Sexta-feira, 8 de agosto de 2014 - 05h11
A Mostra Sesc Rondônia de Música Ano XI termina na noites desta sexta feira 09, com o espetáculo musical e apresentação dos artistas Ellen Gouveia, Anayole Êba, Tamires Paiva e Sergio Mar e participação especial de Augusto Silveira, Waldison Pinheiro, Baaribu Nonato, e Bado.
A Mostra de Música começou no dia 4 passado com a intervenção quando a pianista Litsia Moreno em cima de uma caminhão saiu tocando pelas principais ruas do Centro, Zona Sul e Zona Norte da cidade de Porto Velho numa ação jamais vista em nossa cidade. Nos demais dias a programação foi apresentada em várias Escola da rede de pública de Porto Velho assim como todas as noites foram apresentados shows musicais no Teatro 1 e no Espaço de Conveniência do Sesc Esplanada. Foram cinco dias onde os jovens músicos puderam participar do workshop “O Cajon e Cajongas nos Ritmos Brasileiros” com o percussionista Carlos PIal além de apreciar o show “O Acordeom e Piano de Chico Chagas” entre tantos outros espetáculos musicais.
A noite de hoje será dedicada “A Todos os Sons da Gente” com a participação especial do Augusto, Waldison, Baaribu Bado a partir das 19h30 no Teatro 1 do Sesc Esplanada
Lenha na Fogueira
Hoje pela manhã, a Federação de Grupos Folclóricos de Rondônia – Federon assume oficialmente, a Realização do Arraial Flor do Maracujá. A partir das 9h00 estarão reunidos no MP a convite do Procurador Geral de Justiça Héverton Aguiar o governo estadual através da Secel. PM e PGE e Corpo de Bombeiros.
********
Pela prefeitura municipal de Porto Velho a Funcultural, Vigilância Sanitária, Semtran e demais órgãos que devem atuar antes, durante a após a realização do Arraial.Além é claro de todos os dirigentes de grupos folclóricos.
*******
O que vai acontecer na manhã desta sexta feira 08, no Ministério Público é a realização de um sonho dos folcloristas. Acontece que até o governo de José Bianco o Flor do Maracujá foi de responsabilidade da Federação de Grupos Folclóricos que a época tinha como sigla Fragruf. Quando o Luiz Carlos Venceslau assumiu a Secel no primeiro mandato de Ivo Cassol, convocou a direção da Fragruf para uma reunião no seu gabinete (esse escriba participou) e fez a seguinte pergunta ao Antônio de Castro Alves então presidente da entidade:
*******
“O senhor tem algum documento, dizendo que o governo do estado de Rondônia passou para a Fragruf a Coordenação do Flor do Maracujá?”. A resposta do Antônio foi não!
********
“Então seu Antonio o Flor do Maracujá é de responsabilidade da Secel”. Essa polemica teve como conseqüência o mal que levou o folclorista desse para outro plano, exatamente no dia 22 de agosto dia do folclore de 2003.
*******
Dessa vez, graças à intervenção do MP através do Procurador Geral de Justiça Héverton Aguiar a Federação dos Grupos Folclóricos vai passar a comandar de novo o Flor do Maracujá de papel passado.
*******
O governo não tem porque estar realizando eventos, tem apenas que apoiar essas realizações. Também não pode fazer vista grossa para eventos como o Flor do Maracujá, Duelo na Fronteira, Carnaval e outros de caráter cultural que acontecem no estado.
*******
Quem sabe o acontecimento de hoje, mude totalmente a maneira de se apoiar oficialmente os eventos culturais principalmente em Porto Velho.
*******
Até a recomendatória do MP a cultura no estado de Rondônia estava à mercê das emendas parlamentares, basta lembrar que o orçamento da Secel está contigenciado até o final do ano, o que quer dizer, que a superintendência não tem dinheiro nem pra comprar uma cibalena, mas, o governo tem a obrigação constitucional de disponibilizar recursos para atender as emendas dos parlamentares o que não é errado, apenas, no caso da Cultura estava sendo aplicado equivocadamente.
********
Basta lembrar que dos mais de R$ 7 Milhões em emendas que deveriam ser pagas via Secel, nenhuma era para a realização de evento cultural propriamente dito. Foi isso que provocou a Recomendatória.
*******
Tem uma coisa que não foi dita. O governo estadual via Secel chegou a divulgar e até abriu Chamamento Público para a realização do Flor do Maracujá, não iria passar nenhum tostão aos grupos folclóricos, alegando que por se tratar de ano político estava impedido com o que concordamos. O Chamamento era para empresas interessadas em colocar a estrutura.
********
O certo foi que depois de várias reuniões entre as partes ficou decidido que o Flor do Maracujá passa a ser Coordenado a partir de agora, pela Federon com o apoio do governo do estado e da prefeitura de Porto Velho.
********
Podemos dizer que é o grito de independência dos grupos folclóricos filiados a Federon. Salve a 33ª edição do Arraial Flor do Maracujá! O resto é folclore.
Editora Moderna
lança livro CordelÁfrica
Em versos de literatura de cordel, cada capítulo de CordelÁfrica -- lançamento da Editora Moderna escrito pelo autor César Obeid -- conta como é o continente africano e o que tem por lá: da população miscigenada decorrente das mais diversas colonizações às religiões tão importantes para esse povo, da culinária, animais que existem por lá, as espécies em extinção, a diversificada vegetação de cada região dentre outros temas. O autor aborda ainda a questão da colonização dos países que migraram para a África, o modo como esse povo chegou ao Brasil, como foram escravizados e como se deu o movimento abolicionista no Brasil. César explora também a influência da cultura africana em nosso país, seja na culinária, nas crenças religiosas, na língua, nas danças ou na música.
Além de contar a história do povo africano de um jeito diferente e divertido, ao final de cada estrofe, as páginas têm uma curiosidade sobre o tema escolhido. As ilustrações são de Flavio Morais: ricas e bem expressivas, elas retratam bem o que o autor conta em cada narrativa.
No final do livro o leitor encontrará um texto informativo sobre cordel e a explicação de cada modalidade de rimas das estrofes apresentadas.
Sobre o autor
César Obeid é escritor, educador e contador de histórias. É autor de diversos livros para o público infantojuvenil, alguns deles premiados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ. Frequentemente escreve matérias e artigos para jornais e revistas de educação, como também participa de gravações de programas de televisão e rádio para falar sobre leitura, literatura, poesia e cultura popular.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando