Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Michel Temer vai acabar com o Ministério da Cultura


 Michel Temer vai acabar com o Ministério da Cultura - Gente de Opinião

Mais uma vez o segmento cultural será punido pelo governo brasileiro. Segundo noticiário nacional e internacional, caso Michel Temer venha a assumir a presidência da Republica Brasileira, entre os ministérios que serão desativados ou agregados a outra pasta, está o Ministério da Cultura que passará a ser Departamento do Ministério da Educação.


*********
É o tal negócio, para eles (os políticos), Cultura não vale nada o que vale é a roubalheira que os beneficia em todos os ângulos possíveis. Na hora de cortar gastos o primeiro segmento a ser citado é o cultural.


********
Aqui em Rondônia., mesmo antes dessa noticia de que ao assumir a Presidência do Brasil Michel Temer vai acabar com o Ministério da Cultura, o governo estadual desde o inicio do seu segundo mandato, decretou a falência da Cultura ao extinguir a Secel e transforma-la em Superintendência vinculada a Secretaria de Cultura.


********
O governo do estado se vangloria de Rondônia ter sido um dos primeiros estados a implantar o Sistema de Cultura o que realment é verdade. Um dos primeiros a criar o Fundo de Cultura o que é verdade, ser dos primeiros a criar o Conselho Estadual de Cultura o que também é verdade. Assim como é verdade que ele (o governo), jamais autorizou a Fazenda depositar o percentual aprovado pelos deputados estaduais, na Conta do Fundo de Cultura e com isso, o segmento cultural não consegue produzir “uma arruela”, pois não tem recurso.


********
Aí vem o provável novo governo brasileiro, que é do mesmo partido do governo local, e diz que vai acabar com o Ministério da Cultura. Será que essa decisão é retaliação em cima dos atos dos artistas, em sua maioria “globais' contra o impeachment da presidenta Dilma?


*******
Tenho certeza que a cultura no governa atual, é uma das medidas ou ações que está dando certo. To me referindo ao MinC. Os programas culturais do governo federal, como Pontos de Cultura, Cultura Viva, Vale Cultura, Programas de Editais de Fomento e Premiações nas áres de artes visuais, dança e teatro são a verdadeira integração nacional.


*******
Desde de segunda feira passada, está acontecendo em Brasília, o Fórum das Setorias da Cultura, onde está se discutindo o que foi colocado na pauta, nos diversos encontros que aconteceram ano passado. Eu mesmo estive como representa estadual das Culturas Populares de Rondônia em Serra Talhada (PE).


*******
Uma das nossas sugestões foi acatada e deverá entrar na pauta de votação no dia de hoje 11. Nossa sugestão é que seja criado o “Premio de Integração Cultural” ou seja: Grupos Culturais da Região Norte se apresentem no Sul, Sudeste e Nordeste e Grupos dessas regiões venham se apresentar em cidades da nossa região.


********
Argumentei durante o Encontro das Culturas Populares em Serra Talhada, o seguinte: De que adianta o MinC patrocinar a apresentação do meu Boi Bumbá em cidades da Região Norte se esse tipo de brincadeira é praticada em todas as localidades da região e que o interessante, seria o Boi Bumbá de Porto Velho (RO) dançando numa Cidade do Rio Grande do Sul enquanto o Gruopo Gaucho fosse se apresentar em Porto Velho. Aí sim será a verdadeira integração cultural, uma espécie de Palco Giratório do Sec.


*******
Para minha surpresa recebo a programação ou a pauta dos Projetos que estão em dicussão no Fórum que está acontecendo em Brasília, a minha sugestão. Tomara que seja aprovada pelo Colegiado.


*******

Esperamos que o novo órgão que vai gerir a cultura brasileira, não mexa no que ficou acertado em várias discussões que envolveram mais de 70 mil pessoas que lutam pela cultura brasileira.
 


Colegiados setoriais do CNPC tomam posse

Gente de Opinião
 
Os integrantes dos 18 Colegiados Setoriais que compõem o Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) tomaram posse na noite desta segunda-feira (9) em Brasília (DF). Após um processo eleitoral que mobilizou mais de 70 mil pessoas, 270 representantes – 15 em cada um dos colegiados – foram escolhidos para serem os titulares da sociedade civil na principal instância de participação do Ministério da Cultura (MinC). Outras 255 pessoas foram nomeadas como suplentes.
 
O ministro da Cultura, Juca Ferreira, elogiou a representatividade alcançada pelo conselho, tanto pela ampla participação registrada no processo eleitoral, quanto pela diversidade dos representantes eleitos. "Fico alegre de ver indígenas, povo de santo, o pessoal da música, da dança, do teatro e de todas essas manifestações que temos no Brasil. Isso é de uma força imensa e vocês têm a responsabilidade de representar todas as dimensões da cultura brasileira, da popular à mais erudita, da região amazônica ao Rio Grande do Sul", afirmou.
 
Juca Ferreira reiterou que não acredita em políticas públicas construídas apenas em gabinetes e que foi esse o espírito que balizou toda a ampliação das políticas culturais iniciadas com o ex-ministro da Cultura Gilberto Gil, em 2003. "O ministério se relacionava com alguns artistas já consagrados e nós tivemos a lucidez de compreender que a construção teria que ser feita com os produtores culturais como um todo, discutindo à luz do dia", destacou.
 
Integrante eleita do Colegiado Setorial de Culturas dos Povos Indígenas, Denizia Kawany Fulkaxó foi escolhida para falar em nome de todos os 18 colegiados. Ela abriu sua fala entoando uma canção de sua etnia Kariri Xocó, cujo nome, traduzido ao português, é "Caminho de todos". Usando como gancho o Dia das Mães, ela comparou o processo do CNPC com o nascimento de uma criança. "Ser mãe é parir um filho, ser mãe é sentir as suas entranhas expulsando seu filho. E hoje todos os colegiados se encontram desta maneira", disse.
 
Questionada sobre quais deveriam ser as prioridades de seu colegiado no próximo período, Denizia reafirmou: "As pessoas costumam dizer que o Estado tem uma dívida com os povos indígenas. Eles pedem até desculpa, mas não é desculpa que eles devem. Na verdade, eles devem toda a originalidade relacionada às terras, à educação, à saúde, a todo esse contexto da cultura do nosso povo", cobrou.
 
Cada um dos 18 colegiado do CNPC é composto por 20 titulares – sendo cinco do poder público e 15 representantes da sociedade civil – e 20 suplentes, ambos eleitos para dois anos de mandato. Os Colegiados Setoriais já empossados são das seguintes áreas: Arquivos, Arquitetura e Urbanismo, Artesanato, Arte Digital, Artes Visuais, Cultura Afro-brasileira, Cultura Indígena, Cultura Popular, Circo, Dança, Design, Literatura, Moda, Música, Museu, Patrimônio Imaterial, Patrimônio Material e Teatro. A representação do Audiovisual ainda está em fase de avaliação pelo MinC.

Nesta quarta-feira (11) o pleno do CNPC realiza a primeira reunião deste ano. O Pleno conta com 58 integrantes, dos quais 20 são da sociedade civil e os demais, representantes dos poderes públicos federal, estadual e municipal. Eles têm mandatos de dois anos (2015 a 2017) e a missão de atuar como consultores e participantes das discussões, construções e revisões de políticas para a cultura.

(Fonte Vinicius Mansur Assessoria de Comunicação Ministério da Cultura).

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)