Quarta-feira, 17 de outubro de 2012 - 05h34
PORTO VELHO
Show pelos 98 anos do município
A prefeitura de Porto Velho através da Fundação Iaripuna, encerou no último domingo 14, as comemorações alusivas aos 98 anos de criação do município de Porto Velho. A festa de encerramento aconteceu no anfiteatro da Estrada de Ferro Madeira Mamoré com a apresentação do cantor Caribé e sua banda com o show “Cariberana”. “Na realidade esse show deveria acontecer no dia 2 de outubro data real da criação do município, porém por motivos alheios a nossa vontade não aconteceu”, justificou o diretor financeiro da Fundação Gregório.
A programação propriamente dita começou no dia 1º com a apresentação do Projeto Jam Bera no Mercado Cultural, prosseguiu no dia 2 com a apresentação do bumbá Az de Ouro na praça Oswaldo Piana no bairro Eletronorte e no dia 4 na Seresta Cultural com o super show do Nonato do Cavaquinho & Cycera Pérola Negra no Mercado Cultural. “O show do Nonato foi o melhor dessa programação de aniversário”, disse o artesão e artista plástico Ismael Barreto. Na realidade Nonato & Cycera se apresentaram durante mais de duas horas e o público ainda queria mais. “Essa morena é um espetáculo cantando e dançando”, comentava Paulinho Rodrigues elogiando a voz e a performance da Cycera no palco.
Heitor Almeida coordenador da Seresta Cultural se disse gratificado por ver seu Projeto ser agraciado com “Tão espetaculur show”. Altair Lopes presidente da Iaripuna não economizou elogios a dupla de artistas que veio do amazonas abrilhantar a festa dos 98 anos do município de Porto Velho. “Sem delongas o Nonato e Cycera merecem todos os elogios possíveis”, finalizou Tatá.
Após alguns dias de férias, voltamos ao batente e encontramos os bastidores culturais pegando fogo, com a noticia da extinção da Secel.
********
O colunista Robson Oliveira foi o primeiro a publicar em sua coluna que a Secel passará a ser um Departamento da Secretaria da Educação.
**********
A nota do Robson nos deixa duvida quanto ao setor cultural da Secel. Ele fala em Fundação de Cultura. Como no governo estadual não existe Fundação Cultural a pergunta é: A Secel em sua área cultural será transformada em Fundação e apenas o Esporte vai para a Seduc?
*********
Já o Allan Alex divulga em seu Painel Político que: “A Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer – Secel, passará a ser uma coordenadoria da Seduc e a Superintendência de Turismo – Setur, passa ao status de secretaria”
********
Ontem pela manhã fomos em busca da confirmação ou não da transformação da Secel em simples Departamento da Seduc. O que caso aconteça será o maior golpe “baixo” nas entidades culturais de Rondônia.
**********
No Decom o “Julinho” não teve tempo para atender nossa consulta via telefone. Quer dizer, o governo de Rondônia continua sem comunicação.
********
Corremos para o palácio Presidente Vargas na CGAG e nos enviaram para o Cotel onde também ninguém sabe sobre a mudança, mesmo assim me enviaram para o Gabinete do governador e lá fui informado que não tinha nada a respeito do assunto e o que eles (do gabinete) sabiam era o que haviam lido nas colunas do Robson e do Allan Alex
********
Na Secel também ninguém sabe nada sobre o assunto: “O que sei é o que você sabe”, disse a gerente de cultura Bebel.
********
E assim acontecem as coisas no governo Confúcio, inclusive a turma do palácio me disse que só ficou sabendo da exoneração do Juscelino da Casa Civil através das publicações nos jornais.
********
Até porque, para se extinguir uma secretaria ou criar é necessária a elaboração de um Projeto de Lei que deverá passar pelo crivo dos deputados estaduais. Não é chegar e dizer. “A secretaria tal a partir de tal data não vai mais funcionar”.
********
De qualquer maneira se a notícia partiu primeiramente via Robson pode acontecer, pois o colunista faz parte da cúpula do PMDB e em conseqüência sabe das coisas que acontecem nos bastidores.
*********
Por falar nisso, ontem de manhã uma equipe de assessores do senador Valdir Raupp passou praticamente toda manhã em reunião de porta fechada com o secretário da Secel Emanoel Nery. Será que o assunto foi à transformação da Secel em Departamento da Seduc?
**********
Mudando de pau pra cacete. O Governo do estado de Rondônia até a presente data não repassou o dinheiro dos grupos folclóricos que se apresentaram no Flor do Maracujá.
*********
Os dirigentes dos grupos folclóricos não sabem mais o que fazer para sanar dívidas com o comercio local pela compra de material para confeccionar fantasias e alegorias.
********
Até o dinheiro oriundo da cobrança dos espaços para montar as barracas e vendedores ambulantes desapareceu. Ninguém sabe ninguém viu! Ta feia a coisa dentro da Secel.
********
Aliás, o governo também não transferiu o dinheiro dos bois de Guajará Mirim.
*********
O governo está devendo os artistas que se apresentaram na festa do Centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
********
Mas pagou um dinheirão para um deputado realizar o evento Show de Calouros. Evento que foi assistido por poucas pessoas.
********
Em suma: O Governo de Confúcio Moura deu CALOTE nos artistas e dirigentes de grupos folclóricos de Guajará Mirim e Porto Velho.
********
O Governo de Confúcio Moura deu o CALOTE nos artistas que se apresentaram na festa do Centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
*********
Por falar em política: Na próxima quinta feira dia 19, o candidato a prefeito de Porto Velho pelo PSB/PDT Mauro Nacif nº 40 vai reunir no CDL da Carlos Gomes com os promotores de cultura em Porto Velho para discutir seu plano para o setor.
********
Independente de cor partidária, todos devem comparecer a essa reunião. Vamos colocar a boca no trombone moçada. Saiba que quem não chora não mama.
*********
No dia 29 passado o Garçon também reuniu a categoria no Rondon para discutir seu projeto cultural. Só que ele (Garçon) não apresentou nenhum projeto para o setor, apenas ouviu nossa “choradeira”.
*********
Então vamos ver se o Dr. Mauro tem projeto para a cultura do município. Se tiver vai ganhar um bocado de voto.
********
A festa do aniversário de 98 anos da criação do município de Porto Velho terminou domingo passada com show de vários artistas e bandas no anfiteatro da Madeira Mamoré.
********
Na realidade o grande show em comemoração a data aconteceu no dia 4 durante a Seresta Cultural com o espetáculo apresentado pelo Nonato do Cavaquinho e a Cycera Pérola Negra.
********
Tamo na área, o resto é fofoca!
CARNAVAL
Enredo das escolas de samba para 2013
A história dos números, da cerveja e das cores será contada na avenida no próximo carnaval
A Federação das Escolas de Samba de Rondônia – Fesec promoveu no último sábado 13, no Mercado Cultural em Porto Velho, show com todas as escolas de samba (exceção da Império do Samba), quando foi apresentado a sinopses dos enredos para o carnaval de 2013.
A festa começou com a Unidos da Rádio Farol que vai desfilar com o tema, “Griôs da África, na Influência Religiosa Brasileira”; Acadêmicos do Armário Grande “Nossa Terra Tem Mais Cores, Nossa Vida Mais Amores”; Acadêmicos do São João Batista, “Porto Velho Meu Mosaico Cultural”; Os Diplomatas do Samba, “1, 2, 3 a História dos Números”, Asfaltão, “No País do Futebol. “Crack” Nem Pensar!” e Acadêmicos da Zona Leste, “A História da Cerveja”.
Cada escola teve 15 minutos para fazer a explanação da sinopse e apresentar show da bateria, passistas e Mestre Sala e Porta Bandeira e interprete de samba enredo.
Na oportunidade a direção da Fesec promoveu a premiação “Estandarte de Ouro” dos desfiles de 2011 e 2012 além de convidar o presidente da Fundação Iaripuna Altair Lopes para fazer a entrega dos troféus das escolas campeãs dos desfiles de carnaval de 2012 dos grupos de acesso e especial. Acadêmicos do Armário Grande e Asfaltão respectivamente.
Previsto para acontecer naquela noite o sorteio da ordem dos desfiles das escolas de samba no próximo carnaval foi transferido para outra ocasião.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando