Domingo, 22 de março de 2020 - 06h00
Lenha na Fogueira
Regina Duarte anuncia medidas para socorrer Cultura.
***********
Comandante da Secretaria de Cultura do governo de Jair Bolsonaro, Regina Duarte prometeu tomar medidas para socorrer a área em meio à pandemia de coronavírus, que afeta também a economia global.
*********
Em um vídeo publicado no Instagram, ela afirmou que recebeu centenas de mensagens de secretarias de cultura, produtores, atores e demais profissionais, preocupados com o impacto que a doença já vem causando.
*********
"Sensibilizada, venho me reunindo com minha equipe e construímos uma instrução normativa que se sustenta em três eixos: permite que o proponente possa movimentar recursos abaixo do limite previsto de 20% da captação prevista; permite que o projeto cultural possa ser alterado na fase de execução a qualquer tempo e ainda um formato de avaliação mais flexível na prestação de contas do proponente", anunciou ela....
************
O negócio não está fácil para os produtores culturais. O Coronavírus tá botando pra acabar todo mundo. O Segmento cultural é um dos mais prejudicados, pois, os artistas vivem basicamente de cachês por suas apresentações e como está tudo parado, eles também não estão faturando nada.
**********
O Ministério do Turismo apresentou uma Medida Provisória para apreciação do presidente Bolsonaro e o Ministro da Economia solicitando facilidades em linhas créditos aos produtores culturais e para o trade turístico.
*********
Vamos ficar torcendo para o governo concordar. Se acontecer vai aliviar em parte, os problemas dos produtores culturais.
**********
Acontece que os artistas em sua maioria, atuam individualmente, não são vinculados a nenhuma empresa e nem são registrados como MEI.
**********
O que dificulta a liberação de empréstimos pelos órgãos financeiros do Brasil.
**********
Uma das categorias mais prejudicadas com o cancelamento de shows em virtude do coronavírus, é a dos MÚSICOS que tocam na noite.
**********
Não vai ser fácil, pois segundo o Ministro da Saúde o Brasil só vai começar a se livrar da Pandemia, no mês de setembro.
**********
Por isso, acredito que no caso de Porto Velho, o Circuito Junino pode ser cancelado, já que dificilmente será realizado após o mês de setembro;
*********
O circuito junino, é um evento coordenado pela prefeitura de Porto Velho através Funcultura e da Semdestur, que está programado para começar, no final do mês de maio com a realização do Arraial Flor de Cacto.
**********
Inclusive, todos os grupos de quadrilha junina já suspenderam seus ensaios o que quer dizer, que caso a prefeitura resolva realizar o evento, vai ficar difícil, pois as coreografias dos grupos não estarão ensaiadas.
**********
Tudo depende de todos nós. Temos de ficar em casa, para evitar a proliferação do Covid-19.
**********
A recomendação, é lavar as mãos com água e sabão e usar álcool em gel.
**********
Só saia de casa em caso muito especial e se você for idoso, peça para alguém da família fazer as compras por você.
**********
O coronavírus não gosta de conversa fiada não!
Ministro do Turismo apresenta ações da pasta para o setor de shows e eventos
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, se reuniu nesta sexta-feira (20), com representantes dos promotores de eventos e shows, liderado pelo apresentador e locutor de rodeios, Cuiabano Lima. Entre os assuntos tratados no encontro estavam a liberação de créditos, remarcação e cancelamentos de ingressos e situação de contratos trabalhistas. O segmento também sofreu grandes impactos referentes à pandemia de coronavírus.
Em conversa com os produtores, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, apresentou todas as ações que vêm sendo trabalhadas pela Pasta e que impactará em toda a cadeia turística. “Tenham a certeza que estamos aqui trabalhando juntos para minimizar esses impactos, incluindo o setor de vocês. Já conseguimos créditos com os bancos públicos, nota de orientação com o Ministério da Justiça e entregamos ao ministro Paulo Guedes, na presença do presidente, uma Medida Provisória que contempla a questão das remarcações de ingresso”, concluiu.
Nesta quinta-feira (19), Álvaro Antônio entregou proposta de Medida Provisória que estabelece um conjunto de ações para auxiliar o setor a reduzir suas perdas durante o período de pandemia.
Entre as medidas está a autorização da suspensão dos contratos de trabalho firmados pelos prestadores de serviços turísticos, cadastrados no Cadastur, e a não obrigatoriedade de reembolso de valores de artistas já contratados que forem impactados pelo cancelamento de eventos em geral - como shows, festivais, rodeios e espetáculos musicais e de artes cênicas, desde que remarcada sua participação em até 12 meses após o fim deste período.
Para o apresentador e locutor de rodeios Cuiabano Lima, as ações que o Ministério do Turismo vem realizando já dão um otimismo para o setor. “Essa entrega da MP é um feito de alto valor e importância para o segmento neste momento. Isso já garante um pouco nosso pleito”, celebrou. (Texto -Por Victor Maciel - Edição: Cecília Melo – Foto: Dênio Simões/MTur)
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando