Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Música, animação e cinema abrem Festcineamazonia


 

O Teatro Banzeiros, em Porto Velho, será mais uma vez, testemunha de uma trajetória de amor e luta do cinema em prol da Amazônia. Tendo como mestre de cerimônias o ator Cacá Carvalho, a programação de abertura traz ao público, no dia 4 de novembro, a partir das 20h, a exibição de "Iskobakebo: um difícil reencontro", documentário de Fernando Valdívia.Música, animação e cinema abrem Festcineamazonia - Gente de Opinião

O público também vai conferir a mais nova animação do Mapinguari, a criatura de pelo vermelho que de acordo com mitologia amazônica, vive nas profundezas da Floresta, sendo uma espécie de guardião da natureza. De pés virados para trás, ele vem há mais de uma década emprestando sua imagem e determinação ao Festcineamazonia. A curta animação deste ano é de Pedro Loureiro.

A programação encerra com o show da francesa Valerie Lu, que traz no repertório blues, jazz, MPB. A cantora vem trabalhando no CD "Saudade, mon Amour" (Sony Music), que reunirá sucessos música francesa que já fizeram sucesso no Brasil. O show terá participação de Marcello Ferreira, músico que fez carreira na França, e acompanhará Valerie Lu.

A programação vai até 8 de novembro. Além da mostra competitiva, que reúne mais de 35 filmes nacionais e internacionais, o festival também oferece sessões no Cinema no Bairro, Cinema no Terreiro, e na Escola vai ao Cinema.

 Há ainda mostra da produção audiovisual rondoniense, e de filmes convidados. Este ano vamos ver: "Iskobakebo", de Fernando Valdivia, "Serra Pelada, a Lenda da Montanha de Ouro", e "Língua Vidas em Português, ambos de Victor Lopes, "Abrakadabra", de José Araripe Jr, "Ainda há Pastores", de Jorge Pelicano, "O Nascimento de Jesus", de Mauricio Sabb, "As Batidas do Samba", de Bebeto Arantes, "O Veneno esta na mesa", de Silvio Tendler "Metamorfose", de Sebastian Mez, "Mbeubeuss, o Terreno Fértil para a Esperança", de Nicolas Sawalo, "Cidade de Deus 10 Anos Depois", de Cavi Borges e Luciano Vidigal. "Ainda há Pastores", de Jorge Pelicano, "Amazônia Eterna", de Belisario França, e "Amores Passageiros", de Augusto Canani.

O Festcineamazônia tem o patrocínio do BNDES,Governo Federal, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet, Apoio cultural da Prefeitura de Porto Velho, Sema, Funcultural, Teatro Banzeiros, Iphan, Parceiros de Mídia, Rádio Parecis FM, Multisoluções e Canal Brasil. O Festcineamazônia é membro do Green Film Network e Fórum dos Festivais.


Lenha na Fogueira
 

Sinceramente, ainda vai demorar muito para os promotores de grandes espetáculos, conseguirem lotar o Palácio das Artes Rondônia. To falando de eventos como espetáculo teatrais e humorísticos como foi o caso do show “Personalidades” do Felipe Pontes.

*******

Pelo menos na noite de quinta feira 30, o público que compareceu ao Teatro Palácio das Artes não chegou a 300 pessoas pagantes, isso quer dizer, que seus promotores levaram “ferro”, pelo menos naquela noite.

*******

E olha que o protagonista do espetáculo ator Felipe Pontes é uma das estrelas do programa Zorra Total da Globo. O rapaz é realmente muito bom fazendo imitações de Fábio Assunção, José Wilker, Tony Ramos, Luciano Hulk entre tantos outros.

********

Foi um espetáculo de primeira que infelizmente não contou com um público digno. Falo digno em quantidade. Os que pagaram ingresso estão de parabéns.

********

Um dos empresários Judilson Dias culpou a fraca bilheteria, ao fato do nosso público não estar acostumado a pagar espetáculo do porte do que foi apresentado quinta feira. “Vai demorar para acostumarmos nosso público a compreender que para ter bons espetáculos é preciso se pagar ingresso”.

********

Nem sei se aconteceu a apresentação de ontem, pois os empresários Roberto e Judilson nos informaram quem iriam se reunir com a produção do Felipe Pontes para avaliar, a possibilidade da suspensão da apresentação, apesar de que, disse Judilson, as passagens e a hospedagem no hotel já estarem acertadas até sábado (hoje).

********

Agora vamos ficar torcendo para que os promotores do espetáculo com os bonecos da “Autarquia do Humor” cuja principal atração é o personagem “Coxinha” tenham successo.

*********

O espetáculo está marcado para acontecer no Teatro Palácio das Artes Rondônia nos dias 13, 14 e 15 de novembro.

*******

Não sei de quem é a responsabilidade, se do promotor do evento, ou da direção do teatro, o certo é que alguém tem que limpar as poltronas do teatro quando for acontecer alguma apresentação. Na noite de quinta feira a poeira tava feia nas poltronas.

********

Outra coisa que observamos: Também não sei se a responsabilidade é do produtor do espetáculo ou da direção do teatro, estou me referindo a sonorização. A do show do Felipe Pontes tava muito ruim!

********

Não tem como querer tapar o sol com a peneira, alguém tem que se responsabilizar por esses pormenores.

********

Por falar em teatro, na próxima semana, Porto Velho recebe o espetáculo “Leonardo  – O Pequeno Gênio da Vinci”, vencedor  em quatro categoria do Prêmio de Teatro Infantil Zilka Salaberry, entre elas a de Melhor Espetáculo Infantil de 2011. A montagem conta a história de um garoto chamado Leonardo, morador do pequeno e atrasado vilarejo de Vinci, fascinado pelos pássaros e pela possibilidade de construir uma máquina de voar. As apresentações acontecem nos dias 08, 09 e 10 de novembro no Teatro Um do Sesc Esplanada. A classificação é livre e a entrada gratuita.

********

O problema é esse. A entrada é gratuita, aí ninguém quer pagar. Se não começarem a acostumar o público a pagar ingresso para assistir peças de teatro e outros eventos que não seja apresentação de dupla sertaneja, não vai ter empresário que queira investir em apresentação no Teatro Palácio das Artes Rondônia.

*********

Hoje tem o coral do Ministério Público e da 14 DRT no teatro Guaporé. Vamos lá que é de Graça! De graça não tem que levar um quilo de alimento não perecível!

********

Hoje as 10h00, acontece na Casa da Cultura Ivan Marrocos a posse da nova diretoria da Fesec.


Leandra Leal prêmio internacional no México

Leandra Leal ganhou na última quinta feira 30, na Cidade do México, o troféu de melhor atriz na primeira edição do Prêmio Iberoamericano Fênix, por sua atuação no filme O lobo atrás da porta. Única brasileira indicada na categoria, ela concorreu com mais quatro atrizes estrangeiras. Este é o seu vigésimo sétimo prêmio em 18 anos de  carreira e o quarto conquistado Música, animação e cinema abrem Festcineamazonia - Gente de Opiniãono exterior com a interpretação de uma amante perturbada no filme do diretor (estreante em longa-metragem) Fernando Coimbra. A cerimônia de entrega foi transmitida ao vivo pelo canal a cabo E! Entertainment Television para mais de 200 milhões de pessoas no mundo todo.

Criado para destacar e dar visibilidade aos maiores talentos da cinematografia produzida na América Latina, Espanha e Portugal, o Fênix reúne 12 categorias e quatro reconhecimentos especiais. A seleção, indicação e votação foi realizada pelos membros da associação internacional que o criou, a Cinema23, que conta com nomes como Karim Aïnouz, Elena Anaya, Hector Babenco, Luiz Carlos Barreto, Demián Bichir, Javier Cámara,Alfonso Cuarón, Guillermo del Toro, Gael García Bernal, Salma Hayek, Diego Luna, Fernando Meirelles, Wagner Moura, Marisa Paredes,Rodrigo Santoro, Maribel Verdú, entre outros.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)