Sábado, 26 de fevereiro de 2011 - 10h03
A população carnavalesca de Porto Velho se encontra na noite de hoje na Praça São José no Mocambo, para desfilar pelo bloco “Até Que a Noite Vire Dia”. O bloco homenageia no carnaval deste ano, o Maestro Carlos Sinfonte que por muitos anos foi o Comandante da Banda de Música da Guarda do Território Federal de Rondônia e depois Banda da Policia Militar. Carlos Sinfonte é considerado um dos melhores trompetistas do estado.
De acordo com a diretoria a concentração vai começar as 18h00 com a Banda Lua animando os foliões até a meia noite quando a Banda Carijó assume o trio elétrico e puxa o desfile do bloco pelo seguinte percurso: Capitão Esron de Menezes, Alexandre Guimarães, Rogério Weber, Sete de Setembro e Pudente de Morais, todo o percurso dura aproximadamente quatro horas.
O abada ainda pode ser adquirido na tenda montada na Praça São José que vai estar aberta a partir das 8h00.
O Galo da Meia Noite é o padrinho do bloco e a cerveja Cristal também apóia o bloco, além do governo do estado e prefeitura. “Aproveito para reafirmar o convite a toda a população de Porto Velho e região para comparecer no bloco, que está se tornando uma tradição em alegria e folia durante os carnavais de Porto Velho, no ano passado entre pessoas com abadas e os chamados “pipocas” conseguimos juntar 10 mil pessoas no bairro Mocambo” convida Geri Anderson.
O Bloco Até Que a Noite Vire Dia entra para o rol dos blocos considerado com grande e em conseqüência positiva, ganha o direito de desfilar sem concorrência na noite de hoje.
*********
A turma do Mocambo começa a se concentrar as 18h00 ao som da Banda Lua enquanto o desfile propriamente dito está marcado para iniciar a meia noite puxado pela Banda Carijó comandada pelo maestro Teixeira.
********
O grande homenageado do bloco é o Maestro Carlos Sinfonte que por muitos anos comandou a Banda de Música da PM.
*******
Carlos Sinfonte é foi um dos primeiros moradores do Bairro Mocambo. Até seus familiares moram no tradicional bairro.
********
A única coisa que podemos considerar como falha da direção do bloco, é que não providenciaram a composição de uma marchinha contando os feitos do Carlos Sinfonte que está vivinho da Silva e deve desfilar em cima do trio elétrico na noite de hoje.
*********
O carnaval de rua de Porto Velho prossegue amanhã com os desfiles dos blocos: Arco Iris e Furacão da Zona Sul.
*********
O ARCO IRIS tem a seguinte programação - Concentração as 18h00 na Avenida Sete de Setembro entre as Ruas Farquar e Rogério Weber. A saída está prevista para as 20h00, fazendo o seguinte percurso: 07 de Setembro, Marechal Deodoro e Carlos Gomes, até a Praça das Caixas D\ Água.
**********
FURACÃO DA ZONA SUL - Concentração as 16h00 no Campo Florestão - Av. Jatuarana
*********
O Furacão tem o inicio do seu desfile marcado para as 20h00, fazendo o seguinte percurso: Avenida Jatuarana seguindo até o Poliesportivo da Rua Jatuarana com rua Sucupira bairro Cohab.
**********
Depois dos desfiles dessas agremiações carnavalescas teremos três dias para recuperar as energias. Segunda, terça e quarta feira,
*********
A partir de quinta feira o bicho pega de verdade e o carnaval só para na terça feira
*********
O Galo da Meia Noite se apresenta quinta feira dia 3 de março e daí pra frente, vamos brincar carnaval todos os dias sem parar.
********
O que vejo é a falta da participação das nossas emissoras de rádio na divulgação da programação carnavalesca.
********
Os canais de televisão até que divulgam intensamente o evento e os nosso blocos, mas, as rádios não tocam nem marchinha carnavalescas.
*********
Tá faltando programação carnavalescas em nossas emissoras de rádio.
*********
Não custa nada tocar as músicas das nossas entidades carnavalescas.
********
Praticamente todos o s blocos e escolas de samba gravaram suas músicas em CD;
*********
Alô amigos das emissoras de rádio! Vamos valorizar nossos artista.
********
Vocês ganham dinheiro do empresariado de Rondônia e no nosso caso, do empresariado de Porto Velho e não dos BAIANOS
********
Deixem de tocar musicas do carnaval de outros estados e toquem nossas músicas. O teu pão quem paga são os foliões de Porto Velho radialista!
*********
O carnaval de rua de Porto Velho começou ontem e só vai terminar no dia 12 de março com o desfile do bloco “To de Folga” da Policia Militar de Rondônia.
*********
Dentre todos os desfiles, os mais importantes são os desfiles das escolas de samba
*********
È com os desfiles das escolas de samba que aprendemos alguma coisa da história e da cultura carnavalescas.
*********
Por exemplo, a escola de samba Acadêmicos do Armário Grande vai contar o sonho do historiador Marco Teixeira no qual Rondônia é a terra de Cocanha a terra sem males e o país da felicidade.
********
O enredo fala do Quilombo do Piolho que fica no Vale do Guaporé. fala de Lendas e Mistérios da Amazônia entre outras histórias.
*********
A escola de samba Asfaltão conta a histórias das “Mascaras”.
********
E a Rádio Farol fala sobre a “Água”.
********
A Diplomatas vai mostrar todas as reações causadas pelos “Prazeres”.
********
O carnaval tá em andamento. Vamos brincar sem violência, vamos apenas nos divertir curtindo a maior festa brasileira.
*********
Hoje é o aniversário da jornalista Keila Xavier. A turma do Diário da Amazônia e da RedeTV parabeniza a nobre colega, por tão significativa data. Parabéns!
HISTORIAS DO CARNAVAL EM PORTO VELHO
Bloco do Purgatório – Pitoresco
O Bloco do Purgatório era realmente uma entidade carnavalesca diferente. Na história publicada na semana passada, deixamos de citar um dos seus mais destacados integrantes, o folião conhecido como Braga que trabalhava no Incra, assim como muitos dos brincantes do cordão. Braga juntamente com o Isaias, Manelão, João Dalmo, Nonato Cavalcante e o Jofeli moravam no prédio do Tufy Matny que ficou conhecido também como “Purgatório”, pois ali se articulava tudo que seria aplicado durante os preparativos que antecipavam o desfile do bloco. Lembramos também de outro integrante influente o Amarilio (Pirarara).
A turma do Purgatório (prédio), passou a fazer o velório do bloco a partir do mês de janeiro. Colocavam um caixão em cima da marquise do prédio, numa posição que dava para os transeuntes que passavam pela Avenida Carlos Gomes e pela Gonçalves Dias verem, apesar de não ter nenhum “defunto” dentro, o caixão chamava atenção, pois durante a noite, a turma acendia vela ao seu redor e até ficava fazendo “velório” até alta madrugada, claro que bebendo todas. Não faltavam as prostitutas requisitadas nas boates Anita e Maria Eunice.
O folião que amanheceu nu amarrado no poste
Certa vez a cachaça da foi tanta, que um dos foliões moradores do “Purgatório” entrou em como alcoólica, os colegas que não estavam nem aí, até porque o que estava menos sóbrio, não conseguia fazer um “quatro” com as pernas. O rapaz em coma alcoólica foi levado para baixo do prédio e amarrado num poste da rua Carlos Gomes totalmente pelado (NU).
Isso aconteceu numa noite de sábado para domingo. Pela manhã de domingo, as beatas ao se dirigirem para a missa na catedral davam de cara com aquela “marmota”, parecida com um Judas, só que era uma pessoa de verdade inteiramente NU amarrado ao poste. Foi um escândalo, a mãe de um dos integrantes do bloco que morava no prédio, ao ver a presepada, mandou chamar seu filho, deu-lhe um “esbrega” e ordenou que ele tirasse “aquele rapaz dali”. Em respeito à pessoa que passou pelo vexame, até porque hoje se trata de um profissional muito bem conceituado em Porto Velho não divulgamos seu nome.
Mãe desmaia ao ver filho no caixão
Acontece que alguém havia trazido do Rio de Janeiro uma “faca” daquelas que se usa em filmagens, que já vem “melada” de sangue. Amarraram a “faca” no peito do “defunto” dando a impressão que realmente estava enterrada até o cabo. Ao passar por determinado BAR do bairro Caiari. A turma resolveu dar uma parada para abastecimento. Enquanto bebiam esqueceram-se do defunto na carroceria da Kombi e como ele também já estava mais pra lá do que pra cá, adormeceu. A Mãe do dito cujo ao passar pelo local viu aquele caixão em cima da carroceria da Kombi e curiosa foi olhar pra ver quem era.
A turma só ouviu o grito de “Ai meu Deus!” e a pancada de um corpo caindo no chão, correram pra lá e viram que era a mãe do “defunto” desmaiada. O “Padre” Sarmento que era dentista tentou reanimar a senhora e não conseguiu, resultado, tiveram que levá-la ao Pronto Socorro do Hospital São José. Quando ele saiu do coma que olhou pro lado da maca viu seu filho ainda com aquela “faca” no peito, deu outro grito de espanto e tornou a desmaiar. Depois de muita massagem de reanimação ela voltou ao normal, porém o desfile do bloco já havia sido suspenso. Vale salientar que esse episódio aconteceu após o bloco ter passado oficialmente em frente ao palanque oficial.
Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando