Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

O Mova-se apresenta espetáculo Teresinhas


 O Mova-se apresenta espetáculo Teresinhas - Gente de Opinião

O Festival de Dança Mova-se em sua VI edição, apresenta neste domingo 09, as 16h00 (ensaio aberto) e as 20h00 (espetáculo completo) o grupo MEME do Rio Grande do Sul com o espetáculo “Teresinhas”.

Inspirado em um texto de Vinícius de Moraes, “Teresinhas” trata da trajetória de uma mesma mulher em diferentes fases da vida. No palco serão sete bailarinas entre 30 e 70 anos que interpretarão o personagem principal, gerando no público uma reflexão sobre as mulheres e suas escolhas, em seus diferentes momentos como mãe, companheira e amiga. Outro detalhe que completa a apresentação é a trilha sonora executada em tempo real que cria uma atmosfera delicada e íntima.

O espetáculo tem direção e coreografia de Paulo Guimarães, no elenco Fernanda Stein, Gabriela Rutkoski da Rosa, Nury Salazar, Angela Coelho, Lisiane Heemann, Julia Trevisan e Thaís Freitas. Na trilha sonora Tiago Rinaldi, cenografia de Rudinei Morales, iluminação de Fabrício Simões e direção de produção de Liége Biasotto – Cuco Produções.


O Mova-se apresenta espetáculo Teresinhas - Gente de Opinião
 

S e r v i ç o

Entrada Gratuita

Onde: Teatro Palácio das Artes Rondônia

Hora: 16h e 20h

Espetáculo: Teresinhas – Grupo MEME (RS)

Duração: 60 minutos - Classificação: Livre


Lenha na Fogueira

O Mova-se apresenta espetáculo Teresinhas - Gente de Opinião

Hoje festejamos o dia dos Pais. Diferente do dia das mães o dia dos pais não é tão comemorado com presentes daí os lojistas não investirem tanto em artigos especiais como opção para presenteá-los.

**********

A gente ouve falar em comemoração ao dia dos pais, mas, poucas sabem a origem do festejo. Por isso e por sermos curioso também, fomos pesquisar na Internet e encontramos o seguinte:

**********

Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães, e em ambas as datas a idéia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.

*********

Conta a história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Algumas fontes de pesquisa dizem que o nome do pai de Sonora era William Jackson Smart, ao invés de John Bruce Dodd.

*********

Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos. E também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.

*********

A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais (alguns dizem que foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972).

********

A data passou a ser comemorada no Brasil a partir de 1953. Várias entidades da imprensa se juntaram a fim de promover um concurso onde homenageariam três tipos de pais: o pai com maior número de filhos, o pai mais jovem e o pai mais velho. Os vencedores foram um pai com trinta e um filhos, um pai de 16 anos e um pai com 98 anos.

*********

Ao se tornar pai, o homem passa a ter responsabilidades com seus filhos, devendo sustentá-los de forma digna, dar-lhes atenção, amor, carinho e proteção.

*********

Segundo a Constituição Federal do Brasil, de 1988, o pai tem direito a cinco dias de licença após o nascimento de seus filhos, onde terá tempo para auxiliar a mãe do recém-nascido e fazer o registro do mesmo, em cartório.

*********

O sucesso da comemoração dessa data é muito grande, movimentando bastante o comércio, pois os filhos oferecem presentes aos seus progenitores. Neste dia, os pais recebem atenção e carinho, tornando a data um dia diferente e muito especial para todos.

*********

Festejarei o dia dos pais, indo ao cemitério acender velas para o meu querido pai que nos deixou no dia 10 de novembro de 1950 quando eu ainda ia fazer 4 anos de idade.

*********

Vou também á igreja, agradecer a Deus pelo pai que apesar de não ter conhecido, mas, que aprendi a respeitar e seguir os ensinamentos que ele nos passou através da Mamãe. Feliz dia de todos os PAIS!


Sonora Brasil apresenta Sonoros Oficios

Na próxima quinta feira dia 13, o Sesc Esplanada de Porto Velho inicia as apresentações da 18ª edição do Sonora Brasil.

O Sonora Brasil chega a sua 18ª Edição realizando cerca de 480 concertos pelo Brasil, consagrando-se como um dos maiores projetos de circulação musical brasileira. Rondônia também tem o privilégio de estar no circuito deste projeto no período de 14 a 18 de agosto, O Sistema Fecomércio – Sesc – Senac - IFPE irá realizar apresentações de quatro grupos que formado por músicos apresentam repertório fundamentado em pesquisas na vertente da temática do projeto Sonora Brasil, “Sonoros Ofícios – Cantos de Trabalho”, que tem a proposta de apresentar o canto como expressão musical relacionada às atividades laborais, fato social presente na cultura brasileira, tanto no ambiente rural quanto no urbano, com registros que confirmam a sua existência já no século 18. Na maioria das vezes uma prática coletiva, os cantos de trabalho podem cumprir funções diferenciadas, de acordo com as características do trabalho ao qual estão relacionados e com os determinantes culturais e sociais de cada região ou localidade.

O grupo alagoense Destaladeiras de Fumo de Arapiraca, irá trabalhar canções tradicionalmente entoadas na rotina laboral da destalação, cantigas de barreiro e tapagens de casa, os rojões de eito entoados nas tarefas da roça e o pagode, entre outras. O grupo é formado por Josefa Correia Lima dos Santos, Isabel Cipriano dos Santos, Regineide Rosa dos Santos, Rosália Gomes dos Santos e Rosinalva Farias dos Santos, além de Mestre Nelson Rosa. O grupo Cantadeiras do Sisal e Aboiadores de Valente da Bahia tem um repertório formado por cantigas conhecidas desde a infância e outras de uma memória mais recente que tratam de questões cotidianas e fazem alusão a particularidades da produção sisaleira. O grupo é formado por Izabel, Alda, Ivamarcia, Carminha, Marisvalda e Cássia. Quebradeiras de Coco Babaçu grupo oriundo do Maranhão é formado por oito mulheres que trabalham na quebra do coco babaçu desde a infância, Dora, Moça, Silena, Nice, Dijé, Iracema, Francisca Lera e Nonata, irão apresentar um repertório embasado na luta política que retratam assuntos relacionados à valorização do trabalho, da mulher, dos direitos das minorias, da luta pelo acesso aos babaçuais que estão localizados em grandes latifúndios. E encerrando o Grupo Ilumiara de Minas Gerais que interpreta vissungos, cantigas de ninar, canto de lavadeiras, entre outros, em arranjos elaborados a partir de uma visão estética contemporânea. O Ilumiara é formado por Alexandre Gloor, Carlinhos Ferreira, Leandro César, Letícia Bertelli e Marcela Bertelli, formado por músicos pesquisadores, apresenta repertório recolhido em pesquisas.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)