Domingo, 6 de setembro de 2015 - 11h05
O Projeto “Esquentando os Tamborins” da Federação das Escolas de Samba de Rondônia – Fesec em encerrou sua primeira fase com a apresentação sexta feira passada durante a Fina Flor do Samba no Mercado Cultural da escola de samba Acadêmicos do São João Batista.
A direção da escola azul e branca que tem na presidência o Pai Beto, optou por realizar um espetáculo diferente de todos que já tinham sido apresentados pelas co-irmãs e em vez de apresentar apenas um show de mulatas e mestre sala e porta bandeira, preferiu realizar um mini desfile de escola de samba, assim entraram na passarela, Bateria Treme Terra com mais de 30 integrantes puxada pela sua rainha Jack, as sambistas do futuro, um trabalho social da escola com crianças, mestre sala Welliton Cigano e porta bandeira Tetê Maravilha e a equipe musical integrada pelo Walci Nonato (cavaquinho) Banana Split (principal interprete) e Silvio Santos (apresentador e interprete) além da Ala das Baianas “Um espetáculo a parte”.
Agora o Projeto recebe nova denominação, “Não Deixe o Samba Acabar” coordenado pela Funcultural, que será apresentado no mês de outubro, inclusive com atrações das escolas do Rio de Janeiro.
Lenha na Fogueira
Nesta segunda feira dia 7 de setembro, o Brasil completa 193 de independência. É uma data que deveria ser comemorada com todas as honras possíveis. Uma data que deveria contar com o maior número de atividades cívico-culturais pelos quatro cantos do Brasil. Porém, isso não acontece faz tempo.
********
Hoje o mais que temos são as chamadas “Paradas” quando as tropas militares desfilam para o público geralmente mostrando seu potencial bélico.
********
Algumas escolas também colocam seus alunos desfilando o que é uma festa bonita de se ver. Porém, acho que a festa da Independência deveria ser mais bem elaborada, com mais atividades como torneios esportivos, apresentações culturais enfim, verdadeira festa popular.
********
Lembro que no meu tempo de estudante do primário e ginásio (hoje ensino básico e fundamental) era orgulho dos estudantes, desfilar no 7 de setembro “defendendo” as cores do seu colégio que a época eram chamado de Grupo Escolar.
********
Estudei desde o jardim da infância até o que hoje chamam de oitava série, no Grupo Escola Barão do Solimões e para completar, por alguns anos morei praticamente nos fundos do Grupo Escolar, pois o muro da minha casa era o muro do Barão e em conseqüência participava dos preparativos para o desfile de 7 de setembro, fosse colando bandeirolas em talas, enfeitando as bicicletas enfim, era uma semana com trabalho voltado para preparar o nosso desfile.
********
E tinha as rivalidades, por exemplo: o Barão disputava com o Duque de Caxias. Não existia a classificação sobre quem desfilou melhor ou pior, mas, nós alunos, sempre discutíamos com os alunos do Grupo rival dizendo que nosso desfile foi o melhor. De vez em quando a “porrada’ comia no centro.
********
Os desfiles desciam a Presidente Dutra e terminavam na Sete de Setembro e em conseqüência a dispersão era na praça Marechal Rondon local onde aconteciam as discussões. Era ali que os “Retratistas” (fotógrafos) ficavam faturando algum, batendo “Retrato” dos alunos e alunas nos seus trajes de gala.
*******
Bacana mesmo era assistir os desfiles dos alunos do Colégio Dom Bosco, Escola Normal Carmela Dutra e Colégio Maria Auxiliadora. Naquele tempo no Dom Bosco só estudava alunos do sexo masculino e no Maria Auxiliadora alunos do sexo feminino a Escola Normal era mista.
********
E tinha alunos no internato do Dom Bosco e alunas no internato do Maria Auxiliadora que no Sete de Setembro era liberados para ficar mais um pouco na rua e aí principalmente os rapazes, ficavam na praça Rondon paquerando as meninas do Maria Auxiliadora e vice versa.
********
Os desfile neste Sete de Setembro, ou seja, nesta segunda feira, irão acontecer na avenida dos Imigrantes entre a Jorge Teixeira e a Rio Madeira com inicio as 18h00 (Seis horas da tarde/noite).
********
Sexta feira passada 04, A Fina Flor do Samba recebeu mais uma rodada do Projeto da Fesec “Esquentando os Tamborins”, desta feita, a atração foi a escola de samba Acadêmicos do São João Batista.
********
Foi na realidade um grande espetáculo de samba o apresentado pela escola dirigida pelo Pai Beto. Ele colocou quase a escola completa em frente ao Mercado Cultural. A bateria comanda pelo Mestre Silfarney foi a grande atração.
*******
O show da bateria “Treme Terra” foi tão bom, que após o término da apresentação, os Mestres das baterias das demais escolas se reuniram com diretores da Fesec querendo que a Federação realize um show só com as baterias. “Pra ver realmente qual é a melhor”. Sifarney ficou de banda rindo da cara dos concorrentes e ainda dizendo: “Ficaram preocupados com o nosso show!”.
Sandro Bacelar é destaque em festival na Itália
De 11 a 13 de setembro acontece em Bologna, Itália, a 13ª edição do Festival Brasileiro, que este ano será dedicado aos 450 anos do Rio de Janeiro.
Entre os nomes que estão na lista dos artistas que irão representar o Brasil em solo italiano, está o cantor e compositor rondoniense, Sandro Bacelar, que irá interpretar canções em parceria com Sergio Espindola; Josy Nogueira e Elton Mattos do grupo "República da Alegria", Paolo Caruso, Patrizia Lieti, Aroldo Machado e Perla Gomes.
Sandro Bacelar se destacou na Europa pelo seu trabalho com o Duo Pirarublue da Amazônia, onde na sua última temporada musical no velho continente foi aclamado pelo público e críticos musicais de diversos países europeus.
Agora em carreira solo e assumindo uma vertente mais romântica de seu trabalho musical, Sandro Bacelar trabalha com a divulgação internacional de seu novo CD “Alegrar sua Saudade”, finalizado em São Paulo no inicio do ano. Antes de subir no palco em Bologna, Sandro Bacelar ainda se apresenta no clube Embassy, na cidade italiana de Rimini no próximo dia 09 de setembro.
Também será atração no evento o músico Donatinho, filho do célebre acreano, percursor da Bossa Nova João Donato. “Como artistas brasileiros nossa felicidade sempre será levar a música de nosso povo ao mais longe possível, por isso será um grande prazer representar o Brasil e a Amazônia neste festival”, disse Sandro Bacelar.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando