Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

O Imaginário em caravana pelo Nordeste


A Caravana Mitos e Lendas a Caminho do Sertão é um trabalho de teatro que levará às cidades de São Luís, no Maranhão e João Pessoa, na Paraíba, uma programação composta por espetáculo, debates, oficina e práticas de construção da cena.O Imaginário em caravana pelo Nordeste - Gente de Opinião

Um dos pontos altos dessa caravana é o espetáculo “Varadouro”, fruto de um trabalho de pesquisa sobre as memórias de toda a pluralidade de pessoas que ajudaram a construir o estado de Rondônia. Junto com as memórias, há o trabalho da dramaturgia sonora que se utiliza de objetos para reproduzir as sonoridades do cotidiano amazônico adicionando camadas sensoriais à narrativa do espetáculo. O músico Bira Lourenço traz à cena recursos percussivos utilizando estímulo sonoro de elementos naturais, como a água, o barro e as cordas. 

Em cena, o ator Leo Carnevale vive diversos personagens que conquistaram as terras, os rios, as florestas: o coronel de barranco, os aventureiros, os encantados, fazendo uma reflexão sobre os caminhos do ser humano e seus sentimentos diante da imensidão que transborda do rio e da floresta. A peça tem iluminação de Osias Cardoso, preparação de ator com Zaine Diniz e a direção é de Chicão Santos.

No dia 27 de setembro o espetáculo foi apresentado em Porto Velho no festival Palco Giratório, realizado pelo SESC. Agora, o grupo inicia a Caravana em São Luís (MA), e nesta primeira etapa a programação acontecerá durante todo o mês de outubro em escolas, universidades, sedes de grupos e nos teatros Itapicuraiba e Arthur Azevedo.

Já no mês de novembro O Imaginário aporta em João Pessoa (PB), para uma jornada durante todo o mês. Na caminhada na Paraíba muita troca com grupos e coletivos de artistas, convivências, visitas a sedes de grupos, escolas e universidades.

Durante a Caravana o grupo vai ministrar uma oficina gratuita que abordará três focos principais: a dramaturgia, a atuação e a produção. Com relação à dramaturgia, além do texto composto de memórias e outras referências literárias, é debatido também a dramaturgia sonora utilizada no espetáculo, com atividades e conteúdos baseados em bioinstrumentos e sonoridades da floresta, paisagem musical e recursos percussivos utilizando estimulo sonoros de elementos naturais.

O projeto Caravana Mitos e Lendas a Caminho do Sertão, com o espetáculo Varadouro, foi selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2013-2014 e tem o patrocínio da Petrobras, através da Lei Rouanet. Uma realização do O Imaginário, Ministério da Cultura, Governo Federal e conta com o apoio, no Maranhão, da Cia Mira Mundo Produções Artísticas, do Núcleo de arte educação do teatro Arthur Azevedo e do Grupo Grita, e na Paraíba, do Grupo Quem Tem Boca é Para Gritar.

 




 

Agora é pra valer! A Secretaria dos Esportes da Cultura e do Lazer já não existe. Agora a nomenclatura passar ser: Superintendência, dos Esportes da Cultura e do Lazer. Para não gastar mais dinheiro com a confecção de impressos com o novo nome a sigla continua a mesma, ou seja, SECEL

 

*********                

Quando li a notícia dando conta da aprovação pelos deputados estaduais da Mensagem enviada pelo executivo, lembrei-me do saudoso deputado Ernane Indio.

 

********

Ele sempre se referia as decisões tomadas contra a população da seguinte maneira: “Eles aprovaram tudo na CALADA DA NOITE”.

 

*******

No caso da Mensagem atual, os deputados, talvez com medo das manifestações dos funcionários lotados na Sead e do Movimento que defendem a cultura, aprovaram a mensagem longe da capital. Vejam aí a nota oficial sobre a sessão que aprovou a Lei:

 

*********

 

A Assembléia Legislativa de Rondônia aprovou, com duas emendas, a lei que trata da reestruturação administrativa proposta pelo Governo de Rondônia. A Lei foi aprovada na noite de quinta-feira, 03, durante sessão itinerante da ALE realizada na cidade de Pimenta Bueno.

 

*********

Outra surpresa, foi que apenas dois dos 17 deputados presentes à sessão, votaram contra a reforma. Aquela deputada que andou bradando por tudo quanto era canto do estado de Rondônia, inclusive na Conferencia Estadual de Cultura que aconteceu recentemente em Cacoal, de que só aprovaria a mensagem do governo após ouvir todos os representantes dos segmentos culturais, falou até em audiência pública. Foi uma das que votou a favor do governo

 

***********

Dizem as “Matildes”, que seu voto a favor da mensagem do governo estadual tem como moeda de troca, a permanência dos indicados pelo seu gabinete na Superintendência de Cultura – Secel. Será?

 

**********

 

VOTAÇÃO - Os parlamentares que votaram favoráveis à lei foram Kaká Mendonça, Maurão de Carvalho, Glaucione Rodrigues, Edvaldo Soares, Adelino Follador, Luizinho Goebel, Epifânia Barbosa, Jean de Oliveira, Jaques Testoni, Lebrão, Valdivino Tucura, Edson Martins, Luiz Cláudio, Adriano Boiadeiro e Ana da 8.

 

*********

CONTRÁRIOS à lei votaram os deputados: Cláudio Carvalho e Hermínio Coelho.

 

*********

Ontem pela manhã durante a festa em homenagem aos aniversariantes do mês de setembro da Secel, a secretária (ou será Superintendente?) Eluane Martins em seu discurso de parabéns, aproveitou para informar aos funcionários, da aprovação da Lei momento que tranqüilizou a todos: “Vamos demitir e readmitir todos os CDS para adequar à nova Lei, porém, ninguém será devolvido (diz respeito a turma indicada pelo gabinete daquela deputada que votou a favor do governador). Tá explicado!

 

*********

Concordo com a deputada, afinal de contas, tem o ditado que diz: “FARINHA POUCA, MEU PIRÃO PRIMEIRO”.

 

*********

Tá igual aquele produtor de grandes eventos, que atua em Porto Velho. Não satisfeito com o “Pirão” que estava comendo, promovendo apenas eventos chamados “profanos”. Passou a promover shows Gospel.

 

********

Aqui cabe outro dito popular: “Ele acende uma vela pra Cristo e outra pro Diabo”.

 

*********

É com imenso pesar que registro o falecimento do amigo, carnavalesco e grande projetista cultural Sergio Almeida conhecido mesmo como Sergio Lemos fundador do Bloco Rio Kaiari, ontem a tarde no Hospital Central.

 O Imaginário em caravana pelo Nordeste - Gente de Opinião
 

**********

Vai Serjão segue a estrada feliz que a mão de Deus traçou para ti. Segura na mão do teu Pai e vai sem medo. (Postou Lito Casara).


Flor do Campo faz protesto em defesa do festival

Membros da Diretoria, brincante, artistas e amigos do Boi-Bumbá Flor do Campo promoveram na Câmara de Vereadores de Guajará Mirim, manifestação em defesa da realização e da preservação do Festival Folclórico Duelo na Fronteira, e em favor da proteção e perpetuação da brincadeira de boi-bumbá, patrimônio imaterial do povo brasileiro.

A manifestação aconteceu de forma ordeira, com os participantes ostentando diversas mensagens de protesto grafadas em cartazes, além de um estridente ‘apitaço’ promovido pelos manifestantes, chamando a atenção de todos que chegavam para participar da cerimônia pública que acontecia no plenário da Câmara.

Lideranças do movimento lamentaram o posicionamento do fundador da Nação Azul e Branca, Senhor Leonilson Muniz (o Léo) que, atendendo recomendação do Gabinete da SEMCET, orientou seus brincantes e artistas a não participarem do evento, dividindo ao meio o movimento. “Fico triste com a recuo da Diretoria do Malhadinho, que não entendeu o nosso objetivo que é somar a força das duas nações e garantir a realização do Festival”, declarou Izabel Assunção de Lima, colaboradora do Flor do Campo. “Fazer bonitas alegorias, fantasias e coreografias não garante mais a sobrevivência do Festival. Flor do Campo e Malhadinho devem se organizar politicamente, protestar e deixar claro nossa insatisfação com o poder público e as autoridades que não cuidam com respeito e responsabilidade do Festival de Guajará”, afirmou a brincante Luciane Barbosa.

Mesmo sozinho, o Flor do Campo chamou pra si a responsabilidade de realizar o protesto e, comandando seus bravos brincantes durante todo manifestação, deixou aos presentes, em especial para todas as autoridades, seu veemente protesto e repúdio quanto ao descaso para com a cultura popular.

No encerramento da solenidade, as autoridades presentes e parte dos convidados saíram, taticamente, pelas portas do fundo da Câmara, sem passar pelos manifestantes.

Foi neste momento que um representante da Nação Vermelha e Branca fez uso da palavra, observando que as autoridades estavam fugindo do recinto. Finalizou a manifestação lembrando que 2014 é ano de eleição e reeleição de políticos. “Aí eles virão pela porta da frente de nossas casas, na maior cara de pau, pedir o nosso voto, e será neste momento que vamos lembrar a todos eles de nossos sonhos e desejos para o Festival Folclórico de Guajará-Mirim, e daremos nossas respostas nas urnas”.


* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)