Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

O centenário de Nair Andrade Macedo


O centenário de Nair Andrade Macedo - Gente de Opinião

Sábado dia 09, a família Macêdo festejou o centenário de Nair Andrade Macêdo - Tia Nair. A festa começou com a celebração de missa de ação de graça na igreja São Luiz Gonzaga e prosseguiu na casa de eventos The House.

Para festejar o centenário da matriarca da família, vieram filhos, netos, bisnetos, sobrinhos e noras de várias cidades brasileiras como Rio Branco (AC), Aracaju (SE), Salvador (BH), Rio de Janeiro (RJ), Manaus (AM) entre outras.

Tia Nair nasceu no dia 09 de abril de 1916 na localidade de São Cristóvão no baixo rio Madeira hoje agregada ao distrito de São Carlos, filha de Bento José de Macedo e dona Francisca Andrade. Os filhos Heitor, Oswaldo, Orlete, Fátima, Elais, Eloeni, Eleon, Eleoni e Jaime marcaram presença.

A animação ficou por conta do musico compositor e sobrinho/neto de Nair Silvinho e seu parceiro Branco. A solenidade durou até a meia noite com muita animação e todos querendo fazer foto ao lado da Tia Nair.

O centenário de Nair Andrade Macedo - Gente de Opinião


Lenha na Fogueira

Tão roubando descaradamente as peças da Estrada de Ferro Madeira Mamoré!

******

Outra vez? O maior roubo foi praticando quando o governo federal, pressionado pelas transportadoras rodoviárias, resolveu erradicar a Estrada de Ferro cujos trens faziam a linha Porto Velho/Guajará.

*******

Os delinqüentes do patrimônio publico, conseguiram levar um vagão de trem inteirinho, que foi localizado numa mansão em Brasília, isso sem falar nos Sinos das Locomotivas todos em bronze que desapareceram do nada.

*******

Por incrível que possa parecer, depois do governador Jorge Teixeira que conseguiu reativar a viagem de trem até Santo Antônio e dava o maior valor para o acervo que ainda restava.

*******

A Madeira Mamoré em Porto Velho foi novamente reativada quando o Oswaldo Piana foi governador, aí a viagem de “trenzinho” se estendeu até a Vila do Teotônio. Além disso Piana criou a praça Madeira Mamoré nivelando quase em sua totalidade, o pátio de manobras à rua Farquar, é isso que ainda existe. Depois disso só promessa e desvio de dinheiro. Andaram falando que haviam revitalizado parte da obra feita pelo Piana e até colocaram placa dizendo com o valor em MILHÕES de REAIS que foi aplicado na revitalização. Tudo conversa pra boi dormir.

*******

Encomendaram um Projeto à equipe responsável pela obra das Docas de Belém (PA), uma obra muito bonita e tudo parecia que ia acontecer, uma passarela que ia do Cai N'água até a Vila de Santo Antônio.

*******

Aí mudou o prefeito e o prefeito que entrou achou de encomendar o projeto do projeto e veio a enchente de 2014 e acabou com tudo que foi sonho. Melhor para eles que não precisaram prestar contas do não foi feito, mas, recebeu recursos.

********

Não se pode dizer que as zuzinas têm culpa no cartório porque a de Santo Antônio assumiu e até quase termina a revitalização da Oficina. Justamente o local que hoje os irresponsáveis estão saqueando. Roubando as peças para vender no ferro velho.

*******

De quem será a culpa desse pessoal estar roubando a Madeira Mamoré? Claro que do governo. Agora ninguém sabe de qual governo, pois o Estado diz que o acervo não é de sua responsabilidade, a prefeitura diz que também não recebeu o que deveria receber para tomar conta e o tal de IPHAN não sabe pra que existe, diz que também não é deu sua alçada cuidar da segurança do Patrimônio.

*******

Sendo assim, vão se cansar de falar em audiência pública e não vão resolver nada, pois os discursos ficam a merce do vento, sem saber para onde se dirigir.

******

O Manuel Português é quem está pra ter um troço agarrado numa daquelas peças na tentativa de impedir que os ladrões as leve para os ferros velhos.

******

E assim a cada “banzeiro” do Madeirão, vai mais um pedaço do barranco. Em breve não estaremos nos reportando as peças roubas. Estaremos sim, lamentando, o desmoronamento dos GALPÕES que serviram de armazém durante muitos anos.

*******

O Plano Inclinado que deveria ser o primeiro a ser tombado, está prestes a desaparecer nas profundezas do Madeira. O Triângulo já foi, só quem deve escapar do desbarrancamento é o prédio do Relógio, mesmo assim, se não cuidarem, também vai desmoronar pois chove mais dentro do que fora.

*******

A Associação dos Ferroviários até que tenta, mais não tem força para exigir que o governo preserve nosso maior patrimônio histórico.

*******

O Ministério Público Federal deveria sugerir que todo o patrimônio da Madeira Mamoré voltasse a ser de responsabilidade do governo federal, pois hoje, nem a prefeitura de Porto Velho e nem o governo estadual têm recursos para mantê-lo.


Flor do Maracujá será no mês de junho

O centenário de Nair Andrade Macedo - Gente de Opinião

A Federação de Grupos Folclóricos de Quadrilha e Boi Bumbá de Rondônia - Federon bateu o martelo para realização da XXXV Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá que volta a ser realizado no mês de junho. “Reunimos com a direção da Funcultural de Porto Velho e com a direção da Sejucel e ficou acordado que o Flor do Maracujá vai acontecer entre os dias 22 de junho e 3 de julho, no Espaço Cultural Federon localizado no Parque dos Tanques”, disse o presidente Fernando Rocha.

Após fechar a data e o local da realização da nossa maior festa folclórica, os dirigentes da Federon se reuniram com o deputado estadual Léo Moraes e com o deputado presidente da Assembléia Legislativa de Rondônia Maurão de Carvalho que garantiram durante audiência pública, realizada na última quinta feira dia 7, aporte financeiro através de emenda parlamentar, no valor de R$ 300. “Agora estamos quase perto de alcançar o desejado pelos nossos grupos, uma vez que a prefeitura já garantiu também ajuda financeira aos grupos, enquanto o governo estadual vai entrar com a instalação da estrutura”, finalizou Fernando.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)