Sexta-feira, 10 de abril de 2015 - 07h30
Curta Amazônia Mundi - Inscrições até 30 de abril
Estão abertas as inscrições de filmes de curta, média e longa metragem e clipes musicais até o dia 30 de abril ao 6º Curta Amazônia Mundi, que acontece em junho em Porto Velho. Podem se inscrever filmes nos gêneros ficção, documentário, animação, experimental que estarão concorrendo ao troféu "Arara Azul", troféu esse confeccionado pelo artesão rondoniense Pedro Furtado.
E atenção! Já chegaram filmes de diversos estados brasileiros, RO, PA, AM, MG, RJ, SP, PE, CE, BA, PR, RS, GO, DF, RN, PB, produções que sintetizam o "olhar cinematográfico" de diferentes e diversos diretores, integrando e interligando culturas do País à Porto Velho através da sétima arte, que o Cinema.
Atores, atrizes que traduzem e expressam o seu talento e são identificadas nessa nova safra da produção cinematográfica independente brasileira, proporcionando ao público portovelhense a ampliação do conhecimento, o entreternimento e o interesse por filmes produzindo por brasileiros para os brasileiros.
É isso ai galera, se inscrevam até o dia 30 de abril, data final de postagem, e participe dessa integração nacional através do Cinema, que liga de Norte a Sul, de Leste à Oeste no País. Mais informações no site www.curtamazonia.com, ou no email festival@curtamazonia.com.
Lenha na Fogueira
O artista plástico Bototo com o apoio da Funcultural de Porto Velho abre nesta sexta as 19h00, a exposição “Variações”. Na oportunidade a Funcultural vai inaugurar sua Galeria de Artes. Bototo trabalhou obras em diversas técnicas como Escultura, Pintura, Decopagens, Fotografia e Reciclagem daí o nome: “Variações”
*********
Com certeza a Galeria de Artes da Funcultural receberá grande pública, pois Bototo é considerado dos melhores em se falando de artes plásticas em Rondônia. Com certeza ela vai aproveitar o evento para apresentar algumas de suas performances teatrais.
********
A solenidade começa as 19h00. A Galeria de Artes da Funcultural fica a rua Elias Gorayebe esquina com a D. Pedro II no bairro São Cristovão.
*********
Ontem o superintendente da Secel Rodinei Paes juntamente com o Gerente de Cultura Fabiano Barros passou o dia em Guajará Mirim verificando a situação do Bumbódromo.
*********
O espaço foi interditado pelo Corpo de Bombeiros em 2012 e até hoje, nada foi feito no sentido de atenderem as exigências verificadas. Aliás, até se fez alguma coisa, mas, parece não agradou os soldados da segurança.
********
Esse negócio de reforma de patrimônio público em Rondônia é mais que complicado. Vejam a reforma do estádio Aluizio Ferreira que todo ano dizem que vai começar e nada. Nosso representante no campeonato de futebol estadual, tem que jogar em Ariquemes porque a tal reforma do Aluizão nunca começa.
********
O Ginásio Claudio Coutinho também está fechado faz tempo e toda vez que a imprensa procura seus responsáveis, recebem como resposta que dentro em breve a “REFORMA” será concluída!
********
Porto Velho a capital do estado de Rondônia não tem um espaço digno para a realização de grandes eventos como o Flor do Maracujá, Carnaval, Raveillon e outros espetáculos. Andaram falando que esse espaço seria construído no terreno do Aeroclube na estrada 13 de Setembro ou Estrada do Japonês. Isso foi no primeiro mandato do Roberto Sobrinho e até agora nada. O governo do estado brigou para assumir a obra e também não providenciou nada.
********
Já tão até falando que ali será a nova rodoviária de Porto Velho. Aliás, os vereadores realizaram uma audiência pública para discutir sobre a Nova Rodiviária e praticamente ninguém compareceu, nem mesmo as autoridades que têm a ver com o assunto. O povo não chegou a dez. Acho que nem mesmo todos os vereadores compareceram.
********
Enquanto isso, a Funcultural está anunciando que vai alugar um terreno ali perto daquela Estátua da Liberdade na Jorge Teixeira, para realizar o show com o cantor pernambucano Alceu Valença. Alceu Valença vem a Porto Velho abrir o ciclo das festas juninas 2015 no dia 14 de junho.
*******
Aí o Mamede pergunta: Me explica ‘ae mermão’, como é que tem dinheiro para pagar o cachê de Alceu com Banda e tudo, mais o aluguel do terreno que não deve ser barato e não tem como arranjar um meio de repassar recursos para as Escolas de Samba?”.
********
Eis a questão, tudo depende da burocracia e da Lei 190 que agora a Funcultural ta tentando reverter.
********
Tem mais um negócio que só acontece em Porto Velho. Passamos décadas dizendo que Porto Velho era a única capital de um estado brasileiro que não tinha teatro. Certo!
*******
Aí o governo de Confúcio Moura inaugurou logo dois teatros de uma vez, o Mamoré e o Teatro Palácio das Artes Rondônia, ano passado.
*******
E Porto Velho passou a ser, a única capital de um estado brasileiro, que tem dois teatros que não funcionam, por falta do ALVARÁ!
Noite da música inédita na Mostra do Sesc
A noite desta sexta feira 10, reúne no Teatro 1 do Sesc Esplanada o que temos de melhor, em se tratando de novos talentos na musica de Porto Velho. A noite de hoje é considerada para muitos, como a verdadeira Mostra Sesc Rondônia de Música, já que os cantores vão apresentar suas últimas produções musicais.
Cada cantor compositor tem direito a apresentar (cantar) 4 músicas de sua autoria, sendo que uma tem que ser inédita ou pelo menos não tenha sido gravada.
Assim a partir das 19h30, sobrem ao palco do Teatro 1 do Sesc Esplanada os cantores e compositores: Alex Almeida e Grupo Gaia, Silvinho, Tom Brito, Laís Fernandes, Patrícia Cavalera, Sergiomar, Gioconda Trivério e participações especiais de Kelen Mendes e Gabriele Junqueira. “Apesar de não ser um festival de música, a noite de hoje nos lembra o Festival de Música que relevou grandes talentos musicais na década de 1990 até meados da década de 2000”, lembra Ceiça Farias.
Show de encerramento
A 12ª edição da Mostra Sesc Rondônia de Música termina na noite deste sábado dia 11, com o espetáculo musical da cantora paraibana Vera Lima que vai apresentar o espetáculo “Cantando nos Terreiros do Povo” na comunidade de Cujubimzinho no baixo Rio Madeira as 19h30.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando