Quarta-feira, 24 de dezembro de 2014 - 08h23
Natal – Reflexão em forma de oração
Por Silvio M. Santos
Dentro de poucos minutos vamos festejar o nascimento do Menino Jesus.
Como se diz na gíria de hoje: Jesus é o cara!
Há 2014 anos, nascia o cara que veio ao mundo para salvar a humanidade.
Para nos salvar de tantas falcatruas, de tanta violência e de tantos desmandos.
Será que nesses anos todo o Cristo conseguiu seu objetivo?
É bom que a noite de hoje não sirva apenas para a troca de presentes e confraternização ao redor de uma mesa repleta de guloseimas e bebidas.
É bom que reservemos alguns minutos, para refletirmos sobre o que até então fizemos em prol do nosso irmão.
É bom que nos concentremos em orações agradecendo pela vida que vivemos até hoje.
É bom que procuremos uma igreja para rezarmos e orarmos pelos mais necessitados, pelos excluídos, pelos doentes, pelos viciados e pela gente mesmo, pela paz no mundo e pela extinção da violência.
Na hora de degustar um pedaço do Peru, do Pernil, do Bacalhau, do Carneiro ou da Rabanada.
Pensemos em quantos estão sem ter o que comer naquele momento.
Antes de abrirmos nossos embrulhos de presentes, pensemos naqueles que não tem um cobertor para se embrulhar na hora do frio.
Antes de estourarmos a champanhe, pensemos naqueles que não tem um teto para se abrigar da chuva.
Antes de levantarmos a taça para brindarmos o Natal, lembremos dos que não tem de onde tirar um copo d’água pra beber.
Antes de acendermos as luzes da árvore de natal, lembremos dos que não conseguem apagar os cigarros com substâncias entorpecentes.
Antes de soltarmos os foguetes a meia noite, lembremos dos que estão cumprindo sentença nos presídios.
Antes de nos abraçarmos, lembremos dos que não têm com quem dividir seu abraço.
Que nossos beijos, não sejam o ósculo dado por Judas em Cristo!
Que nossa felicidade não seja em troca da infelicidade dos nossos irmãos.
Então é Natal!
“E o que você fez/O ano termina, e nasce outra vez. Então é Natal, a festa Cristã/Do velho e do novo, do amor como um todo./Então bom Natal, e um ano novo também./Que seja feliz quem, souber o que é o bem”.
FELIZ NATAL!
Lenha na Fogueira
Domingo passado 21, caminhando pela avenida Sete de Setembro, durante a promoção do CDL – Domingão da Sete, a pergunta de uma criança de aproximadamente cinco anos de idade, me deixou preocupado.
********
Era uma menina, que ao ver a figura do Papai Noel, perguntou a sua mãe: “Mãe o Papai Noel quer dizer Natal?”
********
A mãe olhou pra menina e talvez para não decepcioná-la, respondeu que “sim, o Papai Noel quer dizer Natal!”
********
A resposta me deixou deveras preocupado, pois o verdadeiro sentido do Natal está deixando de existir. Hoje as pessoas transformaram a data do nascimento de Jesus Cristo no maior evento mercantilista que se tem noticia na terra.
********
No meu tempo de criança também ficávamos esperando pela visita do Papai Noel na noite de Natal, porém, durante todo mês de dezembro, o melhor programa era ir às novenas na Catedral do Sagrado Coração de Jesus, não apenas pelas orações proferidas por Dom João Batista Costa, o negócio era apreciar o presépio que era montado todos os anos dentro da igreja.
********
As figuras de Maria, José, os Três Reis Magos oferecendo Mirra, Incenso e Ouro ao Rei que acabara de nascer. Acabara de nascer numa manjedoura, portanto, sem contar com nenhum aparato sofisticado, que já no nascimento mostrou que acima de tudo, está a humildade e o respeito para com seu próximo.
*********
No berço de Jesus não existia nenhuma colcha de veludo e nenhum lençol de cetim vermelho, a luz era a das estrelas, inclusive aquela que guiou os Reis Magos.
********
Jesus ao nascer ouviu o Mugir de vacas, o berro das ovelhas e de outros animais, seu berço era forrado com feno. Tudo na mais pura simplicidade.
********
Esse menino que veio ao mundo com a missão de nos salvar cresceu e se tornou o mais sábio homem que já viveu na terra. Incompreendido ele sempre foi e será. Na realidade, ele não foi e não é incompreendido, é desobedecido.
********
O homem na usura da riqueza, finge que esquece a figura de Jesus, seu objetivo é faturar e faturar, não interessa de que jeito, o negócio é estar por cima da “carne seca”.
*********
E então transformou a figura do Papai Noel na maior figura de marketing que já existiu na face da terra. Ninguém vende mais que Papai Noel.
*********
E enquanto as filas aumentam a cada dia, para uma foto no colo do “Bom Velinho”, a figura de Jesus Cristo vai sendo esquecida no mais escondido local do ambiente.
*********
Em nome de Jesus os traficantes invadem as festas de Natal, colocam dentro dos sapatos dos jovens, o Crak que termina fazendo suas cabeças e deixando a cabeça dos pais em “frangalhos”.
********
Antes a gurizada ia dormir cedinho pensando no presente que Papai Noel deixaria no sapato deixado na janela e deixava, mas o Papai Noel só chegava após a Missa do Galo a Missa que festeja o nascimento do Menino Jesus.
********
Hoje não só a criançada, mas a maioria dos seres humanos que se diz cristão, quando se referem ao Natal, só se lembra da figura do Papai Noel, dos presentes, da árvore de natal e da ceia.
********
Poucos são os que dão prioridade ao verdadeiro sentido do Natal que é o nascimento de Jesus Cristo.
********
Continuei andando pela Sete de Setembro, porém a pergunta daquela menininha não me saía do pensamento.
********
“Mãe o Papai Noel quer dizer Natal?”
********
Não minha filha! Natal é o aniversário de nascimento daquele que veio para tentar salvar o mundo e até hoje não conseguiu, mas, se Deus quiser conseguirá.
*******
Que a estrela que guiou os Reis Magos até a manjedoura onde nasceu Jesus, nos ilumine e nos faça ter um Feliz Natal!
Maria Betânia festeja 50 anos de carreira com turnê ‘Abraçar’
Maria Bethânia será a grande homenageada do Prêmio da Música Brasileira em 2015, em comemoração aos seus 50 anos de carreira. A cerimônia acontecerá no dia 10 de junho, no Theatro Municipal do Rio, com direção de José Maurício Machline.
A edição 2015 confirma também a vitoriosa parceria com a Vale, pelo 6º ano consecutivo, reafirmando seu compromisso com a cultura nacional. “Estamos muito felizes em ter, mais uma vez, a parceria com a Vale. É ela que nos possibilita realizar a premiação dos grandes nomes da nossa música”, exalta José Maurício Machline.
As comemorações dos 50 anos de carreira de Maria Bethânia começam em janeiro, no Rio, com a estréia do show ‘Abraçar e Agradecer’, que terá direção e cenografia de Bia Lessa, além da coordenação e produção musical de Guto Graça Mello. A turnê segue para São Paulo, em março, e depois percorrerá o Brasil, durante todo o ano de 2015.
A direção e cenografia são de Bia Lessa – que a acompanha como diretora em seus últimos espetáculos como Carta de Amor, Amor Festa e Devoção e Dentro do Mar tem Rio – e a coordenação e produção musical é de Guto Graça Mello, produtor responsável por álbuns marcantes em sua carreira como Ciclo (1983) e As Canções que você fez pra mim (1993).
O site do Prêmio da Música Brasileira (www.premiodemusica.com.br) está disponibilizando por streaming todos os álbuns inscritos para a edição 2015. O público tem acesso ao conteúdo ao mesmo tempo em que os jurados. O site é uma plataforma completa de acesso ao que está sendo produzido na música brasileira este ano, inclusive a trabalhos que não foram lançados comercialmente e que poderão ser ouvidos pela primeira vez.
Criado em 1988, o prêmio de maior prestígio da música brasileira se consolidou por não apenas resgatar e celebrar grandes nomes do cenário nacional, mas, sobretudo, avalizar carreiras de artistas iniciantes ou com expressão de alcance regional. O Prêmio da Música Brasileira valoriza a nossa música no que ela tem de melhor: a sua capacidade de se reinventar e manter o nível de excelência que a fez reconhecida mundialmente. O Prêmio enaltece o esforço e o talento dos cantores, músicos, arranjadores e produtores do Brasil e reúne, no mesmo dia e no mesmo palco.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando