Quarta-feira, 14 de novembro de 2012 - 05h15
CARNAVAL
Samba do Asfaltão será escolhido hoje
No País do Futebol, “Crack” Nem Pensar é o tema do carnaval do Asfaltão em 2013
Nesta quarta 14, véspera de feriado, numa disputa que acreditamos seja bastante acirrada a Escola de Samba Asfaltão fará a escolha do samba de enredo para o carnaval de 2013.
O tema que foi trabalhado pelas parcerias que estarão concorrendo, foi pesquisado pelo carnavalesco Osvaldo Pitaluga “No País do Futebol, “Crack” Nem Pensar”.
Com este enredo desafiador, a escola Amarelo, Preto e Branco pretende levar para a avenida no carnaval de 2013 o drama vivido por várias famílias brasileiras, que contam com pessoas e em especial filhos, que usam entorpecentes no dia-a-dia, transformando-se em dependente químico desses produtos. “É uma mensagem de reflexão que será levada para a avenida”, disse Pitaluga.
Cinco sambas estão confirmados: as Pastoras; Trio de Ouro; Fina Batucada, Eduardo Tavernard & Anderson e a parceria de Mávilo Melo, Waldison Pinheiro e Fernando do Chapéu. Pelos concorrentes é possível perceber que a qualidade fará parte desta noite de disputa.
A disputa vai acontecer hoje à noite a partir das 21h00, no Clube Ypiranga da avenida Pinheiro Machado.
Quem vai animar a festa é o Grupo Só Bambas, considerado de muita qualidade, que vem ocupando um espaço importante entre os sambistas da Porto Velho por primar em seu repertório pelo chamado samba de raiz. (AI)
No próximo sábado dia 17, vai acontecer no auditório do Palácio Presidente Vargas em Porto Velho, o encontro preparatório para implantação do Sistema Estadual de Cultura, do Território Madeira-Mamoré, formado pelos municípios de Porto Velho, Guajará Mirim, Nova Mamoré, Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste.
***********
O encontro está marcado acontecer no seguinte horário das 9 às 12h00 e da 14 às 17h00, no Auditório do Palácio Presidente Vargas (Palácio do Governo) Praça Getúlio Vargas - Centro Porto Velho - RO.
*********
A pauta do encontro é a seguinte: Apresentação do Sistema Nacional de Cultura, Diretrizes para o Plano Estadual de Cultura e escolha dos Membros dos Colegiados setoriais.
**********
As dúvidas podem ser dirimidas pela Coordenação do Sistema Estadual de Cultura a avenida 7de Setembro, 237, Centro, CEP 76801-348, Porto Velho - Rondônia Telefone: (69) 3216.5133- Email: sistemaestadualdeculturaro@gmail.comwww.secel.ro.gov.br
*********
A nota acima foi distribuída pela assessoria de comunicação da Secel, acontece, que quem a redigiu (já corrigimos), confundiu o nome do Palácio do Governo com o nome da Praça em frente ao Palácio.
*********
Apenas a título de contribuição: o nome do Palácio do Governo do estado de Rondônia é “Palácio Presidente Vargas”.
*********
O nome da praça é: “Praça Getúlio Vargas”
*********
Parece insignificante, mas, é necessário se observar esses pormenores. “Não confunda ‘alho com bugalhos’.
*********
Por não ter a humildade de consultar os alfarrábios do “Hokney”, foi que o autor (a) de um determinado livro, que está sendo comercializado inclusive nos supermercados de Porto Velho e que parece, também foi distribuído nas escolas públicas municipais. A história das nossas entidades carnavalescas está toda errada. O interessante disso tudo, é que a obra foi editada com o dinheiro público, já que o patrocínio é da prefeitura através da Fundação Iaripuna.
*********
É bom que se consulte as pessoas que sabem da história de Rondônia quando estiverem em dúvida, principalmente quando se trata de nomes que dizem sobre a mesma personalidade, mas com grafias diferenciadas, como é o caso do Palácio do Governo e da Praça. Ambos homenageiam a mesma pessoa, o Presidente Getúlio Vargas. Só que o nome do Palácio é “Presidente Vargas” e o da Praça “Getúlio Vargas”.
********
De qualquer maneira vamos prestigiar o encontro, pois a implantação do Sistema Estadual de Cultural é a salvação da “lavoura”.
********
Recentemente a Secel promoveu encontros com o mesmo objetivo em vários municípios, sob a coordenação do Chicão Santos, agora é a vez do Território-Madeira Mamoré.
********
Depois desse encontro o governo através da Secel vai promover a grande Conferencia Estadual, quando então serão escolhidos os 16 membros titulares do Conselho Estadual de Cultura e seus 16 suplentes.
*********
Se os amigos notaram, a reunião vai acontecer no auditório do Palácio Presidente Vargas. A idéia é marcar território, já que o governador Confúcio Moura em suas entrevistas, quando fala da mudança do seu gabinete para o Palácio Rio Madeira, sempre diz que o Presidente Vargas abrigará os museus estaduais. Aí o Nery quer dizer, estamos aqui senhores do palácio.
**********
Por falar em mudança, a empresa responsável pela transferência das secretárias para o Palácio Rio Madeira, já começou a desmontar os equipamentos da Secel para montar no prédio das Pedrinhas.
*********
Aliás, se não acontecer nenhum imprevisto e se não baixar o “santo” do Roberto Sobrinho no governo estadual. O complexo será inaugurado no dia da criação do Estado de Rondônia, ou seja, dia 22 de dezembro, com grandes shows.
*********
O show nacional que está sendo contratado é o do cantor Seu Jorge que vem aí com toda a estrutura. O pessoal local já está chiando, porque está correndo um boato, de que a turma conhecida como “Prata da Casa”, ou seja, músicos, bandas e grupos de dança de Porto Velho que serão convidados ou contratados, são apenas os que tocam Rock!
********
Particularmente não acredito nisso, o coordenador confessou a esse , que serão três dias de festa, onde o público vai poder assistir show de tudo quanto é segmento musical, de dança e teatro.
********
Diante do exposto, vou me concentrar para assistir o jogo da seleção brasileira e depois a disputa do samba enredo da escola de samba Asfaltão no Ipiranga da Pinheiro Machado.
********
O feriado de amanhã é em comemoração a Proclamação da República.
MUSICA
Artistas locais investem em estilo sertanejo
Há dois anos, Alex e Ademir vieram de Buritis para tentar a sorte na capital. Recentemente, a dupla sertaneja começou a investir na produção de um CD que, segundo eles, tem a intenção de valorizar os profissionais da terra. “Hoje, nas casas de shows cantamos apenas sucessos dos outros, chegou a hora de oferecermos um produto nosso, valorizando também os cantores locais”, comenta Alex cantor que faz a primeira voz.
Embora o CD da dupla esteja com 90% da produção finalizada, o nome ainda não foi definido. “Nós selecionamos composições que vão das modas antigas até os novos ritmos sertanejos, como o universitário e arrocha. E diante dessa diversidade ainda não definimos o nome da capa do CD’, disse Ademir.
Os irmãos são naturais do Paraná, mas foi em Rondônia que vislumbraram a oportunidade de sucesso. A idéia de seguir carreira surgiu após o festival estadual de música de 2003 que conquistaram o primeiro lugar. Já a paixão pelo sertanejo, diz Alex, veio da família. “Somos em 14 irmãos, todos nós cantamos, inclusive meus pais. Crescemos no campo ouvindo aquelas modas antigas dentro de casa. O sertanejo é nossa vida, é nossa história”, explica o cantor.
A dupla buscou letras de artistas ainda anônimos, mas que logo terão seus nomes divulgados com o lançamento do CD, dentre eles, o compositor Cleber Reis de Buritis, Dudu Lima e Madson Lamarão de Porto Velho. “Temos muitos talentos ocultos aqui nessa terra que nos adotou. Nessa nossa caminhada tivemos a chance de conhecer alguns deles e agora a oportunidade de valorizá-los”, anunciaram os irmãos.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando