Quinta-feira, 3 de março de 2011 - 06h21
Com o tema “O Galo da Meia Noite – Rei do Seu Terreiro Natal”, o segundo maior bloco carnavalesco de Porto Velho desfila hoje fazendo o circuito Caiari pelas ruas Rogério Weber, Pinheiro Machado, Joaquim Nabuco e Carlos Gomes até a Praça das Caixas D’água. De acordo com a programação distribuída pela Fundação Iaripuna a concentração do bloco da família Corbim Caula começa as 20h00 na rua Rogério Weber entre a Duque de Caxias e a Pinheiro Machado, a saída do bloco está marcada para a meia noite e o término do desfile para as 4h00.
A Banda Carijó comandada pelo maestro Teixeira vai animar os foliões de cima do Trio Elétrico 40 Graus que já foi vistoriado e está liberado pelo Corpo de Bombeiros.
As últimas unidades das camisetas do Galo, podem ser adquiridas na sede do bloco no bairro Caiari a partir das 9h00 desta quinta feira.
De acordo com o presidente Edson Caula o bloco está pronto para iniciar o desfile, com todos os documentos em dia e com as camisetas praticamente todas vendidas. “Vamos prestar homenagem ao General Manelão durante o desfile do nosso bloco”, disse Caula.
Apesar de na programação oficial constar que a Concentração começa as 20h00, a diretoria do “Carijó” informa, que o trecho da rua Rogério Weber entre a Duque de Caxias e a Pinheiro Machado vai estar interditado para a passagem de veículos a partir das 18h00. Acontece que o Trio Elétrico vai estacionar no local para a passagem de som da Banda Carijó.
Ainda de acordo com a programação oficial a solenidade de largada do bloco começa as 23h30 com a chegada da Corte do Rei Momo no terreiro do Galo, seguida de pronuinciamento do Presidente da Fundação Iaripuna, do secretário da Secel Chicão Leilson e do presidente do Galo que anunciará o inicio do desfile a meia noite em ponto.
No seu 19º desfile, o Galo comunica aos concorrentes que no bairro Caiari ele é o dono do terreiro.
Nunca vi um velório e um enterro tão bonito como o do meu amigo Manelão.
*********
Nem aqui e nem em lugar algum desse Brasil.
********
Nem mesmo o maior compositor de marchinhas carnavalescas, Braguinha foi capaz de provocar em seu enterro no Rio de Janeiro o “desfile” carnavalesco, como aconteceu na despedida do Manelão.
********
Confetes e serpentinas enfeitaram todo o trajeto entre o Mercado Cultural e o Cemitério dos Inocentes.
*******
O prefeito Roberto Sobrinho disse uma frase que resume tudo. “Não sei se estou num velório ou num desfile carnavalesco”
********
Ao mesmo tempo em que a gente chorava, cantava as marchinhas da Banda e as preferidas do General .
********
Que os tradicionais não me coloquem na berlinda pelo que vou escrever.
********
Tanto o velório como o enterro do Manelão foram a coisa mais linda que já aconteceu em Porto Velho nesse sentido.
********
Observei um fato curioso. Talvez pela euforia do desfile carnavalesco, no que foi transformado o enterro do General da Banda.
********
Todo mundo esqueceu de acender vela em seu túmulo fato comum tão logo os coveiros acabem o trabalho.
********
No túmulo do Manelão só coroas, muitas coras de flores. Praticamente todas as entidades carnavalescas de Porto Velho e órgãos públicos enviaram coroas.
********
A todo o momento as baterias de foguetes e fogos de artifícios eram acionadas no Cemitério. É como dizem as “bonecas”: Foi uma coisa de louco o enterro do Manelão.
********
Durante todo o dia de ontem muita gente foi visitar o túmulo do meu eterno amigo Manelão. Segundo o administrador do cemitério dos Inocentes, jamais aconteceu de tantas pessoas visitarem o túmulo de um morto no dia seguinte.
********
“Esse Manelão era mesmo muito querido”. Era não amigo, É!
********
Bom! Como o carnaval não pode e nem deve parar.
********
Hoje temos o desfile do Galo da Meia Noite o segundo maior bloco de Porto Velho.
********
Se você ainda não comprou sua camiseta do Galo da Meia Noite, corra a rua Rogério Weber entre a Duque de Caxias e a Pinheiro Machado. Quem sabe você tenha sorte de ainda conseguir pelo menos uma.
*******
O Galo da Meia Noite concentra as 18h00 e começa a desfilar a meia noite, se não estiver chovendo.
********
Se estiver chovendo a Banda Carijó vai ficar tocando em cima do trio e os foliões brincando até que os bombeiros liberem o desfile, assim diz o regulamento.
********
É no Galo da Meia Noite que brinco meu carnaval, pois, nos outros dias, estarei trabalhando na cobertura dos demais blocos.
********
Sábado coordeno a Banda da Banda de cima do “Trio Mãe”, e apesar de estar no comando do maior bloco da região Norte, não dá para brincar, é trabalho duro.
********
As escolas de samba estão na reta final dos seus preparativos.
*******
Diplomatas, Asfaltão, São João Batista e Acadêmicos do Armário que fazem parte do Grupo Especial trabalham dia e noite na montagem dos seus carnavais.
********
Posso garantir, pois vi “com esses olhos que a terra há de comer”, que a Acadêmicos do Armário Grande está muito bonita.
********
Não é por ser meu não, mas, o samba do Armário Grande é um dos melhores, quiçá o melhor entre os melhores no carnaval 2011;
********
A bateria “Fúria Verde e Branca – A Pororoca da Zona Sul” comandada pelo Mestre Hudson tá super afinada.
********
Tá tão boa que o Mestre de Bateria de uma escola adversária, foi lá no ensaio criar caso com o Mestre Hudson dizendo, que ele (Hudson) não poderia utilizar os breques (paradinhas) no desfile da Verde e Branco.
*******
Vamos aos apelidos das baterias das nossas escolas de samba!
*******
Asfaltão – Pura Raça
********
Diplomatas – Tsunami
********
Armário Grande – Fúria Verde e Branca – A Pororoca da Zona Sul.
*********
São João Batista – Não tem apelido.
********
Domingo dia 6 desfilam as seguintes escolas de samba:
********
Império do Samba (Grupos de Acesso).
********
Acadêmicos do Armário Grande (Especial)
********
Asfaltão (Especial)
*******
Segunda feira:
*******
Unidos da Rádio Farol (Acesso)
********
Acadêmicos do São João Batista (Especial)
*******
Os Diplomatas do Samba (Especial).
*******
Vai comprar camiseta da Banda do Vai Quem Quer no Chaveiro Gold folião!
Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando