Sexta-feira, 23 de dezembro de 2016 - 05h03
Mistura Fina ensaia para o desfile do dia 31
A coordenação do Bloco Mistura Fina convoca os integrantes da ala de compositores e foliões de modo geral, para o segundo encontro (ensaio) que vai acontecer nesta sexta feira 23, as 18 horas, no Bar do Calixto a rua Jaci Paraná esquina com a Brasília no bairro Nossa Senhora das Graças.
É o segundo encontro do Bloco que todos os anos desfila pelas ruas do centro de Porto Velho no dia 31 de dezembro, levando a mensagem de PAZ. “O objetivo é agradecer pelo ano que está acabando e dar boas vindas ao novo ano” comenta a Pastora do Asfaltão Sílvia Pinheiro. O encontro de hoje, acontece dentro do Projeto “Samba dos Amigos” que tem o Nilson do Cavaco como coordenador. “Vamos atualizar o repertório que será apresentado durante o desfile”, disse Oscar Knight.
A principal característica do Mistura Fina, é que os foliões devem se apresentar melados de Maizena. “Aquele que chegar de cara limpa, a coordenação providencia a caracterização de forma que o folião desfile melado de Maisena”, informa Altair Lopes – Tatá.
Os compositores que tiverem marchinhas, sambas ou frevo composto para o carnaval do Mistura, devem comparecer no Calixto hoje a noite, para passar a harmonia aos músicos. “Apesar de ser um bloco de sujo, precisamos ter organização pelo menos nas notas musicais”, disse Waldison Pinheiro.
Sílvio Santos, Bainha, Misteira, Oscar, Torrado, As Pastoras, Tatá, Mávilo Melo e muitos outros compositores apresentarão suas novas músicas no ensaio de hoje no Bar do Calixto enquanto a Banda Mistura Fina ensaia as marchinhas e frevos tradicionais.
Lenha na Fogueira
Ontem sem que ninguém lembrasse (inclusive eu), o estado de Rondônia completou 35 anos de criação. 35 anos e nada! Nenhuma nota a respeito da data foi publicada e se foi, peço desculpa por não ter percebido.
********
Rondônia tem dessas coisas. Alguns lideres que poderiam ser considerados filhos de Rondônia nunca foram assim reconhecidos. Veja o caso do Francisco Chiquilito Erse que apenas nasceu em Manaus, mas, foi criado em Porto Velho desde quando estava nos “cueiros”. Mesmo assim, nas campanhas eleitorais das quais ele participou, seus marqueteiros se utilizavam disso para divulgar o candidato. “Chiquilito pode ser considerado rondoniense porque apenas nasceu em Manaus mas, foi criado em Porto Velho”, divulgavam os produtores da campanha politica dele.
*******
Quer dizer, nasceu lá e foi batizado aqui. O deputado Léo Moraes é a mesma coisa, nasceu no Paraná e foi batizado em Porto Velho, mas, na campanha, seus marqueteiros não souberam explorar essa faceta da cidade dele.
********
Isso se aplica ao Estado de Rondônia que nasceu em Brasília no dia 22 de dezembro de 1981 porém, só foi batizado, no dia 4 de janeiro de 1982 em Porto Velho.
*******
Resultado, a data do “batismo”, ou seja, de sua instalação é a que é festejada por sua população. O senador Ivo Cassol enquanto governador, tentou mudar o feriado de 4 de janeiro para o 22 de dezembro, porém, como se diz na gíria, sofreu mais que “suvaco” de aleijado e terminou por desistir da idéia.
********
O dia 22 de dezembro de 1981, foi um dia normal para todos que moravam em Porto Velho e no Território de Rondônia como um todo. Até os foguetes foram poucos.
********
E olha que a população de Porto Velho era expert em soltar foguete comemorando a mudança de governo à época de Aluízio Ferreira.
********
A turma ficava de ouvido colado nos aparelhos de rádio, na tentativa de ouvir através da “Voz do Brasil”, que o presidente da república usando de suas prerrogativas exonera o senhor fulano de tal do gargo de governador do Território Federal de Rondônia (Guaporé). Isso era constante.
********
A história registra o seguinte: No dia 16 de dezembro de 1981, o Projeto de Lei Complementar n° 221-A/81, foi aprovado na Câmara Federal dando origem a Lei Complementar n° 41, de 22 de dezembro de 1981, que cria o Estado de Rondônia.
*********
A caneta (de ouro) com a qual o presidente João Batista de Figueredo assinou o ato de criação do estado, foi doado ao Museu Estadual! Onde anda essa caneta? Tá no museu Ednair?
********
Aliás, Jorge Teixeira de Oliveira – Teixeirão foi nomeado governador do estado de Rondônia no dia 29 de janeiro de 1981 em Brasília pelo presidente Figueredo.
********
Isso tudo para lembrar que o Estado de Rondônia nasceu em Brasília no dia 22 de dezembro de 1981 e foi batizado em Porto Velho no dia 4 de janeiro de 1982.
********
E assim, como 22 de dezembro é muito próximo do Natal, resolveram que a festa pela criação (instalação), do estado de Rondônia só fosse realizada no 4 de janeiro.
*******
Isso quer dizer, que esse negócio de festejar datas comemorativas em Rondônia é tudo FORA DE ÉPOCA. Carnaval, Festa Junina, Encenação da Peça O Homem de Nazaré vem de berço. Daqui a pouco vamos festejar o Natal no carnaval e por aí vai...
*******
Quando nem o governador sabe o nome correto do Palácio onde ele despachou até bem pouco tempo, não é de se estranhar que a data da criação do estado seja relegada a último plano.
*******
Para encerrar: Governador corrija no seu blog. O nome é Palácio Presidente Vargas e não Getúlio Vargas como o senhor postou!
*******
Parabéns Estado de Rondônia pelos 35 anos de criação!
Edital de seleção do Mestrado em Administração da UNIR
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação estrado em Administração (PPGMAD), vinculado ao Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas (NUCSA) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), divulga a abertura do Edital 001/2016/PPGMAD de seleção de novos alunos para o curso de Mestrado em Administração para ingresso no segundo semestre de 2017.
As inscrições para a primeira fase do processo seletivo devem ser feitas até o dia 10 de janeiro de 2017. Serão oferecidas até 16 vagas a serem preenchidas de acordo com as regras previstas no Edital, divididas pelas linhas de pesquisa, LP1 - Estratégia, Gestão e Tecnologia em Organizações e LP2 - Governança, Sustentabilidade e Amazônia.
Sobre o Mestrado
O Programa de Pós-Graduação em Administração da UNIR objetiva a formação de mestres qualificados para atuarem na pesquisa e docência com competências e habilidades para desenvolver e empreender metodologias e práticas de ensino e pesquisa no contexto de abrangência do estado da arte da ciência da administração e para gerir organizações.
O Mestrado em Administração possui como área de concentração Gestão e Sustentabilidade e busca estudar a realidade das organizações, tanto sob a perspectiva das estratégias, processos decisórios, tecnologia, inovação, liderança e aprendizagem, as quais representam uma abordagem intraorganizacional, bem como seu transbordamento para o ambiente organizacional, por um lado. Por outro, lida com aspectos mais amplos como políticas públicas, relações inter organizacionais, assim como visa compreender o comportamento de organizações coletivas, com especial atenção à sustentabilidade, considerando a Amazônia não apenas como locus de pesquisa, mas principalmente como um conceito institucionalizado na sociedade brasileira.
Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas no sítio eletrônico http://www.ppga.unir.br/.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando