Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Mercado Cultural fica sem a Fina Flor do Samba!


FESTCINEAMAZÔNIA

Nova Califórnia recebe itinerancia

A população da última sessão recebeu com alegria as apresentações do festival que além de filmes e vídeos, levou artes circenses para agraciar o público.

Nova Califórnia foi à última localidade da região de Ponta do Abunã a receber esta etapa do Festcineamazônia Itinerante. Após oito dias de estrada e sete apresentações, a população da última sessão recebeu com alegria as apresentações do festival. Além de filmes e vídeos, o festival levou artes circenses para agraciar o público.

Na quadra da escola municipal Maria Jacira Feitosa de Carvalho, em Nova Califórnia, havia pessoas de todas as idades, mas principalmente crianças e adolescentes. Bebês, como Breno, 1 ano, Lavaene, 2 meses, a Antonio Saturnino Silva, 64 anos, antigo soldado da borracha, ou Odacir Barros, 62, migrante sulista, e muitos jovens, como Eliane, 13, e João Marcos, 15. Para a vice-diretora da escola, Ana Cristina Azevedo da Silva, 34 anos, "os alunos amam mesmo o festival, e pensavam: será que vão vir esse ano?". Segundo Ana Cristina, "quando estão em aula, os alunos fazem trabalhos sobre os filmes que viram, e o festival mobiliza a comunidade."

A sessão ocorreu no dia 22 de dezembro, 23 anos depois do assassinato de Chico Mendes. Fernanda Kopanakis, organizadora do festival, afirmou: "Chico Mendes deixa uma mensagem: a gente só vai viver se mantiver a floresta e as árvores em pé, precisamos sobreviver com a floresta, com menos violência no campo e menos devastação."

Nova Califórnia é a sede do projeto RECA (Reflorestamento Econômico Consorciado e Adensado), que auxilia os extrativistas a coletar frutos da floresta e industrializá-los. Vários integrantes estavam presentes, e se emocionaram com a projeção do filme Soldados da Borracha. Alguns extrativistas alegam que, com a violência no campo em razão do conflito fundiário muitos não estão podendo coletar castanhas durante a época da chuva. E outros, como Antonio Saturnino Silva, comentou emocionado: "era assim mesmo a nossa vida no seringal, era muito triste", diz.


 


 
 

Mercado Cultural fica sem a Fina Flor do Samba! - Gente de OpiniãoMercado Cultural fica sem a Fina Flor do Samba!

*********

Calma! Acontece que na próxima sexta feira Ernesto Melo vai oferecer aos integrantes do Grupo que toca toda sexta feira no Mercado Cultural um jantar de confraternização e por isso, o samba só volta a “rolar” no Mercado no dia de Reis, ou seja, 6 de Janeiro!

***********

Em vista disso, o, Poeta da Cidade divulga a seguinte nota:

 

********

Caros amigos,

*************

1. Mais um ano que chega ao fim e estamos juntos, graças a Deus e à generosidade de vocês que fizeram desse Projeto um sucesso. Pagaram para tocar e alegrar nosso público sedento de diversão e arte. Como amigo, digo obrigado pelo apoio. Como público, digo que graças a vocês hoje temos o referencial de um bom samba, de competência e de comprometimento com o resgate e preservação de nossa história;

***********

2. A todos, um excelente 2012, vocês o fazem por merecer. Certamente 2012, já como pessoa jurídica teremos um melhor retorno financeiro. Estamos com 02 (dois) Projetos aguardando definição (BASA e VISA); mais 02 (dois) a serem deflagrados em Janeiro (SECEL e IARIPUNA), e mais alguns, menores, calcados na Lei do Mecenato (IRPJ) junto ao empresariado local;

***********

3. Por fim, na próxima sexta feira não nos apresentaremos no Mercado Cultural como de costume, pois, estaremos em nossa festa de confraternização,

***********

4. Aqueles que, inadvertidamente magoei, peço sinceramente minhas desculpas, até por que, que esse encontro seja de confraternização mesmo, desarmamento de espíritos e para, juntos, nos prepararmos para o que vem aí, em 2012.

***********

Um fraterno abraço do amigo que, às vezes, magoa, mas que ama vocês prá caramba. Ernesto Bento de Meço!

***********

Como nem tudo são flores:

 Mercado Cultural fica sem a Fina Flor do Samba! - Gente de Opinião

*************

É com profundo pesar que registramos o falecimento do o ex-prefeito de Guajará-Mirim (seria eleito em 2012 também), e ex-deputado estadual, Isaac Bennesby, ocorrido na tarde deste domingo, 25, no município de Guajará-Mirim.

*********

Atualmente Isaac Bennesby era o responsável pelo Departamento de Obras do Governo Estadual em Guajará Mirim.

*********

À família de Isaac e a população de Guajará Mirim as condolências deste colunista e da família Diário da Amazônia.

**********

Bom! Quinta feira passada, tivemos a oportunidade de passar momentos muito agradáveis.

**********

Foi com o show da Cia Los Dinos durante a Seresta especial que aconteceu no Mercado Cultural sob a coordenação do Heitor Almeida.

*********

A Cia Los Dinos no proporcionou um repertório dos melhores durante mais de duas horas de apresentação.

*********

Julio Yriarte, Pedro Wanderlei, Carlos Guery, Beniamine, Erivaldo e Heitor integram a Banda que onde quer que se apresente é sucesso.

*********

O interessante da Cia Los Dinos é que todos tocam por amor, pois são profissionais liberais.

*********

De parabéns a equipe da Fundação Iaripuna que coordena a Seresta Cultural.

*********

Por falar nisso, estamos tentando convencer nosso amigo Altair Lopes – Tatá a realizar através da Fundação Iaripuna o Reveillon do Mercado Cultural.

**********

Ele ficou de conversar com o pessoal da Secretaria de Finanças da Prefeitura no sentido de conseguir a liberação de recursos para a realização do que nós passamos a chamar de “Virada Cultural no Mercado”.

***********

Se o Tatá conseguir a verba, vamos trabalhar no sentido de reunir os melhores músicos que participaram da Fina Flor do Samba, da Roda de Samba do Beto Cezar e da Seresta Cultural durante este ano para tocarem na “Virada Cultural no Mercado” na passagem de ano.

***********

Tenho plena certeza que o evento vai ser coberto de sucesso.

**********

E tem mais, de acordo com os búzios que joguei na Virada do Ano não vai chover!

**********

Estamos contando com você Tatá!



PIADA

Se possível mantenham-se sério


Em tempo de recesso de natal e final de ano, as notícias culturais fincam escassas, até porque a maioria dos artistas que produzem espetáculos culturais sai em férias. Sendo assim, resolvemos publicar a partir de hoje, um série de piadas que nos são enviadas pela amiga Rose que reside em Mato Grosso. Divirtam-se


De onde vêm os bebês ruivos?

Depois do bebê nascer, o pai, aflito, foi falar com o obstetra.
"- Doutor estou muito preocupado porque a minha filha nasceu com cabelos ruivos. Não pode ser minha!"
"- Que disparate!", disse o médico. "- Mesmo que você e a sua mulher, ambos, tiverem cabelo preto, podem ter cabelos ruivos nos genes da vossa família."
"- Não é possível!" insistiu o pai. "- Ambas as nossas famílias têm tido cabelos pretos há muitas gerações."
"- Bem," disse o médico "tenho que lhe perguntar: "- Com que frequência você e a sua mulher praticam sexo?"
O homem, envergonhado, respondeu:
"- Este ano tenho andado muito cansado de tanto trabalhar. Só fizemos amor uma ou duas vezes nos últimos meses."
"- Então aí está!", disse o médico confiante.
"É ferrugem!" rsrsrsrs ....


A Mulher que vendia prazer


Joãozinho está dentro do carro do seu pai, quando avista duas prostitutas na calçada...
- Pai, quem são aquelas senhoras?
O pai meio embaraçado, responde:
- Não interessa filho... Olhe antes para esta loja... Já viu os lindos brinquedos que tem?
- Sim, sim, já vi. Mas... quem são as senhoras e o que é que estão fazendo ali paradas?
- São.... são. São senhoras que vendem na rua.
- Ah, sim?! Mas vendem o quê?? - Pergunta admirado o garoto.
- Vendem... vendem... Sei lá... vendem um pouco de prazer.
O garoto começa a refletir sobre o que o pai lhe disse, e quando chega em casa, abre a sua carteira com a intenção de ir comprar um pouco de prazer. Estava com sorte! Podia comprar 50 reais de prazer!No dia seguinte vai ver uma prostituta e pergunta-lhe:
- Desculpe minha senhora, mas pode-me vender 50 reais de prazer, por favor?
A mulher fica admirada, e por momentos não sabe o que dizer, mas como a vida está difícil, ela aceita. Porém, como não poderia agir de forma 'normal' com o garotinho, leva o garoto para casa dela e prepara-lhe seis pequenas tortas de morango.
Já era tarde quando o garoto chega em casa. O seu pai, preocupado pela demora do filho, pergunta-lhe onde ele tinha estado. O garoto olha para o pai e diz:
- Fui ver uma das senhoras que nós vimos ontem, para lhe comprar um pouco de prazer!
O pai fica amarelo:
- E... E então... Como é que se passou?
- Bom, as quatro primeiras não tive dificuldade em comer, a quinta levei quase uma hora e a sexta foi com muito sacrifício. Tive quase que empurrar para dentro com o dedo, mas comi mesmo assim. Ao final estava todo lambuzado, melequei todo o chão, e a senhora me convidou para voltar amanhã, posso ir?
O pai desmaiou...

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)