Terça-feira, 10 de novembro de 2015 - 05h02
A 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo definiu a programação para Porto Velho. Serão 40 produções distribuídas nos cinco dias de evento, que acontecerá de 17 a 21 de novembro, no Teatro Banzeiros, em Porto Velho, com entrada gratuita.
As obras, entre curtas, médias e longas-metragens, todas com temáticas variadas voltadas para a reflexão sobre os direitos essenciais da dignidade humana foram divididos em três mostras: Homenagem, Panorama e Temática.
A Mostra Homenagem faz uma retrospectiva representativa das 9ª edições anteriores e exibe filmes premiados em cada edição, a Mostra Temática terá como foco Criança e Adolescente, e a Mostra Panorama reunirá 24 filmes produzidos a partir de 2011 no Brasil, França, Estados Unidos e Singapura, selecionados por meio de chamada pública.
A 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo é uma edição comemorativa, que celebra esta iniciativa de fortalecimento e disseminação da cultura e da educação em Direitos Humanos. Ela foi lançada para celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948. O evento acontecerá nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal.
Realizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), com produção do ICEM - Instituto Cultura Em Movimento e produção local do CineOca, a Mostra dedica-se a apresentar filmes que discutem temas atuais de Direitos Humanos, como: direitos das pessoas com deficiência; população LGBT/enfrentamento da homofobia; memória e verdade; crianças, adolescentes e juventude; pessoas idosas; população negra; população em situação de rua; mulheres; Direitos Humanos e segurança pública; proteção aos defensores de Direitos Humanos; direito à participação política; combate à tortura; situação prisional; democracia e Direitos Humanos; saúde mental; cultura e educação em Direitos Humanos.
Parceiros locais apoiam a Mostra e dão suporte para que esta importante forma de difusão sociocultural colabore com a conscientização da população sobre os direitos fundamentais da dignidade humana: Prefeitura de Porto Velho, Secretaria Municipal de Educação, Fundação Cultural de Porto Velho, Governo do Estado de Rondônia, Secretaria de Ação social, Unir- Universidade Federal de Rondônia, Escola da Magistratura de Rondônia- Emeron, OAB e Eletrobrás.
Lenha na Fogueira
Foi muito bacana e positiva, a homenagem que a escola de samba Asfaltão fez a sua co-irmã Os Diplomatas do Samba na tarde de sábado dia 7.
*********
A festa fez parte de mais uma edição do Projeto Samba Autoral coordenado pela diretoria da preta e amarela, no Bar do Calixto. Aliás, o ambiente estava repleto de pessoas vestidas com as cores vermelha e branca da escola mais antiga de Rondônia e uma das mais antigas da Amazônia.
*********
Walfredo da Esquina interprete de samba enredo da vermelha e branco e seu segundo Edgley Queiroz fez uma viagem pelos
*******
Enquanto isso, a maioria dos dirigentes de escola de samba está eufórica com a “garantia”, dada pelo presidente da Funcultural Jorjão que no próximo ano as escolas de samba irão desfilar com o apoio da prefeitura.
*********
Tem escola de samba que já tirou a mercadoria que estava encaixotada desde quando a Jória Lima era presidente da Funcultural.
********
Porém, tem dirigente de escola que ainda está duvidando se vai ou não haver desfile de escola de samba no próximo ano. O artista plástico Claudio Vrena postou que por ser ano eleitoral, o prefeito vai sim apoiar as escolas de samba. Esperamos que seja verdade.
********
Enquanto a Funcultural anuncia que vai ajudar as escolas de samba na montagem de seus enredos para o carnaval de 2016.
********
Dona Vera do Bar Zizi no Mercado Cultural postou nas redes sociais o seguinte desabafo.
*********
“Mercado Cultural quando se deu início tudo era mágico, trabalhávamos com alegria das 7h30 as 02h00min madrugada, para oferecermos o melhor do Samba na nossa capital, lembro do meu pai alegre quando Ernesto Melo cantava "Hoje passando a toa no Bar do Zizi, tudo era festa... "Depois que o Sr meu pai partiu, tudo perdeu a graça, já não tem o mesmo brilho as luzes se apagaram, já não existe mais samba, nem seresta, nem rock, nem forró, só lembranças nas fotos demonstrando momentos únicos”.
*********
Pois é dona Vera, mas a turma que fazia seresta, samba, rock, forró e outros eventos no Mercado, só faltava se ajoelhar para conseguir uma ajudazinha dos lanches que usufruíam das noitadas.
********
No final o Bar do Zizi já nem abria de verdade para atender os frequentadores dos eventos que eram realizados no Mercado.
********
Por outro lado, ninguém até hoje, sabe qual órgão municipal é o responsável pela manutenção do Mercado Cultural, (por sinal uma ótima idéia do governo Roberto Sobrinho) se a SEMDSTUR ou a FUNCULTURAL.
********
Há algum tempo eles (desses órgãos) anunciaram que o Mercado iria fechar para a reforma do telhado, banheiro etc. Tanto que o Beto Cezar logo parou com sua Roda de Samba que acontecia aos sábados.
********
A Seresta coordenada pelo Heitor Almeida em virtude da tal reforma (que até hoje não aconteceu) também parou com a Seresta (voltou há pouco tempo).
********
A Fina Flor do Ernesto Melo até que ainda resistiu. Inclusive um de seus componentes, exigiu que eu Silvio Macedo dos Santos, me retratasse perante o público, pedindo desculpa a eles da Fina Flor, por estar utilizando o espaço que na realidade não foi o do Mercado Cultural e sim a praça Getulio Vargas. O show “Silvio Santos 55 Anos de Música Autoral”.
*******
Aos gritos o cidadão que tem “Cabeça” como alcunha, disse com a voz amplificada nas caixas de som que – “ESSE ESPAÇO É NOSSO E NINGUÉM VAI FAZER SHOW AQUI NÃO...” E babava que nem Boi ruminando, dizendo que iriam tocar até meia noite...
********
Se o espaço é de vocês, por que não estão mais fazendo a roda de samba/pagode, as sextas feiras?
********
É como diz o ditado: Posso perder o amigo, mas, não perco a piada!
Simpósio de Música na Amazônia
A equipe executora do IV Simpósio Internacional de Música na Amazônia - SIMA 2015 comunica que estão reabertas as inscrições para o evento que será realizado na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Prédio da UNIR-Centro, entre os dias 11 e 14 de novembro, em Porto Velho.
Assim que o limite de capacidade dos minicursos for atingido, as inscrições serão encerradas. Não há necessidade de refazer a inscrição caso a mesma já tenha sido feita e a presença confirmada.
Os interessados deverão preencher o formulário disponível no site www.simaportovelho.unir.br, no menu “inscrições”. As inscrições para todas as atividades do evento são gratuitas.
Composto por palestras, grupos de trabalho, minicursos, mesas-redondas, comunicações de pesquisas e apresentações artísticas, o SIMA 2015, a exemplo de suas edições anteriores, busca conjugar as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Seus principais objetivos são: promover a integração da pesquisa em música na região amazônica; atrair pesquisadores de outras regiões para a UNIR; incentivar a vivência acadêmica entre os discentes do curso de Licenciatura em Música da UNIR e de outras universidades da região amazônica e oferecer, sobretudo por meio das apresentações artísticas, palestras e minicursos, atividades culturais à comunidade de Porto Velho e arredores.
Os Simpósios Internacionais de Música na Amazônia iniciaram-se em 2010 por iniciativa do Núcleo Amazônico de Pesquisa Musical da Universidade Federal do Acre (Ufac/CNPq), coordenado pelo professor doutor Damián Keller da Ufac e tratam-se, correntemente, do único evento acadêmico internacional em música realizado na região Norte do Brasil. Após realizações do evento na Ufac em 2010 e 2013 e na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em 2014, sua realização este ano na UNIR vem a consolidar duplamente o SIMA enquanto um evento anual e itinerante.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando