Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Mostra Sesc de Música 2019 Última noite tem quatro espetáculos + Lenha na Fogueira


Mostra Sesc de Música 2019  Última noite tem quatro espetáculos + Lenha na Fogueira - Gente de Opinião

Quinta feira passada 24, fui até a Casa da Cultura Ivan Marrocos que acertadamente agora ostenta em uma de suas fachadas a inscrição GAL – Galeria de Artes Afonso Ligório.

************

O motivo era saber sobre a saúde do amigo Augusto – Tote que andou meio “baleado”, porém, já está em forma auxiliando a Margot Paiva na administração da Casa.

**********

E eis que de repente adentra o escritório da administração, meu amigo Flávio Dutka o pintor ‘maluco’ que vive nas barrancas do Madeira, lecionando e pintando suas encantadoras obras de arte.

**********

Tenho quase certeza que o Dutka já morou em praticamente todas as localidades ribeirinhas do Rio Madeira. Certa vez o encontrei em Demarcação.

*********

Outras vezes em Calama, Boa Hora, Conceição da Galera, Papagaios e por aí vai. Agora ele está lecionando na comunidade do Lago do Cuniã, que pertence ao Distrito de São Carlos minha terra natal.

**********

Durante nossa conversa ele perguntou de onde eu era e ao saber que nasci em São Carlos do Jamari e ainda por cima, fui batizado por Dom João Batista Costa na igrejinha que resistiu a tudo que foi enchente do Madeira.

*********

Dutka então me levou até o segundo piso da GAL e lá me mostrou um quadro de sua lavra, no qual retrata justamente a Igrejinha de Nossa Senhora Aparecida  existente já em São Carlos.

***********

A surpresa que me emocionou foi que ele virou pra mim e disse: “ESSA OBRA É UM PRESENTE MEU PRA VOCÊ”. Muito obrigado amigo que vive defendendo a Amazônia das mazelas de seus predadores.

**********

Flávio Dutka veio a Porto Velho selecionado pelo Projeto Sesc Amazônia das Artes para apresentar suas mais recentes obras que fazem parte da Exposição TEMPORALIDADES.

************

Temporalidades apresenta a recente criação do Artista Visual Flávio Dutka, obras produzidas de fevereiro a setembro de 2019. Trajetória de memórias, uma relação entre o real/imaginário, paisagens que podem ou não existir, como fragmentos do tempo em que o artista passou observando o espaço no entorno do Rio Madeira, área ribeirinha da cidade de Porto Velho, Rondônia, onde atua ao longo de 20 anos como professor de história e artes.

***********

Dutka através de suas pinturas apresenta uma natureza amazônica para além do formato tradicional, cria uma poesia entre a relação do caboclo, da índia e o varadouro que o artista conhece e identifica.

**********

Destaca-se também na mostra, além da imagem e sua poesia, a técnica de pintura utilizada pelo artista em seus trabalhos mais atuais, com o uso do spray, principal suporte da produção do grafite, em muros dos grandes centros urbanos ou paredes de prédios, e podemos encontrar nas telas do pintor criando ainda esse diálogo com a arte contemporânea e o amadurecimento de suas técnicas ao longo de sua carreira artística.

***********

Esse texto quem postou foi: Betânia Avelar, Maria Braga e Vitória Morão.

***********

A exposição fica até o dia 29 de Novembro na Galeria do Sesc Centro a avenida Presidente Dutra ao lado dos Correios

**********

Horários de visita de segunda a sexta das 09h às 11h e das 12h as 16h;  aos sábados das 10h às 13h.

***********

A tela da Igrejinha de Nossa Senhora de Aparecida (em São Carlos), agora faz parte da galeria de artes, que existe na sala da minha casa. Obrigado Dutka!


Mostra Sesc de Música 2019  Última noite tem quatro espetáculos + Lenha na Fogueira - Gente de Opinião

Mostra Sesc de Música 2019

Última noite tem quatro espetáculos 

A Mostra Sesc de Música 2019 chega a sua última noite, neste sábado 26, apresentando quatro espetáculos musicais, nas dependências do Sesc Esplanada.

O primeiro show está marcado para começar as 19h30, no Audicine com o músico percussionista Bira Lourenço apresentando o show “SONS DE BEIRA".

O show é o resultado de pesquisa sonora em timbres e ritmos do cotidiano amazônico, pela manipulação de objetos e possibilidades sonoras e construindo uma musicalidade que resgata memórias auditivas de beiras de rios com seus mitos, lendas, causos, afazeres cotidianos, ofícios e brincadeiras, através da construção de paisagens sonoras que estimulam sensações peculiares a esse universo.

Mostra Sesc de Música 2019  Última noite tem quatro espetáculos + Lenha na Fogueira - Gente de Opinião

Enquanto Bira tira sons de instrumentos inusitados no Audicine Sesc, a produção do evento, às 20 horas, abre as portas do Teatro 1 para receber o público que gosta do som do Ariquemense MARCOS BIESEK.

Marcos como compositor, participou de festivais e mostras de música, tendo no seu histórico de gravações, dois CDs: “Revolução dos espermatozoides” e “Baladas e Pauladas” com a banda Os Químicos (2000 a 2006), bem como participou de festivais como vocalista e baixista dessa banda, na qual começou aos 17/18 anos, e onde protagonizou, junto à banda, o vídeo clip da música “Força militar”, produzido por Lídio Sohn e pilar De Zayas Bernanos, que se tornou um trabalho muito conhecido no
estado de Rondônia e parte do norte, em razão de ter sido veiculado à época (2001) pelo canal Amazon Sat e pela MTV.  Foi premiado na primeira edição do edital “Zezinho Maranhão” da Sejucel em 2016 e em 2017 gravou o trabalho “Café” além de várias canções gravadas em razão de festivais e registros ao vivo.

Mostra Sesc de Música 2019  Última noite tem quatro espetáculos + Lenha na Fogueira - Gente de Opinião

Logo em seguida quem assume o palco do Teatro 1 é o MAURO ARAÚJO. O Pianista, sobre junto com o quarteto instrumental que trabalha as composições próprias de Mauro Araújo. A Liberdade de criação e improvisação é a essência do seu trabalho, e sempre ao realizar as suas apresentações traz um repertório novo, pois o repertório é montado de acordo com percepção e fruição que o compositor espera de espetáculo. Por isso, o grupo se torna autentico ao executar as composições e interpretações, sem fugir de sua principal influência, o Músico Brasileiro Hermeto Pascoal.

MARCELA BONFIM

Encerrando com chave de ouro as apresentações musicais da Mostra Sesc de Música deste ano, o público será presenteado com o show de nada mais, nada menos, que a ativista cultural MARCELA BONFIM.

Entre o samba e o rock, existe a “Gig Soul Preta”; interpretando imagens e sensações de um decorrer de oito anos de caminhada da artista no “(re)conhecimento de uma Amazônia Negra nada aparente, e seus povos, costumes e influências”, traduzidos em som e movimento, numa espécie de soul vindo das beiradas do Madeira, e seguindo pelo Guaporé via Atlântico-Mar, vivenciando as mais possíveis formas de sonoridades e alimentando a imaginação, além do universos verde/cinza dessa Amazônia rondoniana e suas adjacências e culturalidades.

Todos os espetáculos vão acontecer no Sesc Esplanada com entrada franca.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)