Terça-feira, 5 de abril de 2011 - 07h02
Os artistas plásticos João Zoghbi e J. Messias, com a exposição “Cores, Formas e Encantos”, que está na Galeria Afonso Ligório da Casa da Cultura Ivan Marrocos desde a última sexta feira, num primeiro momento, nos remetem as cidades praianas do litoral brasileiro, quando colocam frente-a-frente com duas esculturas em areia que lembram as que encontramos nas praias nordestinas e cariocas. A diferença entre aquelas e as dos nossos artistas, é justamente a localização, enquanto os artistas que moram no sudeste e nordeste esculpem em plena praia, João Zoghbi e J Messias deram formas a suas esculturas dentro da Galeria Afonso Ligório o que valoriza ainda mais o trabalho dos nossos artistas, pois o trabalho foi muito mais sacrificoso, por terem que transportar a matéria prima (areia), para dentro da Ivan Marrocos. Quanto às esculturas, cada um dos artistas foi buscar inspiração em suas origens. João Zoghbi mostra a luta da cabocla beradeira que ficou viúva do soldado da borracha e teve que enfrentar a vida sozinha, indo buscar o sustento pelos rios, lagos, igapós e igarapés utilizando uma canoa em suas pescarias e no transporte da sua produção seringueira. O artista ainda deu um toque super regional a sua arte ao transformar uma, “Gamela” onde o caboclo costuma amassar o açaí para extrair o saboroso vinho numa canoa. Ali está à cabocla e sua prole sendo perseguida pelo boto vermelho, enquanto o cachorro vira lata abocanha um peixe na proa da canoa, a meninada vai encostada a mãe e entre o último banco e a popa, estão as pelas de borracha que por certo, serão trocadas por gêneros alimentícios e roupas com o primeiro regatão que aparecer.
A mulher do J Messias está pegando sol numa praia nordestina, quem sabe a de “Muro Alto” em Porto das Galinhas (PE) estado natal do nosso artista, acontece que segundo alguns visitantes da exposição, J. Messias foi além e criou uma mulher totalmente sua. Poderíamos bem dizer, que a mulher do Messias é fruto da miscigenação responsável pela formação genética da população do estado de Rondônia. A sensualidade maior da escultura do J Messias está em sua localização, embaixo de uma escada o que faz com que os visitantes do sexo masculino exercitem a imaginação “pernóstica”.
Independente das duas esculturas, a exposição “Cores, Formas e Encantos”, nos presenteia com telas do mais alto nível artístico. Segundo fomos informados, em apenas três dias, J Messias e João Zoghbi já venderam mais de 10 trabalhos cada um.
A Casa da Cultura Ivan Marrocos fica aberta para visitação entre as 9h00 e as 20h00 de segunda a sábado, e aos domingos das 9h00 as 18h00.
Ontem pela manhã ouvi uma entrevista com o secretário da Secretaria de Obras o Abelardo Neto
*********
Na qual ele disse que as obras do teatro dependem de um parecer do Tribunal de Contas.
********
Acontece que a empresa responsável pela obra do “Encantado” Teatro de Porto Velho, tá querendo mais dinheiro para terminar a construção.
*******
E enquanto os Conselheiros não analisarem o pedido de reajuste, detalhadamente, a obra fica paralisada.
*******
É um absurdo esse negócio de aditivo.
********
Na hora da licitação, as empresas não querem nem saber se a oferta vai dar para começar e terminar o empreendimento. Querem é ganhar das concorrentes.
********
Depois que estão “dentro”, começam a chantagear o governo, ou seja lá quem for o dono da grana que vai pagar os serviços.
********
Acho que o teatro de Porto Velho já foi pago umas dez vezes e até agora a obra não chegou nem na metade.
********
E olha que estão apenas na construção propriamente dita.
********
Quando chegar a parte da montagem do teatro mesmo, aquela que tem que contar com a estrutura funcional de um teatro, como iluminação, sonorização, poltronas, maquinário de palco etc. aí é que oi bicho vai pegar de verdade.
********
Tenho a impressão que nosso teatro só vai ficar pronto mesmo em 2020, se tudo correr mais ou menos, após a liberação do pedido de aumento que está sendo avaliado pelos Conselheiros do TC.
********
A fiscalização do TC é ótima, pois “evita” o tal super faturamento. Será?
********
Assim como o CPA, que segundo ainda o Abelardo Neto só deve ficar pronto lá para o final do ano, o teatro que não é bem visto por alguns setores do governo, se não tiver alguém cobrando de verdade, só sai como já disse, lá pra 2020. Aí o Zekatraca já passou dessa para a melhor!
********
Se eu fosse o secretário colocaria o “BEZÓ” perturbando os Conselheiros pela aprovação ou não do reajuste e depois perturbando os donos da empresa, pela conclusão da obra. Com certeza o teatro sairia logo, logo!
********
Por falar em Cultura.
********
De acordo com cronograma de pagamento do MinC. A grana da segunda parcela dos Pontos de Cultura das redes, deve estar na conta até o final deste mês.
********
Essa grana deveria estar na conta dos Pontos de Cultura desde o mês de janeiro.
********
Como mudou o governo e em conseqüência o Ministro do MinC foi substituído pela Ministra Ana de Holanda as coisas ficaram empacadas.
********
Agora está no site do Ministério da Cultura que o dinheiro será depositado até o final deste mês.
********
Vale salientar que a contra partida do estado de Rondônia está na Conta da Secel desde dezembro passado.
********
A falta de cumprimento do cronograma é do governo federal.
********
Espero que essa canoa não faça água antes de chagar ao porto do Cai N’água.
********
Por falar em canoa.
********
A exposição dos artistas J Messias e João Zoghbi que esta na Galeria Afonso Ligório, guardadas algumas exceções (leia-se Margot), disparadamente está anos luz a frente dos demais artistas locais.
********
As esculturas em areia são a grande atração.
*********
Os diretores de colégios, deveriam programar visitas dos alunos a excelente exposição Cores, Formas e Encantos.
********
E você amigo leitor, agenda uma visita à Casa da Cultura para admirar o trabalho de dois super artistas de Rondônia
Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando