Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Nielson e Nayara eleitos melhor casal de noivo


Nielson e Nayara eleitos melhor casal de noivo - Gente de Opinião

Nielson e Nayara eleitos melhor casal de noivo - Gente de Opinião

O casal Nielson e Nayara da quadrilha junina Girassol das Três Marias, venceu o concurso de “Melhor Casal de Noivos”, promovido pela junina Rádio Farol na noite do último sábado 07, na Cidade da Cultura (Parque dos Tanques), numa disputa acirradas com os casais das quadrilhas, Unidos do Socialista, Mocidade Junina, Rosa Divina, Rosas de Ouro, Flor da Primavera, Juabp e A Roça é Nossa – Rocinha.

O corpo de jurado que contou com o casal Dhavila Dayane e Paulo Henrique da quadrilha junina “Filhos do Sertão” de Fortaleza (CE), e teve como presidente da mesa o folcloristas João José.

Na disputa que escolheu o Melhor Juiz e Escrivão aconteceu empate entre as quadrilhas Girassol, Rosas de Ouro e Juabp. No quesito Melhor Quadrilha a grande vencedora foi a Rocinha. Em segundo lugar ficaram empatados as juninas Girassol e Rosas de Ouro e em terceiro lugar, Mocidade Junina. Por decisão da coordenação do evento, a torcida da junina Girassol das Três Marias foi eleita como a mais animada.

Nielson e Nayara eleitos melhor casal de noivo - Gente de Opinião

O jovem noivo da quadrilha “Filhos do Sertão” de Fortaleza (CE), declarou que o concurso promovido pela junina Rádio Farol, merece todos os elogios possíveis pela organização e pelo nível das apresentações, em especial, a dos Noivos. “Fiquei deveras impressionado com a coordenação da Rádio Farol posso afirmar, que nem em Fortaleza vi tanta organização como aqui em Porto Velho. Parabéns!”, disse Henrique.

Nielson e Nayara eleitos melhor casal de noivo - Gente de Opinião

A festa que começou as 21h30 minutos, só terminou quando o dia estava clareando. “Foi preciso pedir que a coordenação encerrasse a festa, pois já estava amanhecendo e o povo querendo mais. Obrigado”, finalizou emocionado o presidente da Rádio Farol Severino Castro.


Lenha na Fogueira

Rondônia ficou fora
da seleção do Rumos Itaú Cultural.

********

Os projetos selecionados são originários de 25 estados e um é da Argentina. Somente Rondônia e Roraima não tiveram trabalhos classificados– sendo que o primeiro é impactado por uma obra a ser realizada a partir de Goiás. Pelo menos 52 dos escolhidos terão repercussão e investigações em outros estados ou países (Angola, Colômbia, Cuba, Espanha, México e Uruguai).

********

Com as propostas inscritas em três grandes campos – criação e desenvolvimento (concepção e/ou desenvolvimento de projetos artístico-culturais),documentação (organização e preservação de acervos relacionados à arte e à cultura brasileiras) e pesquisa (desenvolvimento de pesquisas em arte e cultura brasileiras) –, a maior incidência é nos formatos audiovisual/documentário (48), seguido de patrimônio e memória (45), artes visuais (40), formação (30) e música (28).

*********

“Esta edição do Rumos reafirma a força e a amplitude da diversidade cultural e artística brasileira e, portanto, para o Itaú Cultural o programa cumpre o papel de garantir e incentivar a construção desta multiplicidade de narrativas sobre a nossa contemporaneidade” observa Eduardo Saron, diretor do instituto.

*********

Os temas aparecem tanto em projetos de pesquisa quanto de fim artístico. Um deles, do Rio de Janeiro, é Pontes sobre abismos, de Aline de Souza Motta. Trata-se de um trabalho de artes visuais que fala sobre relações familiares, história, memória e ancestralidade na África, em um diálogo com a atualidade.

*********

Outro exemplo é Acervo Agudás - Os "brasileiros" do Benim: Documentos visuais, sonoros e textuais, uma pesquisa de Milton Roberto Monteiro Ribeiro, também do Rio de Janeiro, que aborda a questão dos descendentes de africanos escravizados no Brasil que, ao longo do século 19, retornaram à África (região de Benim, Togo e Nigéria). O conteúdo será disponibilizado ao público no site do Laboratório de História Oral e Imagem da Universidade Federal Fluminense.

********

Pelo menos três perpassam questões de gênero. Fabiana, um audiovisual a ser realizado pela goiana Brunna Laboissiere Ferreira que impactará, além de Goiás, Belém, Recife, Macapá, Porto Velho e Vitória. O projeto contempla a pesquisa, produção e finalização de um documentário em que a diretora acompanhará a rotina de Fabiana, uma caminhoneira que se assume como mulher transexual na adolescência e está prestes a se aposentar.

**********

A baiana Camele Lyra Queiroz realizará LUMA, um curta-metragem de 20min que se apoia na abordagem documental para mostrar a retomada do contato e da aproximação entre ela, que vive em Salvador, e seu tio, que se tornou travesti e vive em São Paulo há vários anos. A última vez que se viram foi há 27 anos. No conteúdo, o filme será marcado pelas tensões emocionais, e na sua forma, pelas tensões estéticas.

*********

Em TransAmazona, o Muamba Estúdio, de Belém do Pará, fará um roadmovie experimental sobre o universo de mulheres transexuais e travestis em áreas de influência da BR320, a Rodovia Transamazônica. Percorrendo três estados cortados por ela, os realizadores pretendem questionar a sobreposição sistemática de opressões na trajetória de mulheres trans na Amazônia: a transfobia, o machismo, o racismo e o preconceito de classe agravados pelo isolamento político da região, que figura nos piores índices de educação do país.

**********

Cadê os produtores culturais de Rondônia e em especial de Porto Velho que deixaram passar essa oportunidade oferecida pelo Itaú.  Cultural. Vamos acordar povo da cultura!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)