Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Música na Estrada começa nesta terça feira


Música na Estrada começa nesta terça feira - Gente de Opinião

A 6ª Edição do Festival Música na Estrada começa nesta quarta-feira dia 2,
em Porto Velho capital do estado de Rondônia.

As oficinas do projeto começam neste feriado do dia de finados, com aulas de: violino, violoncelo, viola, flauta, trombone, trompete e saxofone. As aulas encerram no próximo sábado (5). Já as apresentações da temporada 2016, começam na sexta-feira (4), às 20h, no Palácio das Artes, com o Balé Folclórico do Amazonas que realiza espetáculos retratando as danças regionais do Estado com um olhar contemporâneo resgatando a história de todo eixo folclórico. No sábado (5), às 20h, a M.A.P.O. Big Band de Porto Velho apresentará música instrumental de vários estilos no Sesc Rondônia e terá como convidado especial o saxofonista Harley Bichara, integrante e solista da paraense Amazônia Jazz Band. E no domingo (6), às 19h, encerrando a participação do Música na Estrada na capital rondoniense, no Palácio das Artes, será a vez da Orquestra de Violões do Amazonas, sob a regência do Maestro Davi Nunes. A Orquestra está estruturada com 04 naipes, além de ter em sua composição 02 sopranos, 01 baterista, 01 percussionista, 01 inspetora e 01 montador. O repertório não é voltado apenas a uma época ou um estilo musical e sim a qualquer período histórico ou gênero, sempre buscando a qualidade estrutural e artística das peças que o compõe.

A agência cultural Kommitment Produções Artísticas idealizou o “Música na Estrada”, lançando-o em 2011. Segundo o diretor de negócios e coordenador do projeto, Fernando Ramos, o festival cresce potencialmente a cada ano. “Em 2015, foram 17 mil quilômetros percorridos em seis estados da Amazônia brasileira, com 24 apresentações, 300 pessoas entre artistas, produtores, técnicos e prestadores de serviços, 31 professores de música e de dança, 416 alunos e mais de 12 mil pessoas prestigiando as apresentações do festival”, contabiliza o diretor.

Música na Estrada começa nesta terça feira - Gente de Opinião

O “Festival Música na Estrada” tem a realização do Governo Federal por meio do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet e da agência cultural Kommitment Produções Artísticas.
Apresentam o projeto o BNDES e a Caixa Seguradora. O patrocínio máster é da Instituição de Ensino Superior Estácio e o patrocínio da Cateno.

A programação do festival conta com o Apoio Institucional: Governo do Amazonas/Secretaria de Cultura, e Secretaria de Cultura do Governo do Pará, por meio de seus Corpos Artísticos


Lenha na Fogueira


A Sejucel divulgou na manhã de ontem 1° de novembro, a lista dos vencedores ou contemplados pelo Prêmio de Música Zezinho Maranhão.

Música na Estrada começa nesta terça feira - Gente de Opinião

*********

Seis projetos foram selecionados pela equipe técnica da Sejucel. Os contemplados foi anunciado em solenidade que aconteceu na Biblioteca Municipal Dr. Cyro Ecobar Ribeiro de Ji Paraná.

********

O prêmio tem como objetivo estimular a reflexão e experiência do público, além da inclusão social. As seis iniciativas vencedoras vão realizar espetáculos para circulação do projeto. Veja os vencedores:

********

Representação: Centro de tradições Gaúchas Querência Nova - Projeto: Os Últimos (O Som a favor do planeta). Município: Ariquemes-RO.

********

Representação: Terra Oca produções Culturais LTDA-ME - Projeto: Sons de Beira - Município: Porto Velho-RO.

********

Representação: Instituição Educacional Guarda Mirim - Projeto: O Tom da Vida - Município: Rolim de Moura-RO.

*********

Representação: Grupo Teatral Diz-Farsa - Projeto Cultural Ernesto Melo e A Fina Flor do Samba - Município: Porto Velho-RO.

*********

Representação: Rafael Vargas - Projeto: Cantando e Contando História - Município: Ji-Paraná-RO.

*********

Representação: Marcos Biesek Vollbrecht - Projeto: Mono (in) saturado - Município: Guajará-mirim-RO.

********

Agora o governo vai marcar a data para fazer o repasse no valor de R$ 30 Mil para cada Projeto e então, os vencedores começarão a viajar mostrando seus trabalhos pelas cidades por eles escolhidas.


********

Já que estamos falando em Edital! Lembramos que o prêmio Lídio Sohn fica com as inscrições abertas até o próximo dia 14. Quatro produtores de audiovisual, seja pessoa física ou jurídica serão contemplados com o valor de R$ 20 Mil cada.


********

O conteúdo do Projeto deve ter abordagem no tema “Memória e Cultura Rondoniense”.O edital tem como objetivo promover a produção artística de ideias no campo audiovisual na construção da história da arte mais recente para o estado.

********

Os projetos inscritos passarão por três etapas. A primeira será de habilitação do projeto. Nessa etapa a comissão verificará se o participante cumpre as exigências do edital. Na comissão de seleção.

*******

Na segunda etapa do edital, especialistas em cinema vão verificar os projetos, analisando a relevância cultural, criatividade e inovação, impacto social e capacidade de execução.

*******

Na última fase, a comissão analisará o detalhamento de como vai ser feita a produção de curtas metragens, que deve ser de 27 a 33 minutos. Depois, os participantes terão 250 dias para produzir e disponibilizar o produto para a Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel).

********

Os vídeos deverão ser entregues em formato Full HD e no formato de MP4, em duas vias, em pen drive ou DVD.

********

O negócio tá começando a ficar bom. 2017 promete ser o ano dos Editais na Sejucel. Vamos ficar espertos para não perder os prazos das inscrições.

*******

E hoje dia de Finados, será celebrada missa as 8h00, no Cemitério da Candelária o mais antigo cemitério de Porto Velho e de Rondônia uma vez que começou a ser utilizado, durante a construção da lendária Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

*******

O Cemitério da Candelária é um dos patrimônios imateriais de Rondônia e mesmo assim, está abandonado, sem nenhuma ação dos responsáveis pela manutenção do que ainda resta da nossa história.

Gente de Opinião

*******

Na realidade o Cemitério da Candelária só é lembrado no dia de finados, porque ha alguns anos, a igreja católica promove a celebração de missa na data.

********

Música na Estrada começa nesta terça feira - Gente de Opinião

Neste dia de finados a programação é acender velas e visitar os túmulos dos entes queridos que já partiram dessa para melhor!

Música na Estrada começa nesta terça feira - Gente de Opinião


Lisboa será a Capital
Ibero-Americana de Cultura


Mundialmente conhecida por ser um grande centro cultural e de arte clássica e contemporânea, a cidade Lisboa estará ainda mais em evidência no próximo ano. A capital portuguesa foi escolhida como a Capital Ibero-Americana de Cultura em 2017, em decisão unânime da União das Cidades Capitais Ibero-Americanas (UCCI).

Hospitaleira e luminosa, Lisboa representará uma plataforma de convívio e de visibilidade de múltiplas formas de expressão, coligando um universo tão diversificado em termos de geografia, clima, cidadãos, línguas, economias, tradições, práticas culturais, linguagens artísticas, imaginários, legados culturais, criadores e que, no conjunto de todas as cidades, reúne mais de 120 milhões de pessoas oriundas da Península Ibérica, das Américas do Sul, Central, México e dos países das suas diásporas.

Com o título “Passado e Presente - Lisboa Capital Ibero-Americana de Cultura”, a programação inclui mais de quarenta equipamentos culturais entre os quais os que dependem da Câmara Municipal de Lisboa e do Ministério da Cultura, a que se associaram outros de organizações culturais que responderam, com entusiasmo, à proposta da Câmara Municipal de Lisboa de se envolverem com projetos próprios tendo como referência a Carta Programática de Lisboa.

No dia 8 de novembro, no Consulado Geral de Portugal em São Paulo, ele fará uma apresentação que contará com um breve filme sobre a cidade de Lisboa antes do detalhamento das atividades referentes ao próximo ano.

“A minha experiência no conhecimento deste universo de criadores ibero-americano foi muito importante, mas o mais difícil e também o mais estimulante foi a “negociação cultural” entre dezenas de agentes e instituições dos dois lados do Atlântico”, completa.

A escolha de Lisboa como Capital Ibero-Americana de Cultura se dá 23 anos após a capital portuguesa ser escolhida como Capital Europeia da Cultura, em 1994, e vem a acontecer em um momento especial para a cidade, que receberá na próxima semana e para os 2 anos seguintes o Web Summit, maior feira de tecnologia e inovação do mundo, e vem atraindo olhares de todas as partes do mundo.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)