Quarta-feira, 10 de julho de 2013 - 05h17
APRESENTAÇÃO
Mostra de Música na Jorge Andrade
Será nesta quarta-feira, 10, a Mostra de Música que marca o encerramento do semestre letivo na Escola Municipal de Música Jorge Andrade. O evento um espaço aberto pela escola para que os alunos do estabelecimento possam mostrar à comunidade a evolução no aprendizado da música e prática instrumental. A mostra também serve para que o público e professores façam uma avaliação dos alunos, que aproveitam a ocasião para exibir seus talentos. A apresentação será na rua Elias Goyareb, entre as avenidas Calama e Joaquim Araújo (antiga Abunã) que será fechada a partir das 18h. No local será montado um palco e serão instaladas ainda barracas para a venda de comidas. As apresentações de alunos e professores da escola iniciará às 19h e deve encerrar por volta das 22h.
De acordo com Dinalva Campos, coordenadora Pedagógica da escola, que está coordenando a Mostra de Música da Escola Jorge Andrade, uma das novidades este ano será a apresentação do conjunto de flautas que tem como regente o professor Remis Ferreira. “Antes a flauta era utilizada somente nas aulas de musicalização infantil, agora há um curso específico com o professor Remis que está inovando, criando o conjunto de flautas da escola”, explicou a coordenadora. O professor Remis também é o responsável pelo Coral Experimental formado pelos alunos adultos.
Além do conjunto de flautas e coral, também haverá a apresentação dos alunos da musicalização infantil e infanto juvenil, teoria 01, violino, quarteto de violões, violão, prática de grupo, banda. “Por causa do horário, este ano estamos dando prioridade às apresentações em grupo do que as individuais. Mas estamos com uma programação diversificada que com certeza irá agradar ao público que prestigiar nossa mostra”, disse. Serão várias apresentações de violinos, conjunto de flautas, iniciado este ano. Outras apresentações serão dos alunos da prática de conjunto, que abrange os alunos de todos os instrumentos. Será a base de experimentação. O aluno estuda seu instrumento específico depois ele vai tocar na banda. Ele precisa ter essa vivência e a escola abre esse espaço. Em média cerca de 20 apresentações, envolvendo mais de 50 alunos, só de musicalização infantil são mais de 40, só de uma turma. Há ainda os alunos das musicalizações infantil, infanto juvenil, teoria 01, que são crianças.
Segundo nossas fontes, nesta quarta feira dia 10, a partir das 9h00, o prédio do relógio, onde funciona a Secretaria de Estado dos Esportes, da Cultura e do Lazer - Secel.
*********
Será ocupado pelos integrantes do Movimento em Prol da Criação de uma Secretária de CULTURA.
********
Ontem pela manhã os cabeças do movimento, estavam querendo falar com a secretária Eluane Martins para dizer: Amanhã (hoje), será o dia secretária, vamos OCUPAR a SECEL!
*********
É tudo na paz!
*********
Tava assistindo o noticiário de um canal de televisão, quando de repente, entra no ar matéria sobre a Expovel e o presidente da Associação de Criadores de Porto Velho se não estou enganado, disse que a festa não acontece desde o ano passado (2012) porque o Parque dos Tanques por decisão judicial foi devolvido ao governo estadual.
*********
Verdade, verdadeira. Agora, a pergunta que não quer calar é a seguinte: Por que os “fazendeiros” de Porto Velho não se uniram através da Associação da classe reivindicando o local para a realização da Expovel?
*********
Sabemos que o governo estadual, disponibiliza apoio cultural para as feiras agropecuárias que estão acontecendo em praticamente todos os municípios.
*********
E mais, todas essas feiras acontecem em espaços administrados pelas Associações. Por que em Porto Velho a Aspro também não arranja um espaço para montar a Expovel.
********
Tenho quase certeza que os agropecuaristas têm facilidade para conseguir junto aos nossos deputados estaduais e ate federais Emendas Parlamentares para a realização da Expovel.
*********
É claro que o governo estadual precisa incentivar eventos como a realização da Expovel, o que não pode, é o governo bancar toda a realização.
********
Tá certo que o atual governo se precipitou ao mandar demolir os galpões do Parque dos Tanques e todas as dependências que serviam para abrigar os restaurantes e lojas.
*********
Mas, a Associação dos Pecuaristas de Porto Velho poderia solicitar o espaço ao governo estadual e realizar a nossa Feira. Se não fizeram foi por falta de interesse ou então ta faltando administrador.
*********
Basta lembrar que a Expovel é um evento particular de uma Associação de Classe e não de responsabilidade do governo estadual. Em todas as cidades de Rondônia onde acontecem Exposição Agropecuária a Feira é de responsabilidade das respectivas Associações e não das prefeituras. Só em Porto Velho é que os “Fazendeiros” querem que a feira seja realizada pelo governo.
********
Posso até estar errado, mas no meu entendimento, um evento do tipo Expovel não poderia deixar de acontecer, ainda mais que é da Capital do Estado.
********
Antes que alguém questione, devo esclarecer que o Arraial Flor do Maracujá é um evento do governo estadual. Por isso é o governo que tem a responsabilidade da sua realização, disponibilizando recursos para os grupos folclóricos se apresentarem.
*********
E tem mais, no Flor do Maracujá ninguém paga ingresso por ser justamente um evento do governo estadual. Já nas feiras agropecuárias os ingressos que são chamados de PASSA PORTE custam o “olho da cara”.
*********
Não sei nem porque estou me metendo nessa prosa. Vai ver que to querendo é arranjar pra minha “cara”.
*********
Porém, como filho de Porto Velho que sou, fico babando de “inveja” ao ver as Associações de Pecuaristas de todos os municípios, realizando suas Feiras Agropecuárias.
********
E nós chupando o dedo!
********
Antes que alguém me ‘acerte” vou acompanhar a ocupação da SECEL!
PATROCINIO
Correios - 15,5 milhões para projetos culturais
Os Correios estão disponibilizando R$ 15,5 milhões para patrocínio cultural no País por meio do edital de ocupação de suas unidades, biênio 2014/2015. As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de agosto no site da empresa (www.correios.com.br).
Os projetos, nas áreas de Artes Cênicas – Dança e Teatro, Artes Visuais, Artes Integradas, Audiovisual, Humanidades e Música, serão selecionados para realização entre março de 2014 e fevereiro de 2015, nos seguintes locais: Centro Cultural Correios de São Paulo, Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro, Centro Cultural Correios de Recife, Centro Cultural Correios de Salvador, Espaço Cultural Correios de Fortaleza, Espaço Cultural Correios de Juiz de Fora e Museu Nacional dos Correios, em Brasília.
A seleção deste tipo de projeto nos Correios é feita por meio de editais públicos desde 2004, o que confere transparência à destinação dos recursos, por meio de regras e critérios claros e objetivos para análise e seleção das propostas. Outro benefício é o acesso democrático de produtores e grupos ao processo de seleção de patrocínios.
Com essas ações, os Correios possibilitam o acesso dos cidadãos aos bens culturais, contribuindo para a valorização da memória e da identidade nacional, além de fomentar a cultura do País.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando