Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Musas da Unidos do Guaporé na vinheta na RedeTV/RO


Musas da Unidos do Guaporé na vinheta na RedeTV/RO - Gente de Opinião
A musa da Unidos do Guaporé, Érica Patrícia e a Rainha do Carnaval, Suzani Azevedo

As Musas da escola de samba Unidos do Guaporé do município de Costa Marques, Érica Patrícia Capichi e Suzany Azevedo, gravaram no final de semana a vinheta de divulgação do carnaval da “Princesinha do Vale do Guaporé”. A escola de samba vai apresentar na avenida a história da dona Marileide fundadora da escola e a principal incentivadora da cultura de Costa Marques que entre outras coisas conta com a brincadeira de Boi Bumbá, Danças de Pássaros e é claro Carnaval. “Vamos fazer a despedida da minha querida tia, mostrando um pouco do que ela fez e vai continuar fazendo pela a cultura do Vale do Guaporé”, disse Cliuson Torres.

Musas da Unidos do Guaporé na vinheta na RedeTV/RO - Gente de Opinião

A escola de samba Unidos do Guaporé foi fundada em 1997 e desde então se apresenta no carnaval sempre mostrando o que há de melhor em se falando do samba e sambistas de Costa Marques. “Basta lembrar que passistas da nossa escola já ganharam por duas vezes o título de Rainha do Carnaval de Porto Velho concorrendo com candidatas das escolas Diplomatas, Asfaltão, São João Batista entre outras filiadas a Fesec”, lembra Cliuson Torres.

Em Porto Velho desde a semana passada, em busca de recursos para colocar a escola de samba na avenida Cliuson Torres veio acompanhado das Musas da Unidos do Guaporé recentemente eleitas numa grande festa que aconteceu no A.M. Nigth de Costa Marques, onde foi eleita a Rainha do Carnaval da BR 429 cuja eleita foi Suzany Azevedo.

A escola vai se apresentar terça feira de carnaval 17 de fevereiro na avenida Limoeiro em Costa Marques e conta com o apoio cultura da Prefeitura de Costa Marques, deputado Lebrão, Prefeita Gislane (Lebrinha) de São Francisco do Guaporé onde a escola vai desfilar na segunda feira de carnaval; João Moreira (Banana) e do presidente da Câmara Clé Gonçalves outros vereadores. “Estamos aguardando a resposta do prefeito de Seringueira que ficou de confirmar o convite para nossa escola se apresentar naquele município domingo de carnaval”, disse Cliuson.

Musas da Unidos do Guaporé na vinheta na RedeTV/RO - Gente de Opinião


Lenha na Fogueira

Dia 2 de fevereiro os saveiros vão pro mar; Vão prestar sua homenagem, à Rainha Yemanjá... Trecho do samba enredo das escolas de samba Pobres do Caiari de 1974, parceria dos compositores Bainha e Silvio Santos.

********

Lembrei porque ontem foi feriado na Bahia justamente em homenagem a Yemanjá e as TVs destacaram o povo levando oferendas para Yemanjá a Rainha do Mar.

*******

A feste de Yemanjá na Bahia é Patrimônio Imaterial e veja que foi até feriado estadual. Se fosse em Porto Velho não seria nem lembrada ou como se diz nas rodas das “comadres”, passaria em branco.

*******

Basta lembrar que não comemoraram o 4 de janeiro dia da instalação do Estado de Rondônia e nem o 24 de janeiro dia da instalação do município de Porto Velho.

********

Por falar em Patrimônio Histórico, estamos preparando uma matéria sobre o Patrimônio da Madeira Mamoré que se encontra jogado às traças no meio do mato, lama e água do Madeira no trecho da linha férrea entre o Triângulo e o Cemitério da Candelária.

********

São locomotivas, vagões e outras composições que serviram por muitos anos a população de Porto Velho a Guajará Mirim.

********

O mais interessante, foi que recentemente, fizeram a maior manifestação em prol da Preservação Patrimônio da Madeira Mamoré.

********

Abraçaram os galpões 1 e 2 junto com o Plano Inclinado. Foi muito bacana a ação da Viva Madeira Mamoré. A pergunta é a seguinte:

********

Será que apenas aqueles galpões merecem ser preservados? E aquelas máquinas, guindastes, vagões, trole, cegonhas, carrinhos, litorina, e outras coisas que também foram e são Patrimônio da Madeira Mamoré, não merecem pelo menos ser lembrados numa fotografia.

********

Vamos também, amigos da Viva Madeira Mamoré, procurar um meio de preservar aquele patrimônio que está jogada naquele trecho.

********

Não tem que tirar de lá não! Basta limpar o local colocar etiqueta de identificação com a origem, o ano de fabricação e o ano que chegou em Porto Velho e pronto.

********

Ganhei o prêmio Sinjor de Jornalismo há alguns anos, com uma reportagem sobre aquelas peças. O título da matéria foi: “A Sucata que Vale Ouro”.

********

Vou atualizar a matéria e republicá-la qualquer dia desses. E tem mais:

********

O cemitério da Candelária só é lembrado no dia de finados. Aí o padre vai lá rezar missa, alguém providencia um café da manhã para oferecer aos presentes e depois de passarem por entre o que resta das sepulturas dos que morreram vítimas da malária, beri beri e outros males da época da construção da Madeira Mamoré, voltam pra casa feliz da vida. Achando que cumpriram seu papel em prol da defesa do Patrimônio Histórico “Cemitério da Candelária”.

********

Ninguém vai lá abraçar aquele patrimônio jogado às traças, porque não dar mídia, Já o galpão que passou a ser conhecido como Museu da Madeira Mamoré conta a participação de tudo quanto é canal de televisão.

********

É bom fazer manifesto pela preservação do nosso patrimônio histórico, mas que o manifesta seja em prol de todo Patrimônio e não apenas de uma parte.

*********

A estação de Jacy Paraná, de Abunã e as casas do 43, também são patrimônio histórico que precisam ser preservado e defendido com unhas e dentes.

********

To me referindo apenas ao que pertence ao município de Porto Velho.

********

Enquanto isso, o carnaval ta bombando e ainda não vi você se preocupando em comprar a camiseta da Banda do Vai Quem Quer.

Musas da Unidos do Guaporé na vinheta na RedeTV/RO - Gente de Opinião

********

Vai lá na sede da Banda e adquiri a camiseta que está muito bonita. Comprando a camiseta do carnaval 2014 por apenas R$ 10, você leva um CD com as músicas da Banda!


Fest Folia fez a festa e desfilou sábado passado

O Bloco Fest Folia foi o segundo bloco a abrilhantar o carnaval de rua de Porto Velho desfilando sábado passado pelo circuito Caiari. Com a Banda Groove Boom animando os foliões o bloco começou a se concentrar a partir das 21h00, na avenida Pinheiro Machado e saiu a meia noite levando animação pelas ruas Pinheiro Machado, Joaquim Nabuco, Carlos Gomes e Presidente Dutra.

A festa carnavalesca do final de semana começou com o ensaio do Galo da Meia Noite na Rogério Weber que começou as 19h00 e terminou exatamente a meia noite. Do ensaio do Galo foi um pulo para o Bloco Fest Folia o segundo bloco a desfilar oficialmente pelas ruas de Porto Velho em 2015.

Agora os desfiles só voltam ma acontecer no dia 12 com a Apresentação do Galo da Meia Noite fazendo seu tradicional desfile pelo circuito Caiari.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)