Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Nelson Rodrigues por Humberto Oliveira


O IMAGINARIO

O bate papo acontece nesta terça feira 13, às 19h00

O cronista e blogueiro Humberto Oliveira a convite do grupo de teatro O Imaginário de Porto Velho. Dirigido pelo Chicão Santos, fala na noite desta terça feira 13, no espaço “Tapiri”, sobre a obra de Nelson Rodrigues. A palestra está marcada para as 19h00.

Este ano o mundo do teatro comemora o centenário de um dos maiores dramaturgos do mundo. Estamos falando do genial Nelson Rodrigues, autor de 17 peças, entre Nelson Rodrigues por Humberto Oliveira - Gente de Opiniãoelas, obras primas como Vestido de Noiva, Toda nudez será castigada, A falecida, Boca de Ouro. Autor também de romances, crônicas esportivas e dos impagáveis contos da coluna A vida como ela é. Taxado de reacionário e de tarado pelos defensores da moral, bons costumes e da religião, o dramaturgo pernambucano de nascimento, mas carioca de coração, mandou a todos lamber sabão perpetuando uma obra inigualável em todos os sentidos e que até hoje causa polêmica. Nelson foi um multimídia – quando esta palavra sequer fazia parte do dicionário – escreveu para inúmeros jornais (Á sombra das chuteiras imortais), para teatro, para cinema, telenovelas, folhetins, crônicas, romances e mesmo sem saber absolutamente nada de inglês traduziu dezenas de livros do escritor Harold Robbins para a editora Record.

Falando sobre Nelson Rodrigues

Esta semana recebi um convite irrecusável. O nobre Chicão Santos, do Grupo O Imaginário ligou convidando este escriba para falar sobre o dramaturgo e sua obra para o grupo. Claro que fiquei muito feliz, pois falar sobre o autor de Vestido de Noiva é sempre um prazer. Não pensei duas vezes. Disse sim na hora. O bate papo acontece nesta terça feira 13, às 19h00. Segundo Chicão, o Imaginário vai levar aos palcos a primeira peça de Nelson Rodrigues, A mulher sem pecado, escrita em 1939, porém levada à cena apenas em 1942, com direção de Rodolfo Mayer. A peça já contém alguns dos ingredientes que povoariam as peças seguintes.
 

Serviço

O que: Palestra sobre a obra de Nelson Rodrigues
Palestrante: Humberto Oliveira
Dia: Terça Feira 13
Local: Espaço Tapiri do O Imaginário
Horário: 19h00




 

Que bom! Nossa coluna de sexta feira 09 conseguiu seu objetivo, que era despertar em alguns foliões que se dizem carnavalescos, o envolvimento político existente, principalmente, nas escolas de samba Pobres do Caiari e Diplomatas do Samba.

 
 

*********


Tanto que ontem 12, recebemos do leitor Edson José Corbim Caúla atual presidente do bloco Galo da Meia Noite, o seguinte e-mail:

Senhor Zékatraca:

*********

Algumas observações a respeito da sua Lenha na Fogueira.

 

*********
Realmente no GRES "Os Diplomatas" imperava em seu meio, a simpatia pela a sigla dos "Peles Curtas".

 


*********

Quando me integrei a este Grêmio Carnavalesco em 1969, realmente constatava-se a tendência pelo o nome do grande médico Dr. Renato Medeiros, o qual um dia, terei o maior prazer em escrever um enredo em sua memória.

 


*********
Outro detalhe que você cita, é a questão de que quase todos os moradores do bairro Caiari eram "cutubas", não resta dúvidas, porém, a senhora minha mãe (D. Yolanda Caúla), era e é uma verdadeira "pele curta", mesmo tendo nascida neste tradicional bairro.

 


*********
A mesma nunca negou a sua simpatia pelo saudoso Dr. Renato Medeiros.

 

*********
Outro detalhe, porém agora de datas. Há por parte de algumas pessoas do nosso meio carnavalesco que tem certa dificuldade com datas, inclusive você, seu José Katraca. Então vejamos:

 


*********
Quando você relaciona algumas datas em que o saudoso GRES "Pobres do Caiari" que no atuais carnavais faz muita falta, devido a sua alta qualidade em seus desfiles e rigor no que gostava de apresentar ao público presente, o qual, classifico de eterno "RESPEITO" aos seus simpatizantes, situações estas que não observamos nos atuais desfiles.

 


*********
Pois bem, concordo plenamente com os anos em que a mesma sagrou-se a grande campeã, no entanto, a um equivoco relacionado ao GRES " Diplomatas" em que citas os anos de 1959 e 1960 como a grande campeã.

 


********
Vamos regularizar o devido equivoco. O GRES "Os Diplomatas" foi detentora dos títulos dos anos de 1959 a 1969, foram 11 (onze) títulos seguidos. É a maior detentora de títulos seguidos do carnaval de rua (Escolas de Samba) da cidade de Porto Velho.

 

*********

Sem mais, mesmo não gostando mais de você, desejo-lhe sucesso sempre. Um abraço.

 

********
Edson Caúla Eterno Apaixonado pelo o carnaval de Porto Velho!

********
Obrigado Caúla, na realidade acho que digitei errado o ano dos primeiros títulos da Diplomatas. Quem manda o NOVE ficar perto do ZERO no teclado!

********

Quanto a esse negócio de você não gostar mais de mim, talvez seja em virtude da falta de HARMONIA entre nossas opiniões. Isso parece discussão de “Biba”!


********


Sambistas e artistas criaram neste último domingo, 11, na sede da Associação Beneficente Clube de Mães, Idosos, Crianças e Moradores do Bairro Esperança da Comunidade, o GRES Acadêmicos da Zona Leste.

**********

Sandro Sarará é o primeiro Presidente da Verde e Rosa, sendo seu Vice-Presidente o Senhor Francisco Semão Neto (o popular Pai Francisco), que também é Presidente do Centro Espírita Abaça de Odé, localizado no Bairro Marcos Frei.


**********

Outras lideranças, como Raymison Correia, Presidente do Porto Diversidade e Coordenador do Bloco Arco-Íris, e Zeca Pedra, líder cultural da comunidade regueira do lado leste de Porto Velho, também comporão a Diretoria da Acadêmicos da Zona Leste.

**********

Fernando Rocha, Presidente da FEDERON, além de grande personalidade da cultura popular, com atuação no movimento social, já se colocou como colaborar e articular da Verde e Rosa.

*********

A primeira Diretoria da Acadêmicos da Zona Leste já prepara a feijoada de lançamento da escola, evento a ser realizado na Quadra de Esporte do Esperança da Comunidade, no dia 27 de abril, a partir das 11 horas, ocasião em que será apresentado ao mundo do samba, o pavilhão verde e rosa da Acadêmicos e a performance de sua bateria que, segundo seu comandante, Silfarney, e o Vice-Presidente Pai Francisco, vem para abalar a Passarela do Samba Édson Froés.



**********


Expliquem apenas uma coisa: Essa escola de samba caracteriza um racha dentro da escola de samba Os Diplomatas?

**********
Pois as pessoas que aprecem na foto publicada no blog do Ariel são ou pertenciam a Diplomatas do Samba. Sandro Sarará, Hudson Mamede, Silfarney e Paulinho Cachaça e o principal articulador Ariel Argobe que também é presidente da Fesec.

**********
Uma coisa é certa! Com esse time, a escola tem tudo para deslanchar. Valeu cambada de sambistas!



AUDIOVISUAL


Secretária apresenta cenário do setor

A secretária Ana Paula Dourado Santana falou sobre o momento único vivido pelo setor audiovisual, durante o painel “A Economia do Audiovisual Brasileiro”, que fez parte da programação do RioContentMarket.Gente de Opinião

A secretária abordou questões econômicas, técnicas, de criação, processo e infra-estrutura, além dos desafios do setor. Segundo ela, a entrada do Audiovisual no Plano Brasil Maior é um marco histórico: “A participação social e o governo vão construir juntos um plano de desenvolvimento de uma indústria. É um momento em que poderemos concretizar nosso potencial industrial de fato”, afirmou.

De acordo com a secretária, a meta da SAv e do Ministério da Cultura é reconhecer o setor audiovisual como um segmento estratégico de Estado e não apenas de governo. “Enquanto o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior teve que industrializar alguns setores, creio que o audiovisual hoje tem a possibilidade de ‘culturalizar’ algumas indústrias e agregar valor”, completou.

Ana Paula falou ainda sobre a necessidade de indução do setor por parte do Estado: “Indução não significa apoio, indução é o primeiro passo para que o nosso mercado consiga transitar em condições de igualdade competitiva com os produtos que nos chegam e nos são ofertados”. Segundo ela é preciso desonerar, renovar as legislações, além de aumentar e qualificar os acordos brasileiros de co-produção internacional.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)