Domingo, 4 de janeiro de 2015 - 05h06
“Brilhou lá no céu, radiante e colorido de alegria,
é a Nova Estrela a Brilhar,
que o mais Novo Estado Anuncia...”
“La la laia, la la laia lala – Rondônia e suas riquezas
é o tema que a Diplomatas vem cantar”
O 4 de janeiro de 1982 e a Diplomatas do Samba
Conforme já contamos em colunas passadas, o carnaval das escolas de samba Diplomatas do Samba e Pobres do Caiai no ano de 1982, Instalação do Estado de Rondônia, teve como enredo os temas: O Adeus ao Território e Exaltando a criação do Estado de Rondônia. A Pobres do Caiari ficou responsável pela despedida do Território e a Diplomatas pelas boas vindas a Nova Estrela da União.
O Samba do Black Charles
O músico, compositor e cantor Black Charles havia lançado um disco compacto com um samba de sua autoria, que exaltava a figura do governador Jorge Teixeira de Oliveira – Teixeirão e falava sobre o “Novo Estado”, o refrão era muito forte e em conseqüência disso, a música estava fazendo o maior sucesso nas rádios e rodas de samba da época.
Com a sugestão (coerciva) do Teixeirão para que a escola cantasse na avenida, loas ao Novo Estado da União no caso Rondônia e como a letra da música do Black Charles se encaixava no tema, o presidente da Escola odontólogo Heitor Costa mandou chamar o cantor para uma conversa e nessa conversa, perguntou quanto Black Charles cobraria para ceder seu samba para ser o samba de enredo da escola Os Diplomatas do Samba no carnaval de 1982. Black cobrou um preço muito alto. Heitor colocou na mesa de reunião da diretoria da sua escola e o preço foi rejeitado, principalmente pelo diretor mais ativo da escola Leônidas O’Carol Chester que havia representado a escola na reunião com o Teixeirão. Em vista disso o Samba do Black Charles foi descartado definitivamente.
Bainha entra na jogada
Com o descarte da música do Black Charles, a diretoria da vermelho e branca entrou em contato com o compositor Bainha e fechou contrato, para que o mesmo e seus parceiros fizessem o samba que seria cantado pela escola no desfile daquele ano. Vale salientar que essa reunião aconteceu no inicio do mês de dezembro de 1981.
Bainha convocou seu parceiro Oscar Dias Knightz e passaram a pesquisar a história de Rondônia para compor o samba. Segundo o próprio Bainha contou a nossa reportagem, após várias tentativas para iniciar o samba ele lembrou o samba da Caiari cujo verso final diz: “A agricultura é a estrutura, da Nova Estrela começando a brilhar...” e daí ele deu inicio ao seu samba: “Brilhou lá no céu, radiante e colorido de alegria, é a Nova Estrela a Brilhar, que o mais Novo Estado Anuncia...” O título do samba é: “Rondônia e Suas Riquezas”.
4 janeiro de 1982
No dia 4 de janeiro de 1982, apesar de nenhuma escola de samba ter sido convidada para participar com seus sambistas da solenidade de instalação do Estado de Rondônia e posse do governador Jorge Teixeira de Oliveira-Teixeirão, Bainha e Oscar formaram uma trupe e foram pra frente do palácio Presidente Vargas, distribuíram a letra, e passaram a cantar o samba. O saxofonista Toninho do Sax a época famoso em toda a região Norte estava com eles e o samba passou a ser cantado como se fosse a música oficial daquela solenidade.
Diplomatas campeão
Com um refrão super popular: “La la laia, la la laia lala – Rondônia e suas riquezas é o tema que a Diplomatas vem cantar”. Não deu outra, a escola sagrou-se campeã do primeiro carnaval de Rondônia Estado.
Rondônia e Suas Riquezas
Samba de Bainha e Oscar Knightz
Brilhou lá no céu
Colorido e radiante de alegria
É a Nova Estrela a brilhar
Que o mais novo estado anuncia
Rondônia de um passado tão brilhante
Nós queremos agora exaltar
Teus anais, a tua história
Tuas riquezas sublime a exaltar
Vamos meu povo cantarolar
Hoje é dia de folia
Vamos todos festejar
Tem cacau, ouro e madeira
Cassiterita minando no chão
A borracha foi a pioneira
Que hoje revive com a migração
La la la ia la la
La la la ia la la
Rondônia e suas riquezas
É o tema que a Diplomatas
Vem cantar [digo brilhou]
Lenha na Fogueira
Nesta segunda feira 5, a Banda do Vai Quem Quer abre sua sede e começa os trabalhos visando o desfile do dia 14 de fevereiro.
**********
A presidente Siça Andrade informa que a Banda 2015 volta a desfilar no seu dia tradicional, isto é, sábado de carnaval, fato que não ocorreu em 2014 em virtude a cheia do rio Madeira.
********
O artista chargista Rondinelli Gonzales já entregou a arte com o tema das camisetas para o carnaval deste ano, que volta a satirizar momentos políticos.
********
O coquetel de lançamento das camisetas com o tema deve acontecer, antes do dia 20 e também deve acontecer junto com o Baile Carnavalesco “O Boom da Banda”.
********
Nesta segunda dia 05 de janeiro de 2015, a sede da Banda que fica a rua Joaquim Nabuco entre a Carlos Gomes e a D Pedro II estará aberta das 8 nas 18h00.
*********
O folião já pode adquirir sua camiseta ao preço de R$ 40. “É bom que o folião adquira logo a camiseta para não ficar sem a fantasia da Banda no carnaval deste ano”. Por sinal confirma Siça a arte do Gonzales ficou muito bonita.
********
Por falar em ensaio de bloco. O Galo da Meia Noite considerado o segundo maior bloco de Porto Velho, vai começar seus ensaios no dia 10 próximo.
********
Desta vez o Terreiro do Galo vai receber mais três blocos que farão seus ensaios junto com o “carijó” do bairro Caiari.
********
Outro bloco que vem firme para o carnaval 2015 é o Bloco Us Dy Phora. A turma do Areal mandou dizer que vem com tudo desde dezembro quando realizou o seu carnaval fora de época e levou uma multidão pelas ruas o bairro.
********
Antes do Galo da Meia quem larga na frente em se tratando de ensaio é o Bloco Areal Folia.
********
No seu quarto ano desfilando no carnaval de Porto Velho, o Areal folia vai realizar quatro ensaios, sendo que o primeiro vai acontecer no dia 9 e os demais, 16, 23 e 30 de janeiro.
********
Quem vai animar os ensaios o Areal Folia é a Banda Groover Bom. Os ensaios irão acontecer ao lado da Escola Estudo e Trabalho, sempre a partir das 19h00.
*********
Este ano não contaremos com o desfile da Banda do Imigrantes que geralmente abria o carnaval de rua de Porto Velho uma semana antes do desfile da Banda do Vai Quem Quer.
********
Ainda esta semana, o prefeito de Porto Velho deve publicar o Decreto Oficializando o carnaval de rua de Porto Velho. Só após a publicação desse decreto é que os blocos poderão ensaiar no meio da rua e até realizar desfile.
********
Tô achando muito devagar a questão das escolas de samba. Até agora a Funcultural não disse de quanto será o subsídio que será repassado as escolas de samba de Porto Velho.
********
Lembramos que o carnaval este ano acontece no inicio de fevereiro, portanto resta pouco tempo para os carnavalescos das escolas de samba trabalharem seus enredos. Vamos correr com o processo Marquinho!
********
Os carnavalescos das escolas de samba já disseram que se a grana do subsídio não for repassada até o dia 20 de janeiro fica difícil realizar um bom desfile.
*********
Vamos nessa que hoje é o aniversário de Instalação do Estado de Rondônia e pelo menos até fechamento dessa coluna, não ficamos sabendo de qualquer solenidade referente a data.
********
Lamentamos que em Rondônia ninguém se importa com as datas que marcam a nossa história.
Assista reportagem da TV Candelária e o comentário de Everton Leoni
********
Já não festejamos o dia de Rondon faz tempo. Agora o 4 de janeiro também está sendo relegado ao esquecimento. O 22 de dezembro nem se fala.
*********
Rondônia o estado que abriga gente de todas as regiões do Brasil os ditos destemidos pioneiros não estão nem aí, para a data que agora é oficial como sendo a data da comemoração do aniversário do Estado.
*******
Mesmo assim nos orgulhamos de ser Rondoniense!
.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando