Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Mocambo brinca Até Que a Noite Vire Dia


Mocambo brinca Até Que a Noite Vire Dia - Gente de Opinião

O centenário bairro do Mocambo, é o reduto de onde sairá na noite desta sábado 07, o bloco “Até Que a Noite Vire Dia”. De acordo com a programação oficial os foliões podem começar a se concentrar a partir das 21h00, na Praça São José, onde um grupo de sambistas estará tocando, fazendo o aquecimento para o desfile do Bloco que começa a Meia Noite.

Este ano o Até Que a Noite Vire Dia, homenageia a única vítima que morreu em virtude da cheia do rio Madeira que aconteceu no ano passado, o Faqui. “Faquir era um desses caras que, se você fosse ao Mocambo, enquanto tu estavas com o Márcio ou com o Mourão arrumando alguma coisa, ou mesmo preparando show, ele estava por perto resolvendo tudo para o teu bem estar. Seja te trazendo uma gelada, um tira-gosto ou coisa assim. O negócio dele era que você estivesse à vontade. Era flamenguista, ajudava todo mundo, era aposentado por acidente de trabalho e quando recebia não tinha miséria. Gostava de um joguinho. Era baralho, jogo do bicho, etc. Morava na Travessa Mamoré e era casado com a Dulce. Um dos pilares do Bloco” conta  o compositor Ernesto Melo autor da marchinha tema do bloco que será cantada durante o desfile de hoje. Vela a letra

Bloco Até Que a Noite Vire Dia – Saudades do Faqui

De - Ernesto Melo

Falar para o Faquir

Bem que eu falei,

Sem ti o carnaval não tem mais jeito.

Chora Mocambo, chora areal, 

Por que vai ser bem triste o carnaval  - (b i s)

A tua alegria era a nossa referência,

Ele era o cara da travessa mamoré,

Se tinha festa: presente,

Ou era no mutirão,

E no baralho era o nosso campeão.

Hoje é tudo saudade,

Minha vontade era ter você aqui,

No bloco da tua amizade,

O nosso carnaval hoje é faquir.

Com alegria, com alegria,

Eu sou Faquir Até Que a Noite Vire Dia. (b i s)


Lenha na fogueira

Agora é porá valer, o carnaval de rua de Porto Velho começa na noite de hoje, 07. Apesar de já termos apreciados desfiles de três blocos. Eletro Folia, Fest Folia e Areal Folia.

*********

A Folia começa mesmo pra valer com o desfile do Até Que a Noite Vire Dia. O bloco do bairro do Mocambo é o primeiro grande cordão a desfilar no carnaval de Porto Velho e leva pelas ruas do Areal mais de 20 mil foliões.

********

Este ano a turma que se reúne na praça São José homenageia uma figura que foi mais que popular entre os moradores do Mocambo Jailson dos Santos o popular Faqui!

********

Faqui foi a única vítima da enchente do Rio Madeira no ano passado que morreu. E morreu na parte alagada do bairro do Mocambo seu reduto e de seus amigos. Coisas do destino.

********

Duas marchinhas foram feitas para homenageá-lo durante o desfile do bloco, que começa a Meia Noite de hoje pra manhã.

********

Os compositores Bainha e Ernesto cada um escreveu uma música. Só ouvi a do Ernesto Melo e gostei, porém por conhecer a capacidade musical do Bainha com certeza sua marchinha também está boa.

*********

Outro bloco que desfila na noite de hoje, é o Vai e Volta, do filho do Palito. O Vai e Volta desta vez vai e vai muito longe para depois voltar para a sua sede.

********

Até o ano passado os foliões do Vai e Volta brincavam no trecho da rua Presidente Dutra entre o antigo prédio do Tribunal Regional Eleitoral até a Alexandre Guimarães que não chega a 500 metro. Ia lá e voltava.

*********

Este ano com o acerto entre Policia Militar, Liga dos Blocos, MP e Funcultural o bloco do Jean (Urubu), passa a fazer parte do circuito do Areal. Sendo assim, desfila pelas ruas Alexandre Guimarães, Rio de Janeiro, 13 de Setembro e volta pela Alexandre Guimarães para a Presidente Dutra.

*********

Hoje também era para acontecer o Baile Municipal! Isso se nossas autoridades tivessem compromisso com a nossa cultura. Como isso não existe, vamos ter um carnaval sem REI MOMO, e em conseqüência sem corte.

*********

Durante o fórum sobre o patrimônio historio cultural material e imaterial que aconteceu na Funcultural o Jailton que trabalha na formatação de Projetos Culturais, em sua fala, disse que hoje desenvolve muitos projetos para as entidades acreanas ou seja para o governo do estado do Acre e também para a prefeitura, isso  na área cultural.

********

Em aparte o Antônio Ocampo fez o seguinte questionamento: Você sabe me dizer aonde nasceu o governador do estado do Acre. Aonde nasceu o prefeito de Rio Branco?

********

Ele mesmo respondeu: Todos nasceram lá mesmo no Acre, então meus amigos, está explicado o porquê do patrimônio histórico cultural do Acre ser preservado.

*********

Em Rondônia nenhum governante é rondoniense, e em Porto Velho o prefeito é do Rio de Janeiro, o único prefeito nascido em Rondônia que governou Porto Velho foi o Carlinhos Camurça que era de Guajará Mirim. O Chiquilito Erse nasceu em Manaus, porém, como foi criado em Porto Velho, até hoje é considerado o melhor prefeito que a cidade já teve.

*********

O que o museólogo tentou explicar, é que, enquanto nós rondonienses não nos atentarmos para eleger pessoas nascidas e criadas em nosso estado ou que pelo menos ame de verdade nossa cultura, nada será levado a sério.

*********

Aqui tudo fica pelo meio do caminho. Pra completar teremos um carnaval sem eira nem beira, já que não teremos REI MOMO.

**********

Literalmente falando. Salve o sábado magro! Salve o carnaval de Porto Velho!


Vai e Volta brinca carnaval no circuito Areal

O bloco Vai e Volta realiza na noite deste sábado, 07, seu quinto desfile e desta vez, muda radicalmente sua maneira de se apresentar. Até o carnaval passado, o bloco desfilava na Presidente Dutra no trecho entre a Raimundo Cantuária e aMocambo brinca Até Que a Noite Vire Dia - Gente de Opinião Alexandre Guimarães, daí o nome “Vai e Volta”. “Este ano a concentração começa as 21h00 com o tradicional open bar com cerveja liberada aos que estiverem com o abadá até as 23h00 na rua Presidente Dutra ao lado do antigo prédio do Tribunal Regional Eleitoral”, disse o presidente Anderson. O desfile em sua nova fórmula começa as 23h30 pelo seguinte percurso: Alexandre Guimarães, Rogério Weber, Rio de Janeiro, Treze de Setembro e Alexandre Guimarães.

Histórico

O Bloco Vai e Volta é a união de amigos, familiares e moradores do Bairro Areal na mais tradicional festa de carnaval na nossa cidade Porto Velho. Organizado por um grupo de amigos desde o ano de 2011, tem por objetivo firmar grandes parcerias e se destacar com sua marca/empresa no cenário da cultura, entretenimento e lazer de nossa capital. Objetivamos realizar eventos com cada vez mais qualidade e segurança para nosso público, buscando parcerias, por meio de cotas de patrocínios e divulgando a marca/empresa de nossos parceiros com responsabilidade, por via de matérias publicitárias que serão distribuídas pela cidade de Porto Velho.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)