Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

O Arraial Flor do Maracujá 2013 volta a ser discutido


O Arraial Flor do Maracujá 2013 volta a ser discutido - Gente de Opinião

O Arraial Flor do Maracujá 2013 volta a ser discutido na noite desta terça feira 02, durante reunião da Federação de Grupos Folclóricos de Rondônia - Federon marcada para começar as 18h00 na Sala Guaporé do Centro de Formação.


*********

Essa reunião estava marcada para acontecer semana passada, porém, como a Comissão encarregada de manter contato com o presidente da ALE a respeito da colocação de emenda parlamentar por parte dos deputados estaduais, não conseguiu a audiência antes do dia marcado para a reunião, a direção da Federação adiou para esta terça.

********

“Precisávamos chegar na reunião com alguma noticia, positiva ou não”, justificou o presidente Emanuel.


*********

Com certeza na noite de hoje, os interessados inclusive este colunista, vão ficar sabendo sobre o andamento do Processo da realização do maior arraial folclórico da Amazônia o Flor do Maracujá.

*********O Arraial Flor do Maracujá 2013 volta a ser discutido - Gente de Opinião

Enquanto isso, o Boi Bumbá Corre Campo de Porto Velho foi convidado a participar de um evento que vai acontecer no mês de maio no Sesc, que vai contar com a presença de personagens do Bumba-Meu-Boi do Maranhão; Boi Bumbá do Amazonas e Boi Bumbá de Porto Velho.

*********
Todos os grupos assumem que vão se apresentar com a participação do “Levantador de Toadas” e personagens que na Amazônia são conhecidos como Item, como é o caso da Cunhã Poranga, Rainha do Folclore, Amo e Sinhazinha da Fazenda.


*********
O grupo Boi Bumbá Corre Campo por ter sua sede em Porto Velho contará com maior número de participantes.

*********

Aliás, o Corre Campo também foi convidado para se apresentar no evento, “Festival de Inverno Amazônico” que também vai acontecer no mês de maio, em Costa Marques, com vasta programação esportiva e cultural. Em Costa Marques o Bumbá super campeão do Flor do Maracujá vai se apresentar no dia 4 de maio.

O Arraial Flor do Maracujá 2013 volta a ser discutido - Gente de Opinião**********

Hoje no Mercado Cultural é dia do Jam Bera um dos melhores eventos culturais da capital rondoniense.


*********
Flamareon comanda a massa que sempre prestigia o evento, cantando, declamando e até atuando.


*********

Vamos nessa que o Jam Bera é coisa nossa, com gente da gente que faz o que muita gente deveria fazer e não faz!


**********
Jam Bera a pedida cultural desta terça feira. A partir das 19h00 no Mercado Cultural.


**********

Por falar em Marcado Cultural, sexta feira passada, chamada de santa, o Mercado não abriu a noite, apesar da proprietária de um dos bares ter anunciado que contrataria uma Banda de Pagode para suprir a ausência da turma da Fina Flor do Samba.


**********

Aí o vice presidente da Funcultural chegou e colocou “farofa” (acertadamente), no ventilador dos “mercantilistas” e disse que por ser feriado o Mercado tinha que permanecer fechado naquele dia.


**********

Porém, na praça em frente ao Mercado a Getulio Vargas, começou a chegar alguns músicos, que já sabendo que não ia acontecer nada no Mercado, se juntaram e começaram a fazer música de alta qualidade.


*********

O fotógrafo Nina chegou com sua gaita de boca, o Tavernard com seu violão, o Bill Marques com a palma da mão, A Lu Silva com o incentivo verbal e muitas outras pessoas, e o som varou a noite, cheia de blues, bossa nova e outros ritmos clássicos como chorinho. Verdadeira programação cultural.

*********

Só para lembrar: A Fina Flor do Samba começou justamente dessa maneira e no mesmo local!

********

Quem sabe essa turma de músicos e música boa, não acaba preenchendo as noites de quarta feira do Mercado Cultural. Será bem melhor que o tal de “Forró Pé de Serra Pelada”.


 
 

O Arraial Flor do Maracujá 2013 volta a ser discutido - Gente de Opinião

ÊXODO

Judas salva “O Homem de Nazaré”

O que aconteceu na encenação de sexta feira poderia até ser tolerado, desde que fosse apresentada por jovens da catequese

Não, você não está lendo errado, isso foi realmente o que aconteceu durante a encenação do quadro “Paixão de Cristo”, que faz parte da peça “O Homem de Nazaré” do Grupo Teatral Êxodo durante a procissão do Senhor Morto sexta feira santa 29.

Ao contrário da apresentação de Domingo de Ramos 23, na praça da Madeira Mamoré, quando tudo aconteceu conforme o previsto e ensaiado! Na encenação da última sexta feira 29, praticamente nada deu certo. Começou com a falta de ação de quem de direito, que facilitou que os automóveis ficassem estacionados no trecho da D. Pedro II, entre a rua José de Alencar até a Catedral atrapalhando a Via Sacra que começou na rampa do Banco do Brasil.

Ali já se via, que a coordenação do espetáculo não havia se preocupado com a produção, fato que ficou latente na cena do “Enforcamento de Judas”, pois não fora a boa atuação do ator Alexandre Ronald até hoje a procissão e a encenação estaria esperando pela sonorização. Essa mesma sonorização em sua sonoplastia, deixou a desejar também em várias cenas que aconteceram no palco montado em frente à Catedral, registrando entre tantas falhas, na reprodução das falas dos personagens Cristo, Verônica, Quintilliu’s e Maria. A produção deveria ter testado a qualidade dos CDs durante a passagem do som. Um Grupo de Teatro como o Êxodo que está a 30 anos, apresentando a mesma peça, não pode protagonizar tantas falhas. O que aconteceu na encenação de sexta feira santa poderia até ser tolerado, desde que fosse uma peça apresentada por jovens da catequese. No caso do Êxodo não!


Gente de Opinião

Judas salva a encenação

“É nas falhas que se conhece a capacidade criativa das pessoas”. No caso da encenação do Grupo Êxodo sexta feira santa, o ator Alexandre Ronald fez a diferença, pois justamente na hora que Jesus Cristo vai passando carregando a cruz pelo local escolhido por Judas para se enforcar após ter se arrependido... Tudo pronto, cenário muito bem montado pelo cenógrafo Ismael Barreto, ator preparado para a cena, Jesus a caminho do calvário observa Judas pedindo clemencia. Justamente nesse momento a sonorização falha, o público esperando o início da encenação e nada. É quando Alexandre Ronald mostra toda sua capacidade criativa, e em vez de esperar o som na caixa e dublar, fez ao vivo. “... Porque tinha de ser eu Senhor? Por que não Pedro, Tiago, Felipe ou André? Mas fui eu. O que as futuras gerações pensarão de mim? Quantos homens farão o mesmo que eu? Perdão Senhor...Perdããããããooooooooo!”

Alguns enxugam as lágrimas disfarçadamente e os aplausos ecoam pelo pátio da Catedral!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)