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Silvio Santos

O IPÊ TÁ ROXINHO DE SABER, QUE A DRAGAGEM DO RIO MADEIRA É MAIS QUE NOVELA


 

 
Cassandra, BR-trans-amazônica
em cartaz no Teatro 1 do Sesc
Gente de Opinião

Nos próximos dias 17 e 18 de agosto o Projeto Sesc Apresenta, trará ao palco do Teatro 1 o espetáculo "Cassandra, BR-trans amazônica" da Cia Peripécias de Teatro.
 
A peça “Cassandra, BR-trans-amazônica” mostra no palco a vida de uma presidiária travesti que ganha fama nacional e internacional após protagonizar um show no presídio em plena rebelião. O vídeo com o show e o massacre ‘viralizam’ pela internet e assim, no auge da fama, ela é liberada todos os fins de semana para apresentar seus shows nos palcos da vida. Cassandra, fica conhecida como Cassandra da Trans-amazônica, local onde passou uma temporada. A partir dali a personagem reconstrói e deuncia uma vida devastada por pessoas “do bem” que atravessaram o seu caminho, a sua estrada. Em meio a luta pelo respeito à sua identidade Cassandra aborda em seu relato trágico a discussão sobre gênero e as dificuldades em assumir a identidade tanto no seio familiar como na sociedade. O Texto, criação e atuação é de Júnior Lopes da Cia Peripécias de Teatro.
O espetáculo com faixa etária de 14 anos será apresentado no Teatro 1 Sesc às 20 h.

Os 250 ingressos estarão disponíveis 1 hora antes da apresentação gratuitamente.
 
 
 

Lenha na Fogueira
 

O IPÊ TÁ ROXINHO DE SABER, QUE A DRAGAGEM DO RIO MADEIRA É MAIS QUE NOVELA - Gente de Opinião

O IPÊ tá roxinho de saber, que a dragagem do Rio Madeira é mais que novela. É realmente o que se pode classificar de “palhaçada”.

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Ha quantos anos estão anunciando o início dos serviços, que vai deixar por algum tempo, o leito do Rio Madeira navegável? Já até perdi as contas. Todo ano é a mesma ladainha quando chega o período da estiagem, que chamamos de verão amazônico.

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Enquanto o “MADEIRÃO” tá transbordando, ninguém quer saber, que a cheia, também é provocada pelo seu assoreamento. Quando chega o verão, que o rio seca, aparecem os bancos de areia e o leito fica com a navegação quase que impraticável aí todo mundo chia.

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O “Prático” Comandante que pega no Timão (Leme) do barco, nesse período, tem que saber muito sobre o Rio Madeira, se não, encalha a embarcação num BANCO de areia. A travessia pro Acre é Café pequeno quando sabemos que ali praticamente não se corre risco nenhum da embarcação adernar.

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Já, numa viagem de Porto Velho a Humaitá ou outra localidade do Baixo Madeira, passageiros e tripulantes ficam a merce de a qualquer momento, verem o BARCO adernar e muitas vezes só não afundando porque o rio está seco.

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A falta de canal navegável no Rio Madeira afeta diretamente a economia dos estados de Rondônia, Acre, Amazonas e Roraima, pois o ASSOREAMENTO afeta o curso d´água pelo acúmulo de sedimentos, o que resulta no excesso de material sobre o seu leito o que dificulta a navegabilidade.

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Aí os responsáveis pela dragagem do Madeira acham de brincar com a cara do povo. Não falo do governo, porque se quisessem, o problema já teria sido resolvido. É uma questão de responsabilidade política administrativa. É falta de pulso.

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Assim como os poderosos das hidrovias, não querem que a BR 319 volte a ser trafegável em sua plenitude, não querem também que pontes sejam construídas em substituição as suas balsas.

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Aí pergunta-se! Por que será que a dragagem do Rio Madeira vem sendo adiada constantemente. Que história é essa, de uma empresa vencer a CONCORRENCIA passar os direitos para outra empresa e essa outra não ter equipamento, para promover a dragagem do Rio e o que é mais pitoresco, ALUGA DRAGAS dos garimpeiros, que também são grandes responsáveis pelo assoreamento do leito do Rio.

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Parece até jogo de carta marcada. É necessário que nossos governantes obriguem as empresas vencedoras das licitações, a cumprirem a risca o que foi publicado no Edital de Chamamento Público.

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O interessante, é que parece, que só o estado de Rondônia será beneficiado com a dragagem do Rio Madeira, ou você já viu o governo do estado do Acre ou do Amazonas publicar alguma nota cobrando a dragagem do Madeirão?

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É por aí, hoje em dia nem mesmo as praias (bancos de areia), que surgem durante o período de estiagem, servem para a população de Porto Velho se divertir, pois estão todas poluídas, e contaminadas pelo mercúrio derramado pelos Garimpeiros do Ouro do Madeira.

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Quem sabe meus netos, conseguiam ver o rio Madeira com o leito totalmente navegável. Com a Ponte do Abunã ligando Rondônia ao Acre. Por que eu mesmo, nessas alturas dos meus mais de setenta anos de vida, tenho quase certeza que não verei.
 

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A dragagem do Rio Madeira é como o cultivador de Tâmaras. Planta mais não consegue viver para consumir seus frutos.

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A geração atual, testemunhou a montagem do Projeto de DRAGAGEM DO RIO MADEIRA, mas, dificilmente verá o leito do rio navegável em todas as estações.

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Só nos resta ficar torcendo, para nos dias do Festival de Praia de Fortaleza do Abunã, o Rio dar calado, para a balsa transportar pelo menos, os “turistas” da prefeitura de Porto Velho!

 
 
 
 
 

 
 

Governo apoia filme sobre Roosevelt & Rondon

 
Gente de Opinião
 
O longa-metragem Rio da Dúvida - Expedição Científica Roosevelt- Rondon, um documentário que retrata a empreitada do coronel Cândido Mariano da Silva Rondon e o ex-presidente norte-americano Theodore Roosevelt, entre 1913 e 1914, na exploração do rio da Dúvida, hoje chamado de rio Roosevelt, conta o com apoio do Governo do Estado, com a destinação de R$ 300 mil para a produção do filme.
 
Além do valor destinado pelo Governo, a equipe de produção foi recebida pelo superintendente estadual de Turismo, Júlio Olivar, que indicou possíveis cenários, onde a expedição de Rondon esteve para gravação, além de auxiliar na logística e informações para o roteiro. Neste sábado, 19, a equipe da Setur estará no set de filmagens.
 
Gente de Opinião
 

O documentário está sendo gravado nos estados do Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro. Em Rondônia, a equipe gravou nos municípios de Vilhena, Espigão do Oeste e Cacoal, utilizando inclusive, figurantes dos próprios municípios.

O filme produzido pela Barra Filmes, Grupo Casablanca e Memória Civelli, empresas do Rio de Janeiro, conta com o apoio dos netos de Rondon e patrocínio, além do Governo, de grandes empresas como a Caixa Econômica Federal e Termo Norte Energia. A previsão é que, até o dia 31 de dezembro, a produção esteja concluída, e a partir de janeiro de 2018, seja lançado em festivais de cinema nacionais e internacionais. A avant-première será realizada em Porto Velho, incluindo exposição de fotos dos bastidores das filmagens.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

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