Quinta-feira, 20 de março de 2014 - 05h01
A Cia Catibrum Teatro de Bonecos apresenta nos dias 22 e 23 às 19h30 o espetáculo “O Cavaleiro da Triste Figura” no Teatro Banzeiros em Porto Velho. Entrada franca com retirada de convites na bilheteria do teatro uma hora antes da apresentação.
Adaptado do clássico romance de Cervantes, considerado a maior obra literária de todos os tempos, o espetáculo mostra o confronto entre loucura e realidade, o céu e a terra, o sagrado e o profano.
O cavaleiro é Alonso Quijana, um nobre senhor que, de tanto ler, troca a razão pelo sonho de mudar o mundo. Para isso, recolhe algumas velhas e carcomidas armas de sua família e sai acompanhado de seu escudeiro Sancho Pança para viver sua fantasia e se transformar em Dom Quixote de La Mancha.
Usando as técnicas de manipulação transversa, luva e sombra, e optando pelo despojamento de cenários, a Catibrum reinventa o deserto árido da imaginação de D. Quixote e conta sua história com humor e lirismo.
"Este projeto foi selecionado pelo Programa “Petrobras Distribuidora de Cultura - 2013/2014" e realizado com os benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Em Porto Velho, o espetáculo conta com o apoio da Fundação Cultural de Porto Velho - Funcultural e da SEMED.
A Catibrum Teatro de Bonecos foi fundada em 1991 com a proposta de pesquisar as manifestações da cultura popular brasileira e divulgá-las através dos títeres.
Sediada em Belo Horizonte, a Cia realiza montagens originais de espetáculos de teatro de formas animadas, oferece oficinas de confecção e manipulação de bonecos e coloca à disposição do público um amplo acervo de livros, vídeos e títeres de vários países.
Além dessas atividades, o grupo realiza o Festival Internacional de Teatro de Bonecos em Belo Horizonte com a responsabilidade de apresentar as mais variadas e inovadoras técnicas do teatro de animação.
Graças ao prazer de dar vida ao inanimado e ao interesse em revelar a personalidade espirituosa de cada uma de suas criações, a Catibrum realiza uma série de apresentações pelo país cativando público cada vez mais heterogêneo e reconhecimento da crítica.
Serviço
O Cavaleiro da Triste Figura
Adaptação e direção: Lelo Silva
Confecção dos títeres: Catibrum Teatro de Bonecos
Figurinos, trilha sonora e criação de luz: Lelo Silva
Elenco:Amaury Borges, Patrícia Lanari, Tim Santos, Daniela Perucci, Lelo Silva e Leandro Marra.
Produção Executiva:Adriana Focas
Data: 22 e 23 de março
Horário: 19h30
Local: Teatro Banzeiros
Endereço: Rua Renato Medeiro, 365, Centro, Porto Velho, RO.
Indicação etária: Para maiores de 14 anos
Lenha na Fogueira
A reunião de ontem, entre os dirigentes de Blocos de trio elétrico e a direção da Funcultural, foi e não foi positiva! Explico:
*********
Acontece que de inicio, os dirigentes dos blocos relutaram em acatar a data para a realização dos desfiles dos blocos sugeridos pela Funcultural.
********
A data sugerida foi aquela que divulgamos em primeira mão, na edição de ontem, ou seja, no mês de maio.
********
Muitos levantaram a tese de que no mês de maio, o Rio Madeira pode ainda estar muito cheio, o que poderá provocar a proibição por parte dos órgãos afins e em conseqüência, mais um adiamento da data o que segundo alguns carnavalescos, vai desgastar muito sua entidade perante seus foliões.
*******
A outra data ventilada, foi durante o mês de julho, isto porque o mês de junho, já está reservado para as festas juninas que são compostas pelos Arraiais Flor de Cacto, Arraiá Leste, Arraial do Nacional e Arraial Comunidade na Roça no bairro Esperança da Comunidade e quem sabe, até o Flor do Maracujá.
********
Depois de tanto argumentos e mudanças na tabela de apresentação, por unanimidade que só não foi absoluta, porque o representante do bloco Murupi votou contra, ficou acertado que o Carnaval do Centenário de Porto Velho caso o Rio Madeira deixe, vai acontecer no mês de maio.
********
A Fundação Cultural apenas pediu que os blocos e escolas de samba não divulguem a data de seus desfiles, porque vai levar a decisão aos dirigentes dos órgãos que estão prestando serviço no auxilio as vítimas da Enchente. Defesa Civil, Corpo de Bombeiro, Comando da Polícia Militar, Secretaria de Saúde etc.
********
A resposta definitiva se os desfiles vão mesmo acontecer no mês de maio, será passada aos dirigentes dos blocos e escolas de samba, em reunião que já foi marcada para acontecer na próxima quarta feira dia 26.
*******
Caso a proposta seja aceita, o Galo da Meia Noite vai desfilar no dia 1° de Maio e a Banda do Vai Quem Quer no dia 3.
*******
Se tudo correr como o que ficou decidido na reunião de ontem, que por sinal, foi muito bem conduzida pelo vice presidente da Funcultural dançarino Chagas Perez, quem vai abrir realmente os desfiles, será o Bloco “Arco Iris Êxtase” no dia 30 de abril.
********
Quanto às escolas de samba, por enquanto, a data reservada é 30 e 31 de maio, ou seja, sexta e sábado, sendo que na sexta desfilam as escolas do Grupo de Acesso e sábado as do Grupo Especial.
********
Porém tudo isso pode mudar para o mês de julho. Vamos ficar torcendo para que tudo saia de acordo com a decisão da reunião de ontem, 19.
********
Enquanto isso, hoje as 16h00 no Rondon Palace Hotel o governo estadual através não sei se da Seduc ou da Secel, vai empossar os 32 Conselheiros do Sistema Estadual de Cultura.
********
Dois representantes do Ministério da Cultua estarão presentes na solenidade: Neila que vem de Rio Branco (AC) como representante da Regional Norte e o Pedro Ordoli Coordenador do Sistema Nacional de Cultura que vem de Brasília.
********
Tomam posse na tarde de hoje, 32 Conselheiros de Cultura sendo 16 representantes do Podre Público e 16 da Sociedade Civil Organizada.
*******
Depois da posse, começa a primeira reunião do Conselho de Cultura do estado de Rondônia;
********
Com certeza a pauta que será mais discutida, é a referente ao depósito dos recursos oriundos do governo estadual na Conta do Fundo de Cultural que é legalmente constituído.
********
O Gerente de Cultura da Secel alegando outros compromissos, já disse que não vai tomar posse, quem deve ir é o seu suplente João Zoghbi.
Parque Natural recebe
investimento de Um Milhão
A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), firmou compromisso na tarde desta terça-feira (18), com a Santo Antônio Energia, para investir cerca de R$ 1 milhão no Parque Natural, também conhecido como Parque Ecológico. O recurso é fruto de compensação ambiental e foi determinado pela Câmara Técnica do Ibama em Brasília. O secretário Edjales Benício de Brito (Sema) explica que todo recurso oriundo de compensação ambiental deve obrigatoriamente ser investido em unidades de conservação, como determina a lei.
Disse, ainda, que parte do dinheiro será utilizado na recuperação do acervo biológico e reconstrução do museu existente nas dependências do Parque Natural. Outra parte servirá para reformar e ampliar a sua sede administrativa. Edjales faz questão de informar que as obras serão realizadas pela própria Santo Antônio Energia, mas fiscalizadas pela Sema e o Ibama. “O Ibama determina o valor e onde deve ser aplicado o dinheiro. Cabe ao Município determinar o que precisa ser feito”, esclarece o secretário. O secretário também agradeceu ao diretor de sustentabilidade do consórcio, Carlos Hugo Araújo e destacou outros investimentos feitos no setor de meio ambiente na capital rondoniense.
De acordo com Carlos Hugo, o respeito ao meio ambiente é uma das marcas do Consórcio Santo Antônio Energia. O investimento na unidade de conservação de Porto Velho faz parte dessa política empresarial e também representa o cumprimento de mais uma exigência legal feita pelo Ibama. Ele parabenizou a gestão do prefeito Mauro Nazif por ter registrado o Parque Natural no Sistema Nacional de Conservação para receber recursos destinados pelo Governo Federal.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando