Sexta-feira, 8 de março de 2013 - 05h11
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Sesc e o Fórum Popular de Mulheres homenageia a mulher comerciária, realizando nesta sexta-feira (8) o Canta Mulher 2013, com a temática: “Memórias e Canções”.
O projeto compõe o calendário comemorativo aos 30 anos do Sistema Fecomércio em Rondônia. O presidente do Sistema Fecomércio, Raniery Coelho, salientou que o evento é uma oportunidade da classe feminina mostrar à sociedade a importância da mulher na formação da identidade musical e poética de Rondônia. “A mulher vem reafirmando sua força, incluindo cada vez mais em diversos segmentos da sociedade. No trabalho, ela alcançou sua liberdade e na música está demonstrando seus valores e, principalmente, seu brilho”.
O espetáculo musical terá como atração as cantoras: Laís Fernandes, Wilka Leles, Kali, Neia Moreno, Anayole Êba e Charlene Marques.
O encontro dessas seis artistas marca o aniversário de 21 anos do projeto, que durante todo esse tempo vem carregando histórias de conquistas representadas no palco e na arte.
O projeto
“O Canta Mulher foi criado com o objetivo de promover atividades sócio-culturais de resgate à obra musical, valorizando compositores de nosso Estado e de todo o país, em respeito e solidariedade às questões que envolvem as relações sociais entre o homem e mulher na sociedade”, explicou Ceiça Farias, coordenadora de Música do Sesc Rondônia e uma das organizadoras do evento.
Bené do Nascimento, coordenadora do Fórum Popular de Mulheres, conta que o projeto traz em sua história acontecimentos como o ativismo cultural e feminista, além da construção de um movimento registrado todos os anos na memória de Porto Velho.
O evento vai acontecer na Área de Convivência do Sesc Esplanada, em Porto Velho, a partir das 19h00 com entrada gratuita.
Salve o dia 8 de março. Dia Internacional da Mulher
*********
Salve a mulher Parteira, a primeira obstetra da face da terra.
*********
Salve a mulher Prostituta, a primeira a desenvolver políticas públicas em prol da juventude carente.
*********
Salve a mulher Moradora de Rua, a primeira a sentir na pele o verdadeiro desprezo da sociedade civil que se diz organizada.
*********
Salve a mulher Lésbica, que sabe como se deve tratar a companheira com carinho.
*********
Salve a mulher Agricultora, por nos proporcionar o alimento sadio.
*********
Salve a mulher Dona de Casa, pela resistência em não querer soltar o grito de independência.
********
Salve a mulher Executiva por ter vencido todas as barreiras do preconceito.
********
Salve a mulher Empresária, por assumir o comando da aeronave família.
*********
Salve a mulher Professora, a primeira a provar que educação nem sempre vem do berço.
*********
Salve a mulher Jornalista, a primeira a aprender a ouvir mais, do que falar.
********
Salve a mulher Zeladora, que ao varrer a sala de aula deixa impregnada no ladrilho, a sabedoria da humildade.
*********
Salve a mulher Religiosa, que se entrega a oração na tentativa de se ver livre das angústias.
*********
Salve a mulher Advogada, que usa o direito, na tentativa de consertar o que acha que estar errado.
**********
Salve a mulher Mãe, que defende com unhas e dentes a sua prole.
*********
Salve a mulher Delegada, que não alivia nem mesmo os seus.
*********
Salve a mulher Mulher, aquela que trabalha fora, cuida do filho e do marido e ainda arranja tempo para sair com as amigas!
*********
Salve a mulher Independente, aquela que realmente sabe o que quer!
*********
Salve todos nós por termos das entranhas de uma MULHER!
**********
Um beijo com todo respeito e consideração a todas as Mulheres do mundo!
*********
Por falar em mulher, a programação cultural de hoje e de amanhã, é toda voltada para homenagear as mulheres.
*********
Por exemplo: No Consola’s Beer que fica na Rogério Weber entre a Duque de Caxias e a Pinheiro Machado vai acontecer o “Pagode Delas” com a apresentação do Gogo Boy Alefe Sousa e do grupo de pagode Tá na Área. A promoção é da Consola Frota. O Clube das Mulheres começa as 21h00.
*********
Antes disso teremos o Canta Mulher no Sesc Esplanada com a apresentação de seis super cantoras locais.
*********
No Sesc a entrada será fraqueada para todo mundo. O Canta Mulher está completando a maior idade e a Ceiça Farias juntamente como a Bené idealizadora do evento estarão recebendo principalmente as mulheres de braços abertos.
********
Vamos participar dessa festa, promovida pela Fecomércio através do Sesc e do Fórum Popular de Mulheres
*********
Ainda em homenagem ao dia Internacional da Mulher acontecerá na noite de hoje no teatro Banzeiros o espetáculo musical “Divas Tropical”, um show revista com a participação de grandes cantoras de MPB a partir das 19h00. O ingresso será Um Quilo de alimento não perecível.
*********
Pela passagem do Dia Internacional da Mulher a quadrilha Rádio Farol presidida pelo Severino Castro, realiza um ensaio especial na noite de hoje na quadra do colégio Castelo Branco no bairro Arigolândia a partir das 22h00.
********
Pela passagem do Dia Internacional da Mulher o governo do estado através da Secel entrega a população de Porto Velho o Complexo Esportivo Deroche Pequeno Franco totalmente revitalizado, inclusive com academia de ginástica ao ar livre. A solenidade de inauguração da revitalização do Deroche acontece as 8h00 de hoje.
*********
Salve a mulher deputada Epifânia Barbosa pelo apoio que vem dando aos movimentos culturais de Porto Velho e do estado de Rondônia.
********
Inclusive vamos agendar uma entrevista com a deputada para falarmos sobre o Flor do Maracujá 2013.
********
Lembram que o governador a nomeou madrinha dos nosso grupos folclóricos em recente reunião?
*********
Daí vamos saber sobre isso e mais aquilo na conversa que vamos ter com a deputada que também consideramos a madrinha dos movimentos culturais.
********
A festa em homenagem ao Dia Internacional da Mulher funcionária da Secel aconteceu na manhã de ontem, com a secretária Mara Alves recebendo no hall superior do prédio do relógio, para café da manhã e sorteio de brindes entre as funcionárias, a deputada Epifânia Barbosa, a procuradora estadual Maria Rejane Sampaio, vereadora Fatinha e outras autoridades, todas as mulheres. Foi muito bacana a festa da Secel.
*********
A Fina Flor do Samba de hoje será dedicada às Mulheres, em especial as que aturam os músicos que se apresentam toda sexta feira no Mercado Cultural. Em nome da Erenir esposa do Ernesto felicitamos as demais esposas dos músicos da Fina Flor do Samba.
********
Parabéns a todas as mulheres jornalistas pelo Dia Internacional da Mulher!
TEATRO
Encontro de caravanas na Madeira Mamoré
Os grupos O Imaginário de Porto Velho e Visse Versa de Rio Branco - Acre se encontram amanhã na Madeira Mamoré
Neste sábado (09) da Estrada de Ferro Madeira Mamoré será palco para o encontro de duas Caravanas Teatrais de grupos da Região Norte em circulação pelo Brasil, que farão três apresentações para celebrar o acontecimento da melhor forma.
A “Caravana Nas Trilhas de Rondon – 100 anos de história”, realizada pelo grupo portovelhense O Imaginário, teve início no dia 13 de Fevereiro e percorreu mais de 3 mil km, 2 Estados (RO e MT), 2 Capitais, 17 Cidades, apresentando espetáculos, intervenções, ministrando oficinas, convivências e trocas com outros grupos. Já o grupo acreano Visse e Versa de ação cênica iniciou um “Circuito Teatral” que vai levar seu espetáculo Comédia Del’Acre a 13 cidades, atravessando o Brasil de Noroeste ao Nordeste.
O ator e diretor Chicão Santos fala do sucesso e descreve: “Fizemos o caminho inverso que o Rondon fez, no início do século XX. Foram mais de 20 dias, mais de 12 mil pessoas pelas trilhas rumo a Chapada dos Guimarães, levando apresentações, oficinas e intervindo na vida das cidades e do seu público, superamos todas as metas e ampliamos o diálogo sobre as artes públicas e a cena contemporânea”.
Para Lenine Alencar, da Cia. Visse e Versa, levar um espetáculo e artistas acreanos para se apresentar em outros estados é uma oportunidade de crescimento única. "É importante para divulgar a produção teatral do estado do Acre, bem como, promover o intercâmbio de nossos artistas com as mais diferentes culturas, processos criativos e atividades continuadas de grupos", ressalta.
O encontro foi idealizado pelos grupos O Imaginário (RO) e Cia. Visse e Versa de Ação Cênica (AC), e os projetos receberam o patrocínio do Governo Federal, Ministério da Cultura e Funarte, através do Prêmio Myriam Muniz de Fomento ao Teatro.
A programação desse encontro começa às 19 horas e conta com 3 espetáculos que vão da comédia ao drama, abordando a história do teatro e também a saga dos trabalhadores na Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
Programação
19 horas - Psiu! O Quarteto Vem Aí! - O Imaginário
As aventuras de um “quarteto de quatro palhaços”: Pipoca, Sardinha, Spoleto e Soneca mostrando suas habilidades e brincadeiras, trazendo a cena a comédia circense.
20 horas - A Ferrovia dos Invisíveis, Narrativas do Outro Lado - O Imaginário
Espetáculo que estreou em 2012 no V Festival Amazônia Encena na Rua, conta a história dos trabalhadores de várias nacionalidades que viveram e morreram durante a construção da EFMM.
21 horas - Comédia Del’Acre - Cia. Visse e Versa
Aborda a história do teatro desde o teatro grego clássico de autores como Sófocles e Aristófanes, passando pelo dramaturgo inglês William Shakespeare e culminando na obra de autores brasileiros modernos como Nelson Rodrigues e João Cabral de Melo Neto. As obras servem como pano de fundo para que temas como violência contra a mulher e a questão agrária possa ser apresentada de forma lúdica e acessível ao público.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando