Terça-feira, 31 de janeiro de 2017 - 05h02
O encanto do show Rondoniana Meu Dengo
Sábado passado dia 28, o Grupo Diz-Farsa apresentou no teatro Guaporé o espetáculo “Rondoniana Meu Dengo” protagonizado por Ernesto Melo e A Fina Flor do Samba. O espetáculo é o primeiro entre dos trinta que serão apresentados em várias cidades do estado de Rondônia, pelas entidades vencedores do Edital Zezinho Maranhão de Música.
A abertura foi feita pelo Superintendente da Sejucel Rodnei Paes que disse sobre os próximos passos da Sejucel, relativos a publicação de Editais Culturais. “Já temos garantido no orçamento 2017, mais de 12 milhões para o Fundo de Cultura o que vai nos proporcionar a publicação de Editais para vários segmentos culturais, entre eles Dança, Produção Fonográfica, Literatura (publicação de livros) entre outros”.
No espetáculo musical “Rondoniana Meu Dengo” atuaram os músicos Ernesto Melo, Sílvio Santos, Barney, William Coimbra, Nicodemos, Walcir Nonato, Caratê, Chico Lobo, Beto Ramos e Carlinhos Maracanã. Com um repertório recheado de clássicos do samba de raiz e pelas composições autorais de Ernesto Melo que contam a história de vários bairros de Porto Velho. O show foi super aplaudido pelo público presente. A abertura musical contou com a participação da cantora Gina Beta filha de Zezinho Maranhão interpretando a música “Porto Rondoniana”.
Foram aproximadamente duas horas de música. No final Ernesto Melo cantou o clássico de sua autoria “Porto Velho Meu Dengo”' e encerrou o show com o Hino de Rondônia. “Quero agradecer a equipe técnica do Palácio das Artes – Teatro Guaporé na pessoa da diretora artística Gilca Lobo” Finalizou Ernesto Melo.
Lenha na Fogueira
Faltam dois dias para a inauguração do Calçadão Manelão. O Calçadão Manelão fica na Travessa entre o Mercado Cultural e a Praça Getúlio Vargas.
********
Quem vai cortar a fita de inauguração é o prefeito Hildon Chaves e a Siça Andrade. A programação vai contar com a apresentação da escola de samba Acadêmicos do São João Batista que este ano, vai apresentar na Passarela do Samba Edson Fróes o enredo “Manelão o General da Folia, o Rei da “Alegria”.
********
Logo após a apresentação da escola de samba, vai acontecer o lançamento das Camisetas da Banda do Vai Quem Quer para o carnaval deste ano que será apresentada por Dez Musas coreografadas pela Ana Célia Santos.
********
Como manda a tradição, logo após a apresentação das Camisetas da Banda, Siça Andrade oferece à imprensa de modo geral o famoso Coquetel. Não sei como a Siça vai fazer para controlar, pois o evento por ser oficial da prefeitura de Porto Velho, com certeza, vai concentrar muita gente, porém, o Coquetel é apenas para os jornalistas e convidados especiais da diretoria da Banda.
********
Antes da apresentação das Camisetas da Banda acontecerá o lançamento do livro “As Peripécias do General - Manelão” de autoria de Sílvio M. Santos. O autor conseguiu patrocínio junto a OAB e apoio cultual com os deputados Lindomar Garçon (Federal) Aírton Gurgacz e Léo Moraes (Estadual), site Rondônia Agora, Chagas Neto e Berenice Silva.
********
Uma coisa posso garantir, além das histórias e estórias hilárias do Manelão as ilustrações do João Zoghbi chamam a atenção pela qualidade. A impressão é da gráfica Imediata e a revisão da Creila Maria a bibliotecária responsável pela publicação é a Glória Valladares e a diagramação do Raimundo – Rai.
********
Por falar em literatura, o espetáculo musical “Rondoniana Meu Dengo” com Ernesto Melo e A Fina Flor do Samba, foi apresentado sábado no Teatro Guaporé abrindo a circulação do Edital Zezinho Maranhão de Música. O Projeto foi apresentado pelo Grupo Diz Farsa.
********
Segundo o superintendente Rodnei Paz o Edital Zezinho Maranhão de Música vai apresentar em todas as cidades polos do estado de Rondônia 30 espetáculos musicais, com os mais variados grupos e estilos. A Fina Flor do Samba e o Sons de Beira são os vencedores da cidade de Porto Velho, do interior tem mais quatro grupos. Cada grupo terá que se apresentar em cinco cidades polos, totalizando 30 espetáculos.
********
Esse é o melhor sistema de investimento e apoio á cultura. Estou me referindo aos Editais. E vem aí mais 12 editais a grana já está garantida no orçamento da Sejucel. Em 2017 a equipe do Fabiano Barros tá começando com tudo.
*******
O Galo da Meia Noite provou na noite de sábado passado, que é realmente, o responsável pela realização dos melhores ensaios carnavalesco de Porto Velho. Literalmente lotou o Calçadão Manelão durante a realização do seu primeiro ensaio, visando o desfile do dia 23 de fevereiro. Carlinhos, Mourão e Caula estavam com o sorriso da largura da cara de tanta felicidade.
********
Valeu diretoria do Galo, é assim que se faz carnaval em Porto Velho. Nossa tradição são as marchinhas, frevos e samba enredo o resto é baiano.
********
Os abadas do Galo com certeza, no próximo ensaio já estarão a venda. São 25 anos de carnaval do segundo maior bloco de Porto Velho. Vamos nessa cambada!
********
Era o Capeta brigando com o Anjo e a prostituta buchuda discutindo com a esposa do morto. Essa estória faz do livro “As Peripécias do General” no conto “O Bloco do Purgatório”, quinta feira dia 2, lançamento no Calçadão Manelão às 9 horas.
Ensaio do Galo lota Calçadão Manelão
O primeiro ensaio do Galo da Meia Noite visando o desfile do do 24 de fevereiro, aconteceu sábado passado 28, no Calçadão Manelão em frente ao Mercado Cultural.
A Banda Carijó agora comandada melo Mário Nilson, levou o folião à “loucura”, ao executar apenar marchinhas, frevos e sambas enredo. “Esse é o verdadeiro Galo da Meia Noite”, festejava a blogueira Luciana Oliveira, enquanto a promoter Consola de vez em quando, sorteava Abadas para o carnaval dos 25 anos do bloco, entre as pessoas que levaram alimento não perecível e trocaram pelo cupom.
Bainha e Oscar foram convidados a cantar a marchinha campeã do concurso de frevos e marchinhas, alusivo aos 25 anos do Galo da Meia Noite que aconteceu em dezembro do ano passado, seguido do Jair Monteiro convidado a cantar o Hino do Bloco “Alô seu Cabo Omar”.
O Calçadão Manelão recebeu mais de Mil foliões que brincaram carnaval até a meia-noite. Benjamin Mourão presidente da agremiação, lamentava a falta de sensibilidade de alguns ambulantes e até de permissionários de box no Mercado Cultural, que não estavam comercializando produtos da Marca patrocinadora do evento. “Não custa nada esses ambulantes que ficam fora das grades de proteção, venderem a cerveja da distribuidora que está patrocinando o ensaio e o que é pior, eles prejudicam a nossa agremiação porque vendem seus produtos mais baratos”, disse Mourão.
O Galo da Meia Noite vai realizar mais três ensaios no Calçadão Manelão. “Nosso ensaio geral vai acontecer no dia 18 de fevereiro”, disse o diretor fundador Carlinhos Castro. Os interessados em adquirir o abada do Galo para o carnaval dos 25 anos, devem se dirigir à sede do bloco a rua Rogério Weber entre a Duque de Caxias e a Pinheiro Machado.
Os elogios a nova Banda Carijó foram unânimes. “É decisão da diretoria, a Banda Carijó no carnaval deste ano, só vai tocar marchinhas, frevos e samba enredo”, disse Edson Caula um dos fundadores do bloco.
O Galo da Meia Noite desfila na madrugada do dia 23 para o dia 24 de fevereiro, pelo circuito Caiari (Pinheiro Machado, Joaquim Nabuco, Carlos Gomes até a Praça das Caixas D'água).
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando