Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

O Gigante Sagrado vai encher o 'curral'


 
FLOR DO MARACUJÁ

Corre Campo – Nosso código é preservar

O bumbá Corre Campo o grupo que mais títulos ganhou nesses 30 anos, de Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do Arraial Flor do Maracujá, se apresenta na noite de hoje com o tema “Nosso Código é Preservar” e o “Ritual da Cura”.

O bumbá que nasceu na Baixa da União em 1954, desde 2004, é dirigido pela bacharela em direito e educação física, Maria José Brandão carinhosamente chamada de dona Branca. De acordo com a direção de arte do “Gigante Sagrado”, a apresentação será desenvolvida em quatro atos:

1º Ato - O Auto do Boi Bumbá; 2º Ato - O espetáculo das cunhãs (Porta Estandarte, Rainha da Batucada, Rainha do Folclore, Morena Bela, Rainha da Floresta, Rainha da Cultura, Rainha do Folclore, Cunhã Poranga mais o Diretor de Barreiras de Índios). 3º Ato Ritual da Cura seguido da apresentação do Pajé e 4º Ato - Despedida.

As indumentárias dos vaqueiros, rapazes, batucada e tribos foram idealizadas pela dona Branca e sua filha Caroline – Carol que até o ano passado se apresentou como Sinhazinha da Fazenda. “O desenvolvimento artístico dos cenários e alegorias é do Saulo Toscano que contou com o auxilio do artesão Bomba e mais a equipe de arte do Corre Campo”, disse Branca.

A toada tema “Nosso Código é Preservar”, é de autoria do compositor e levantador de toadas Silvio José Santos com arranjos do maestro Júnior de Castro Alves, a coreografia das tribos, foram criadas pelo Joãozinho, Ricardo e Patrícia. O Ritual é uma criação dona Branca em parceria com o Amo Silvio Santos. “Vamos colocar no ‘curral’ de dança do Maracujá grandes alegorias e tribos indígenas com as mais belas indumentárias. Nosso boi vai para ganhar o título”, finalizou Branca.

Ficha Técnica
Amo - Silvio Santos
Sinhazinha da Fazenda – Paula
Levantador de Toada – Silvio José Santos
Miolo – Sandro e Carlinhos
Rainha da Batucada – Liliane
Rainha do Folclore – Jack
Cunhã Poranga – Silvinha Rodrigues
Morena Bela – Ana Célia Santos
Rainha da Floresta – Marcela Araujo
Rainha da Cultura – Fátima
Diretor de Barreira de Índio – Balduino
Pajé - Wendell
E os personagens – Catirina, Pai Francisco, Cazumbá, Mãe Maria, Bicho Folharal e os Doutores da Vida, Cachaça e Relâmpago
Homenageado – Genésio da Guitarra (Papai).


O Gigante Sagrado vai encher o 'curral' - Gente de Opinião


A noite da última quarta feira, apesar do meu Vasco ter deixado de ganhar do Corinthians, foi uma das melhores da Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás que está acontece no Arraial Flor do Maracujá.

*********

Logo de cara apreciamos a super apresentação da Quadrilha mirim Rosa de Ouro – Ótima.

*********

Logo depois o Boi mirim Mimosinho nos presenteou com um super espetáculo. A criançada mostrou que realmente sabe brincar Boi Bumbá. Valeu Alberto!

*********

Aí como quem não quer nada, entra a Quadrilha Matutos do Triângulo lascando o Cano – Literalmente botara pra quebrar o “cano” com o tema Cinema – do Mudo ao Colorido.

*********

Foi um show de apresentação, tanto no estilo evoluído (atual) como no tradicional, pois o marcador apresentou coreografias com passes de antigamente os chamados tradicionais como “Marisia”, “Grande Túnel” e outros.

*********

A turma do bairro mais antigo de Porto Velho dançou com garra. Os comentários nos camarotes foram unânimes. “Até agora foi a quadrilha mais animada”.

********

Roque, Lucio e Martins, tomaram conta dos microfones logo após a apresentação do Triângulo com as luzes do “curral” totalmente apagadas, por solicitação da coordenação do Boi Bumbá Az Ouro para que os cenários fossem montados.

*********

Quando a Coordenação da Mostra abriu o m, icrofone para o grupo folclórico o apresentador Allan Web surgiu na arena animando a galera e anunciando a entrada do Amo Jair Monteiro. O espetáculo do Bumbá do bairro Nova Floresta estava só começando.

*********

As luzes foram acesas e o público pode deslumbrar a grandeza e a beleza do cenário montado na arena do Flor do Maracujá.

*********

Uma tribo com aproximadamente 40 integrantes que segundos nossas fontes veio de Humaitá (AM), entrou e deu um show de coreografia.

O Gigante Sagrado vai encher o 'curral' - Gente de Opinião

*********

Na seqüência o Az de Ouro mostrou porque é considerado uma dos maiores e melhores grupos de bumbá de Porto Velho.

*********

Dona Dorinha como Diretora de barreira de índio foi um espetáculo a parte.

*********

Só não podemos afirmar com, certeza que o boi dirigido pelo Silfarney está na disputa do título porque aconteceram duas falhas.

*********

A primeira foi a queda da Porta Estandarte na hora de sua apresentação para os jurados (o palco quebrou).

********

A segunda foi a não apresentação da Cunhã Poranga.

********

A linda Cunhá Poranga entrou na arena em cima de uma Arara (alegoria) e desceu em cima do palco de apresentação.

*********

Acontece que no momento que ela iria dançar para os jurados o apresentador pediu que a “Marujada” parasse porque naquele momento iria acontecer a apresentação do Boi (comer, lamber sal, beber, água etc.) e a jovem ficou estática no palco sem saber o que fazer. Que pena!

O Gigante Sagrado vai encher o 'curral' - Gente de Opinião

*********

Os dirigentes do boi estão se pegando com tudo quanto é santo, para que os jurados não levem em consideração os incidentes. Se os jurados “cegaram” ou fizeram vista grossa, o Boi Bumbá Az de Ouro é um boi a ser abatido pelos contrário Corre Campo e Diamante Negro. O Boi azul está no páreo!

*********

E o compositor e cantor Lissinha autor da toada (muito bonita por sinal) tema que homenageou os 30 anos da Mostra. Como havíamos anunciado nesta coluna, cantou a toada, escondido atrás do cenário (por ser evangélico), mas cantou e se saiu muito bem. Valeu!

*********

Hoje é a vez, aliás, é a minha vez como Amo do Corre Campo mostrar quem é quem na Mostra de Boi Bumbá.

*********

O Corre Campo posso garantir vai apresentar um super espetáculo dentro do tema “Nosso Código é Preservar”

**********

Muitas surpresas serão apresentadas na noite de hoje no Flor do Maracujá.

*********

O Gigante Sagrado vai encher o “curral” de dança com suas tribos e personagens.

*********

Quer ver o que é realmente um Amo de Boi Bumbá? Vai me assistir hoje no Maracujá.
 


Flor do Maracujá – Programação

A XXX Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás que está acontecendo no Arraial Flor do Maracujá, apresenta na noite desta sexta feira 08, os seguintes grupos:

20h00 - Quadrilha mirim Matutinhos do Triângulo
21h00 – Boi mirim Brilhantinho
22h00 – Quadrilha adulta A Roça é Nossa
23h05 – Boi Bumbá Corre Campo
00h00 – Banda Os Cobras do Forró

Sábado – 09.07.11

20h00 – Quadrilha mirim Rádio Farol
21h00 – Boi mirim Estrelinha
22h00 – Quadrilha adulta Rádio Farol
23h05 – Boi Bumbá Diamante Negro

 

Gente de Opinião

Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com

Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)