Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

O potencial de mobilização da Vai Quem Quer


O potencial de mobilização da Vai Quem Quer - Gente de Opinião

A Banda do Vai Quem Quer se consolidou, com o desfile de sábado passado dia 05, como a entidade carnavalesca de maior potencial de mobilização popular do estado de Rondônia. Até algumas horas antes do inicio da concentração (15h00), sua diretoria estava em dúvida se o público iria prestigiar o desfile, como prestigia durante o carnaval tradicional. A presidente Siça Andrade não conseguia disfarçar a ansiedade, assim como todos da coordenação. Esse clima perdurou até as 17h00, quando a coordenação foi acompanhar os bombeiros na vistoria dos trios elétricos e encontrou a Carlos Gomes e principalmente a praça das Caixas D’água fervilhando de foliões, ao regressarem à sede, os rostos estavam tomados por sorrisos de felicidade, alguém lembrou a tradição e acionou o “Sino do Manelão” alertando que dentro de alguns minutos, a presidente começaria a caminhada da sede da Joaquim Nabuco até o trio mãe que estava estacionando em frente ao Bradesco. Era tanta gente na rua, que a comitiva comandada pela Siça só conseguiu chegar ao local da abertura do desfile da Banda as 18h30, ou seja, com meia hora de atraso. “Como dizia meu pai Manelão: Para tristeza de poucos e alegrias de muitos, a Banda do Vai Quem Quer está na rua”. A Banda da Banda atacou o Hino “chegou a Banda a Banda a Banda...” e logo depois a marchinha tema de 2014, “Nos Pais do Futebol da Corrupção e da Impunidade - A Banda do Vai Quem Quer tem Padrão Fifa de Qualidade”; daí pra frente, o cortejo ficou por conta dos mais de 50 Mil foliões. “Obrigado foliões de Porto Velho”, disse Siça emocionada de cima do trio, contemplando a multidão que estava brincando carnaval na Banda do Vai Quem Quer fora de época.O potencial de mobilização da Vai Quem Quer - Gente de Opinião
 

O potencial de mobilização da Vai Quem Quer - Gente de OpiniãoO potencial de mobilização da Vai Quem Quer - Gente de OpiniãoO potencial de mobilização da Vai Quem Quer - Gente de Opinião

 


Lenha na Fogueira

A coluna desta terça feira começa com uma nota triste. Faleceu no dia de ontem 07, em Porto Velho a Artista Plástica Leo Bonna.

*********

A última participação da Leo Bonna num evento cultural foi no dia 19 de dezembro de 2007, na abertura da vernissagem do artista Tavares na Galeria Afonso Ligório da Casa da Cultura Ivan Marrocos.

********

Tavares foi aluno e depois se tornou no principal parceiro de Leo Bonna nas oficinas aplicadas em sua residência da rua 10 bairro Agenor de Carvalho.

*******

Leo orientou artistas como Lu Silva e Maria Regina que se transformaram em ícones das artes plásticas em Rondônia.

********

Na década de 1990 juntamente com outros artistas como a poetisa Nilza Menezes Leo Bonna foi grande incentivadora da realização dos Saraus que por algum tempo, reuniu artistas de todos os segmentos.

********

Leo Bonna há algum tempo estava no abrigo da Federação Espírita de Porto Velho onde faleceu no dia de ontem. Aos familiares da Leo Bonna a família Diário da Amazônia envia condolências.

********

Por falar em artes plásticas, quem está de volta à terrinha, é a Rita Queiroz nossa mais festejadas artística plásticas. Rita hoje reside em Anápolis (GO), onde recentemente abriu exposição que foi bastante festejada pela mídia local.

********

Agitadora como ela só, Rita já está mobilizando os artistas plásticos para uma reunião na Casa da Cultura Ivan Marrocos que deve acontecer amanhã dia 08, as 9h00.

*******

Hoje pela manhã, Rita Queiroz deve ser recebida pela Superintendente da Secel e a intenção é cobrar mais seriedade no cumprimento do Regimento Interno da Galeria Afonso Ligório. O caldo vai esquentar lá pras bandas do CPA.

********

Por outro lado, a turma da Secel tem tudo para realizar o Arraial Flor do Maracujá e o que será melhor, com a participação se não de todos, mas, com a maioria dos grupos folclóricos de Porto Velho.

********

Principalmente os considerados de ponta como Rádio Farol, Juabp, A Roça é Nossa, Girassol das Três Marias e outros, assim como os bois Az de Ouro, Corre Campo e Diamante Negro juntamente com os demais.

*********

Principalmente os grupos de quadrilhas, durante suas apresentações no Arraial Comunidade no Sertão anunciavam, que não se apresentariam com a indumentária nova, porque estavam se preparando para o Flor do Maracujá.

********

Os grupos de bois bumbas, todos se apresentaram com fantasias novas, principalmente a dos itens, Rainha da Batucada, Rainha da Folclore, Cunhã Poranga e Porta Estandarte. Todas as Batucadas e Marujadas se apresentaram com as fantasias 2014.

********

Tenho a impressão, só não posso afirmar certeza, porque não assisti as apresentações de segunda feira dia 30 de junho, quando dançou a quadrilha Juabp, que, com exceção da quadrilha A Roça É Nossa a única a se apresentar com Parte da indumentária nova, ou seja, confeccionada para as apresentações de 2014. As demias dançaram com roupas de outros anos. Tudo velho!

*******

Quer dizer, a Secel ta com a faca e o queijo na mão para realizar o Flor do Maracujá só não realiza, se não souber administrar a conversa. Já disse que tenho a solução e não cobro nada para apresentá-la. Basta calçarem a sandália da humildade, deixar o ranço de lado e pronto!

*********

Na edição de amanhã, publicaremos algumas opiniões sobre as apresentações dos grupos folclóricos de quadrilhas e bois bumbas no Arraial Comunidade no Sertão que aconteceu entre o dia 27 de junho e 6 de julho.

*******

As fotos do Roni Carvalho de todos os grupos e suas apresentações, já podem ser vistas no site www.diariodaamazonia.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)