Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Mistura Fina 2016 – O melhor dos últimos anos


Mistura Fina 2016 – O melhor dos últimos anos - Gente de Opinião

Mistura Fina 2016 – O melhor dos últimos anos

A gente se reúne pra sair la da esquina, no bloco Mistura Fina... Todos os anos, no dia 31 de dezembro, os foliões carnavalescos de Porto Velho se reúnem na esquina das ruas Joaquim Nabuco com Bolívia cantando o refrão acima e saem brincando carnaval, dando adeus ao ano que está terminando e boas vindas ao novo ano.

Mistura Fina 2016 – O melhor dos últimos anos - Gente de OpiniãoEste ano não foi diferente! A diretoria da escola de samba Asfaltão que ha alguns anos. coordena o desfile do bloco, que foi criado pelos trabalhadores da Usina Hidrelétrica de Samuel, começou a montagem da sonorização muito antes do meio dia e antes das 15 horas o grupo de sambistas comandado pelo Maestro Nilson do Cavaco começou a tocar, fazendo o famoso esquenta dos foliões para o desfile; Bainha, Torrado, Oscar. Zé Baixinho, Misteira, Thobá, Silvio Santos e outros carnavalescos assumiram o repertório baseado em sambas enredos e marchinhas tradicionais.

Maria da Chave

A multi-artista Maria Luíza Silva - Lu Silva, com sua personagem “Maria da Chave” chegou e “oficializou a abertura” da brincadeira. “Sou a guardiã da chave da folia dessa cidade, que na ausência de Sua Majestade Rei Momo Primeiro e Único tenho autoridade para declarar aberta a folia do bloco Mistura Fina”, discursou Maria da Chave. Na realidade, segundo Lu Silva, a Maria da Chave representa as prostituas de todos os bordéis da cidade e sua chave é para fechar as portas de todos os preconceitos.

Com um leve atraso de apenas uma hora, As Pastoras do Asfaltão interpretaram famosas marchas-rancho, dando início ao desfile do bloco Mistura Fina 2016, que foi pelas ruas Joaquim Nabuco, Almirante Barroso, Mal. Deodoro, Carlos Gomes, Tenreiro Aranha, Sete de Setembro e Joaquim Nabuco até o bar do antônio Chulé.

A porta-estandarte foi a Francilene Barreto e o personagem destaque Zekatraca fantasiado de “Hermínia” do filme “Minha mãe é uma peça 2”, Bateria Pura Raça comandada pelos mestres Negão e Danilo. “Foi o melhor Mistura Fina dos últimos anos”, disse o cantor compositor Beto Cezar.


Lenha na Fogueira

Alguns colegas envolvidos com o movimento cultural em Rondônia, têm me cobrado a divulgação da retrospectiva, sobre os acontecimentos culturais em 2016, que tiveram a chancela da Sejucel.

*******

A resposta que dou, é que eles procurem a assessoria de comunicação da Superintendencia e cobrem essa retrospectiva, pois só eles podem informar sobre o que foi feito pela Gerência de Cultura da entidade durante o ano de 2016.

*******

Diante das cobranças, resolvemos fazer um levantamento, junto ao Portal do Governo de Rondônia na página de Sejucel. Devo dizer que me decepcionei com a produção cultural da equipe que tem a frente meu amigo Fabiano Barros.

*******

Não é preciso eu ficar enumerando aqui o que a Gerência de Cultura da Sejucel realizou durante o ano de 2016, pois é só você acessar a página da Sejucel no Portal do Governo e conferir que foram muito poucas as ações colocadas em prática.

*******

Estou insistindo em colocar Gerência de Cultura porque a Sejucel também é a responsável pelo Esporte, pelo Lazer e Pela Juventude e cada um desses segmentos tem seu Gerente ou Coordenador.

*******

Na página da Sejucel no referido Portal, a Gerência que mais se destaca, é a de Esportes. Quer dizer, no segmento Esporte a Sejucel deu um banho de realização em 2016. Sabem por que? Porque a equipe é formada por técnicos especializados no assunto e mais, a maioria é funcionário estatutário seja estadual ou federal, poucos são CDS.

********

A proporção de notícias sobre os eventos esportivos realizados ou coordenados pela Gerência de Esportes da Sejucel ocupa mais de noventa por cento da página da superintendência no Portal do Governo. É tipo assim, 90% de notícias sobre Esporte e o restante dividido entre as demais Gerências.

*******

Independente da Página no Portal do Governo. Podemos dizer que a Sejucel em 2016, abriu a Porta para o Fomento Cultural através do sistema de Editais. Os dois primeiros já em andamento são “Zezinho Maranhão de Música” e o “Lídio Shon” de Audiovisual é ponto positivo para equipe do Fabiano.

*******

Porém, o Sistema Estadual de Cultura passou o ano praticamente parado e em consequência as Setoriais e o Conselho de Cultura também. A Coordenação do Sistema Estadual de Cultura não conseguiu apoio para realizar sequer, a reunião que renovaria os membros do Conselho.

*******

O Fundo Estadual de Cultura também não conseguiu a compreensão do setor de Finança do Governo Estadual e em consequência sua CONTA está ZERADA desde quando foi aberta.

*******

Sem funcionar o Conselho e nem o Funcultura fica difícil gerenciar a Cultura no estado de Rondônia.

*******

O interessante é que o Conselho de Desporto e o Fundesporte funcionam a todo vapor, inclusive com dinheiro na conta. Patrocinam até viagem de atletas que vão representar o estado em competições nacionais.

*******

Enquanto a Cultural não tem recurso nem para realizar uma teleconferência. É muito descaso.

*******

Alguém pode até me questionar, dizendo que no Palácio das Artes muitos eventos aconteceram. Sim aconteceram, porém, noventa e nove por cento deles foram realizados por empresas ou companhias privadas, que apenas alugaram o Teatro e pronto.

*******Mistura Fina 2016 – O melhor dos últimos anos - Gente de Opinião

Então, culturalmente falando, o que foi realizado em 2016 pela Gerência de Cultura da Sejucel? A estrutura do carnaval das escolas de samba, a estrutura do Flor do Maracujá, apoio a Festa do Divino no Vale do Guaporé, a estrutura do Duelo na Fronteira e o PAB! Se tem mais alguma coisa, não consta da página da Sejucel no Portal do Governo do Estado de Rondônia.

*******

Quero aqui deixar bem claro. A administração do Superintendente Rodnei Paes é das melhores o que não funciona na Sejucel é a Gerência de Cultura.


 




Prefeito discute segurança no trânsito e carnaval

Mistura Fina 2016 – O melhor dos últimos anos - Gente de Opinião

A renovação de convênios entre a Prefeitura de Porto Velho e a Polícia Militar, especialmente em relação ao trânsito, foi discutida na manhã desta quarta-feira durante encontro entre o prefeito Hildon Chaves, o vice-prefeito Edgar do Boi e o comandante-geral da Polícia Militar (PM), coronel PM Ênedy Araújo. Também participou da reunião o presidente da Fundação Municipal de Cultura (Funcultural), Antônio Ocampo, vez que a reunião tratou também da segurança durante o carnaval.

“A participação do policial militar do trânsito na orientação de nossos condutores e desobstrução de vias por qualquer motivo de circulação, precisa ser reformulada. Estou convencido de que teremos uma boa parceria com a Polícia Militar e só quem ganha é o nosso povo”, observou o prefeito.

Hildon Chaves também salientou que embora a segurança pública seja um dever do Estado, todos têm que dar sua parcela de participação e a prefeitura não pode se furtar a obrigação de contribuir para o aprimoramento na questão de segurança pública na capital de Rondônia. Para a área policial, segundo ele, as câmeras de monitoramento serão reativadas para contribuir com a segurança.

Sobre os convênios a serem assinados, o comandante-geral da PM, coronel PM Ênedy Araújo, explicou que será ampliado o efetivo apto a fiscalizar as infrações de trânsito, devido a quantidade de agentes municipais de trânsito para fiscalizar toda a cidade ser pouco.

O comandante-geral fez uma abordagem ainda a respeito dos programas da Polícia Comunitária, do Proerd (Programa de Resistência e Combate as Drogas), e demais projetos que estão sendo desenvolvidos pelo 1º e 5º Batalhões de PM na capital. Sobre o policiamento nas ruas e avenidas, o prefeito afirmou que a prefeitura vai melhorar as vias para que as viaturas possam chegar a todos os recantos da cidade.

Carnaval

Ao final da visita o secretário Antônio Ocampo repassou um relatório de adequações de ocorrências sobre o carnaval de rua em Porto Velho. Nos dados que constam a segurança pública e adequações condicionadas aos blocos carnavalescos são positivos. De acordo com o documento, nos últimos anos, com a participação da Polícia Militar, foram poucas a ocorrências. Cinco anos sem mortes nos ensaios nos bairros e desfiles oficiais. A redução de 32 para 16 blocos carnavalescos, números de ensaios nos bairros e comunidades locais, horários dos desfiles oficiais e ensaios, foram fatores que contribuíram para a diminuição de ocorrências policiais.
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)