Domingo, 24 de março de 2013 - 05h15
O Grupo Teatral Êxodo em parceria com a Funcultural de Porto Velho, apresenta neste domingo 24, algumas cenas da peça teatral “O Homem de Nazaré”.
O espetáculo está marcado para começar as 17h00 na praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, com entrada franca.
A direção artística do Grupo Êxodo vai apresentar os quadros:A Entrada Triunfal, Santa Ceia, Herodes e Pilatos. Na realidade, informa o diretor Nazareno, “Nossa peça vai começar neste domingo e terminar as encenações na sexta feira Santa em frente a Catedral”.
A Entrada Triunfal que dá início a encenação de hoje 24, começa ao lado do Mercado Central (Travessa Renato Medeiros), com Jesus montado num Jumento que é recebido pelo povo de Jerusalém (cenário montado na entrada do complexo ferroviário pela Farquar), com ramos. Já no anfiteatro acontece a Santa Ceia e logo depois a prisão de Jesus que é levado a Pilatos/Herodes e novamente a Pilatos que coloca Jesus em julgamento perguntando ao povo “O que faço com esse justo? crucifica-o”. Toda essa encenação deve durar aproximadamente duas horas, informa Nazareno.
A encenação tem prosseguimento somente sexta feira Santa com a Via Sacra, começando na rampa da sede do Banco do Brasil da D. Pedro II por volta das 17h00, durante a procissão do “Senhor Morto” e culmina com uma das cenas mais apreciadas do espetáculo que é a ressurreição de Cristo.
Domingo de Ramos
Na Igreja Ortodoxa, o Domingo de Ramos é geralmente chamado de "Entrada do Senhor em Jerusalém" e é uma das Doze Grandes Festas do ano litúrgico, além de marcar o início da Semana Santa. O dia anterior é conhecido como Sábado de Lázaro e comemora a ressurreição de Lázaro. Ao contrário do ocidente, o Domingo de Ramos não é considerado como parte da Quaresma, com a chamada Grande Quaresma ortodoxa terminando na sexta anterior. O Sábado de Lázaro, Domingo de Ramos e a Semana Santa são considerados como um período separado de jejuns. No sábado, os fiéis geralmente preparam as folhas de palmeira trançando-as na forma de cruzes antes da procissão no domingo. A decoração das igrejas e as vestimentas dos sacerdotes são alteradas para uma cor festiva - dourado na tradição grega e verde nas eslavas.
O Troparion da festa indica que a ressurreição de Lázaro é uma versão anterior da ressurreição do próprio Jesus.
Não há nenhum requisito canônico sobre que tipo de ramo deve ser usado e, por isso, alguns ortodoxos se utilizam de oliveiras ou ramos de salgueiros. Seja qual for o tipo, estes ramos são abençoados e distribuídos com velas seja durante a Vigília da Noite Inteirana véspera da festa (sábado à noite) ou antes da Divina Liturgiano domingo de manhã. A grande abertura da Divina Liturgia comemora a "Entrada do Senhor em Jerusalém" e, assim, a significância do momento é sublinhada no Domingo de Ramos pela multidão de pé, segurando os ramos e as velas acesas. Os fiéis levam depois os ramos e velas para casa após o serviço religioso e os preservam como "bençãos". (Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre).
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando