superintendencia que cuida da juventude da cultura, do esporte e do lazer em Rondônia.
********
Umas da mexidas que já está causando o maior reboliço nos meios culturais, é a exonerção do João Carlos Alves popularmente conhecido como Carlinhos Maracanã da direção da Casa da Cultura Ivan Marrocos.
********
Ha alguns dias, o Ilmar Esteves de Souza chamou Maracanã em seu gabinete pra dizer que alguém do governo estava pedindo o cargo.
********
A justificativa como sempre, “É para dequar a situação política”. Por mais que queiram justificar, não existe explicação plausível para a saida do Carlinhos Maracanã da Ivan Marrocos.
********
Se o governo, através da Casa Civil, da Governadoria, da própria Sejucel, ou de qualquer outro órgão, saísse em campo perguntando aos entes envolvidos com os segmentos culturais em Rondônia e em especial em Porto Velho, ficariam sabendo, que a maioria responderia a favor da permanencia do Maracanã na entidade.
********
No segmento do Artesanato a maioria seria esmagadora, no segmento musical também, no segmento afro-brasileiro Maracanã tem prefrencia, nas escolas de samba nem se fala, no folclore é unanimidade.
********
Muitos das artes plásticas aprovam o nome do Carlinhos, inclusive o João Zoghbi, Franciney Vasconselo, Assis Chateaubriand, Homero e tantos outros, acho que a Lu Silva e o Cláudio Vrena também.
*******
O pessoal da confraria Pobres do Caiari é fechada. Vai perguntar ao pessoal que participa do Concurso de Pintura da 17ª Brigada (inclusive o General Costa Neves) pra ver se eles são contra a administração do Maracanã!
********
Mesmo assim, o Ilmar Esteves garantiu a este colunista, que até o dia 31 deste mês, o João Carlos Alves - Maracanã será substituido na direção da Casa da Cultura Ivan Marrocos pela artista plástica MARGOT Paiva.
********
Aliás a Margot é um bom nome para substituir o Maracanã. Já que não tem como convencer os “caciques” do governo Confúcio a mudar de idéia, que pelo menos venha uma pessoa engajada com a causa cultural, como é o caso da Margot Paiva.
*******
Quem sabe ela (Margot) consiga fazer da Casa da Cultura Ivan Marrocos uma ótima “Istalação”! Inclusive, tão falando que junto com a Margot vem a fotografa Marcela Bonfim. Aliás a Marcela é a bola da vez no naipe artista fotográfica. Suas fotos agora estão expostas nas escadarias do Palácio Rio Madeira. Ta recebendo o apoio jamais dispensado a muitos artistas que militam no segmento ha mais tempo.
********
Pelo amor de Deus, não pensem que estou criticando o trabalho da Marcela, muito pelo contrário, sou fã de carterinha, principalmente da exposiçao em evidencia. Então vai a Margor e a Marcela para a Casa da Cultura em substituição ao Carlinhos Maracanã.
*******
Se já estava dificil para a Confraria Pobres do Caiari (foto) voltar a utilizar o espaço do quintal da Ivan Marrocos para promover seu famoso Café de Domingo, agora é que vai ficar quase impossível. E lembrar que quando o Rodnei Paz era o superintendente, a turma do Caiari tinha o maior apoio, inclusive, todos os domingos o Rodnei marcava presença no café da manhã. Foi só o Ilmar que nasceu e se criou no bairro Caiari assumir, proibiu o evento de ser realizado no quintal da Casa. Pela Lei ele não esta errado não, agora, pela amizade...
*******
Será que a nova diretora da Casa da Cultura vai trazer o SART de volta, vai abrir a Casa para eventos que não sejam exposição de arte plástica? Lembrando que a Casa da Cultura não é galeria de arte.
Neiva da Rosas de Ouro a melhor Maria Bonita
A 35° Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá começa na próxima quarta feira dia 27 e vai até o dia 7 de agosto, com a apresentação de 39 grupos folcloricos divididos da seguinte maneira: 4 quadrilhas do grupo de acesso, 9 quadrilhas mirins e 14 quadrilha adulta. Oito Bois Bumbás adultos e 4 mirins.
Durante reunião de apreciação do Regulamento da 35ª Mostra os quadrilheiros optaram por tirar o “Grupo de Cangaço” da avaliação dos jurados. “Só o Lampião e a Maria Bonita serão julgados”. Isso não quer dizer que a quadrilha não coloque o Cangaço em sua apresentação, muito pelo contrário, aposta a presidente da Rosas de Ouro Neiva Mariano “Quem não colocar o Cangaço, com certeza receberá nota baixa dos jurados”.
Foi assim que começamos um bate papo com a Neiva Mariano Rocha presidente da quadrilha Rosas de Ouro. Neiva é conseiderada a responsável pelo sucesso que o quesito Lampião e Maria Bonita que até o ano passado era “Lampião, Maria Boinita e seu Cangaço” faz nas apresentações do Flor. Lembra a hoje coreografa justamente do Cangaço da Rosas de Ouro: “Tudo começou quando eu estava com 14 anos e brincava na quadrilha “Na Tonga da Milonga do Cabuletê”, uma amiga desafiou. Você tem coragem de dançar como Maria Bonita mas, pisando diferente? Aceitei o desafio e passei a dançar pisando forte no chão e balançando o corpo da cintura pra cima de um lado para o outro totalmente diferente das outras Marias Bonitas. Não deu outra, nunca mais deixei de receber nota DEZ dos jurados e nem de ser imitada.
A Cabuletê parou e então resolvemos criar a quadrilha que o artesão Bomba deu o nome de “Rosas de Ouro” no bairro Jardim Boa Esperança que hoje é o Tucumanzal II, e como ninguém aceitou ser presidente eu assumi. Fomos disputar o acesso no Flor de Cacto e ganhamos, no mesmo ano, dispoutamos no Flor do Maracujá e ficamops em 6° lugar, no seguinte fomos vice e em 2007, conseguimos vencer no Flor do Maracujá, quer dizer, já nascemos grande.
O estilo de dançar do Cangaço da Rosas de Ouro é imitado por todas as quadrilhas de Porto Velho até os dias de hoje, porém, jamais alguém conseguiu dançar como dançava a Maria Bonita Neiva. Muitos iam assistir a Rosas de Ouro só pra ver a Neiva dançar como Maria Bonita. “Agora sou apenas a coreografa do cangaço e podem esperar, que vamos fazer bonito no Flor do Maracujá”.
A Rosas de Ouro vai apresentar no dia 2 de agosto na arena do Flor do Maracujá o tema: “Rosas de Ouro virou Cordel” o coreografo é o Alcimar considerado um dos melhores de Porto Velho. O marcador é o Tonho, casal de noivo e noiva Rafael e Paloma; Felipe Lisboa (juiz), Felipe Mariano (escrivão), Matheus (padre); Vava, Thiago e Lorinho (sacristãos); Casal de Velha e Velho Ety e Junior nota dez no Flor do Maracujá passado; Rainha Junina Dara, Andressa e Giovana e Rainha da Diversidade Andrey, Lampião Bruno e a Maria Bonita Laiza Samires.
A quadrilha vai se apresentar com 42 pares. “Todos estão convidados a assistir no dia 2 de agosto, uma terça feira, no Flor do Maracujá o espetáculo da quadrilha Rosas de Ouro.
4 anexos
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando