Quarta-feira, 31 de dezembro de 2014 - 09h22
Os foliões de Porto Velho se reúnem a partir Das 12h00 deste dia 31 de dezembro, na esquina da rua Joaquim Nabuco com a rua Bolívia no bairro Santa Bárbara e participam da concentração do tradicional Bloco “Mistura Fina”.
O Bloco Mistura Fina vai desfilar pela 31ª vez pelas ruas do centro histórico de Porto Velho, dando adeus ao ano de 2014 e boas vindas ao ano de 2015. A tradição começou no ano de 1983 quando alguns técnicos que vieram do Rio de Janeiro trabalhar na construção da Usina Hidrelétrica de Samuel resolveram recordar da sua cidade natal, que tem como tradição no dia 31 de dezembro, contar com desfiles de blocos que são conhecidos como “Bloco das Piranhas”, cuja principal fantasia é “Homem’ vestido de “Mulher” e “Mulher” vestida de “Homem”. Na época, o bloco se concentrava numa vila de apartamentos localizada a rua Guanabara entre a Carlos Gomes e a D. Pedro II no bairro São Cristóvão.
Com o término das obras de Samuel os carnavalescos cariocas, passaram o comando do bloco para os foliões que freqüentavam o Bar do Casimiro na Almirante Barroso com a Joaquim Nabuco.
Já na década de 1990, a diretoria da escola de samba Asfaltão passou a coordenar os desfiles do Mistura Fina, que com a morte do Casimiro passou a se concentrar no Bar do Antônio Chulé local aonde permanece até hoje.
Com o passar do tempo os foliões deixaram de se fantasiar no estilo “Bloco das Piranhas’ e a fantasia oficial do Mistura Fina passou a ser o amido de milho “Maizena”. “Se você não gosta de ser melado com maizena nem compareça”, alerta a diretoria de comunicação Silvia Pinheiro.
Destaques do Mistura Fina
O bloco reúne a fina flor dos carnavalescos portovelhenses. A bateria é formada em sua maioria, pelos batuqueiros da “Pura Raça” comandada pelo Mestre Admilson Knightz, a porta Estandarte é a Fracis, os cantores Bainha, Waldison Pinheiro, Mávilo Melo, Torrado, Makumbinha, Oscar Knightz, Zé Baixinho e a Priscila. As Pastoras do Asfaltão fazem a abertura do desfile interpretando as mais badaladas Marchas Rancho, Silvio Santos sempre é escalado para homenagear os fundadores do bloco, se fantasiando de mulher, geralmente um personagem feminino em destaque de uma novela em cartaz. “Este ano sairei de Xana”, confirma o carnavalesco. Destaque também para os músicos de instrumentos de sopro que sempre comparecem espontaneamente e ao Tatá autor de várias marchinhas que são cantadas durante o desfile.
Concentração e saída
A concentração está marcada para começar as 12h00 e a saída as 17h00, fazendo o seguinte percurso: Joaquim Nabuco, Almirante Barroso, Marechal Deodoro, Carlos Gomes, Tenreiro Aranha, Sete de Setembro, Nações Unidas, Brasília e rua Bolívia.
Este ano o bloco conta com o apoio da Funcultural de Porto Velho.
Lenha na Fogueira
Graças a Deus vencemos mais uma etapa da vida. É mais um ano que conseguimos chegar ao fim, com saúde e feliz!
*********
2014 foi realmente um ano atípico para nós rondonienses e em especial, de Porto Velho, Guajará Mirim, Nova Mamoré, Jacy. Abunã, São Carlos, Nazaré, Prosperidade e tantos outras localidades ribeirinhas do estado de Rondônia como Costa Marques e cidades de Ji Paraná.
********
Até hoje Rondônia não conseguiu se recuperar das conseqüências da enchente dos rios Madeira, Mamoré, Guaporé. Machado, Jamary e Candeias.
*********
O Governo Federal não cumpriu com o que prometeu ao governo estadual e este com os prefeitos cujas cidades foram afetadas pela enchente.
********
Hoje os meios de comunicação costumam publicar as famosas “Retrospectivas”. E no segmento cultural o que temos para recordar nesse final de ano?
********
Sei que muitos colegas irão dizer que não temos nada a lembrar positivamente, quando se trata de eventos culturais que aconteceram no ano de 2014;
*********
Porém, tenho que discordar. Temos alguns fatos que temos que elogiar. Vamos ver!
*********
O Festival de Teatro Amazônia Encena na Rua que este ano foi cem por cento coordenado pelo Sesc. O Sesc também levou para outros municípios além de Porto Velho o Festival Palco Giratório.
********
O Levy junto com a Golda realizaram o Festival de Cinema Curta Amazônia que contou com grande aceitação do público.
********
Enquanto o FestcineAmazônia foi o maior sucesso com a presença do Kaka Carvalho e do Osmar Prado.
*******
O Ministério Público com a interferência do Procurador de Justiça Heverton Aguiar proporcionou à Federação dos Grupos Folclóricos de Rondônia a realização do Arraial Flor do Maracujá que foi considerado o melhor dos últimos dez anos.
********
A Funcultural de Porto Velho promoveu o São João no Centenário repassando aos grupos folclóricos, recursos para os mesmo se apresentarem no Arrastão de São João. Arraial Flor de Cacto, ArraiáLeste, Arraial do Nacional e Arraial de São Tiago e Arraial Comunidade no Sertão.
********
Os shows musicais que acontecem de segunda a sábado no Mercado Cultural, contaram com o apoio financeiro da prefeitura de Porto Velho. Tudo por conta do Centenário do município.
********
Os blocos carnavalescos de trio elétrico desfilaram no mês de julho participando do 1° carnaval fora de época promovido pela prefeitura de Porto Velho, em virtude da cheia do Rio Madeira que impossibilitou os desfiles no mês de fevereiro.
*******
Nunca se viu na cidade, tanto show de rock como neste ano de 2014 e o que foi melhor, com bandas locais tocando musicais autorais.
********
Pela primeira vez aconteceu o Madeira Festival cujo objetivo é a valorização musical, culinária e artesanato local.
********
Para fechar com chave de ouro os acontecimentos culturais positivos no ano de 2014,
********
Foi inaugurado pelo governo do estado o Teatro Palácio das Artes Rondônia que conta com o anexo Teatro Guaporé. Em conseqüência de sua inauguração vários espetáculos de dança, teatro e musica aconteceram no mês de dezembro, Tudo Grátis!
********
A cereja do bolo cultural foi a inauguração do prédio que ficou conhecido como “Da Câmara Municipal” que passou a ser o Museu Vereador Anísio Gorayeb. Mérito aos vereadores de Porto Velho em especial ao presidente Alan Queiroz, em especial a Associação Cultural Rio Madeira – ACRM.
********
As vezes somos muito radical e em conseqüência, deixamos de ver as coisas boas que acontecem ao nosso redor.
********
2014 não foi lá essas “Brastemp”, mas, deu pro gasto!
********
SALVE 2015!
.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando