Sexta-feira, 8 de março de 2019 - 06h00
Lenha na Fogueira
A programação cultural segue a todo vapor! Terminou o carnaval e entrou no ar o Projeto Canta Mulher que começou ontem, com o espetáculo “Sonho Meu” uma homenagem a Dona Ivone Lara a primeira mulher a integrar a Ala de Compositores de uma escola de samba, e prossegue na noite desta sexta feira dia Internacional da Mulher 8 de março.
**********
A programação musical termina amanhã, com a realização do Canta Comerciária quando vamos conhecer o talento musical das empregadas no comércio. Vamos lá que as artistas selecionadas são as melhores.
*********
Isso não quer dizer que o carnaval acabou, muito pelo contrário, continua e muito bem sim senhor. Hoje no circuito da Pinheiro Machado temos o desfile do bloco Leva Eu que será “puxado” pelos cantores baianos, Tatau (ex Araketu); Reinaldinho (ex-Terra Samba) e Ninha (ex-Timbalada).
*********
Para não ficar apenas do Axé Baiano o Leva Eu contratou a banda Conexão do Frevo para fazer o esquenta de seus foliões durante as duas horas de open bar.
********
Pra completar a rodada de blocos carnavalescos, amanhã teremos o desfile do Axé Folia do Nier e domingo, será a vez do bloco “To de Folga” que tem como objetivo reunir os Policiais Militares que trabalharam na segurança dos blocos..
********
Enquanto a enchente das Usinas do Madeira não chega a Sete de Setembro, ainda podemos brincar carnaval, pois em 2014, fomos todos ludibriados inclusive o prefeito de Porto Velho, ao acreditar que aquela enchente era um fenômeno da natureza.
********
Só para ilustrar, nasci e me criei em Porto Velho e minha infância e adolescência foi toda vivida na avenida Farquar entre a Sete de Setembro e a hoje Travessa Renato Medeiros, numa vila de casa que existia ali e foi demolida pelo Interventor Roberval
********
Pois saibam os senhores, que aquele trecho que até hoje é conhecido como Baixa da União sempre alagou nesse tempo. Inclusive, graças as enchentes foram criados em anos diferentes, os bairros: Meu Pedacinho de Chão (com moradores da Baixa da União) sua fundadora foi a Primeira Dama Geisa Guedes. O nome é alusivo a primeira novela que o porto-velhense assistiu via televisão “Meu Pedacinho de Chão”.
*********
Outro bairro que nasceu graças a enchentes do rio Madeira foi a Vila Tupi, essa com moradores do Bairro Triângulo do lado direito dos trilhos da Ferrovia Madeira Mamoré (sentido Porto Velho Santo Antônio).
*********
O bairro São Sebastião 1 também é fruto de enchente, só que na parte da Farquar após a avenida dos Imigrantes. Acontece que ali, onde hoje também funciona o Ipem era o LAGO DOS MILAGRES e esse Lago sempre existiu como extensão do Rio Madeira. O homem invadiu construindo casas no estilo Palafita e ficou por isso mesmo. Hoje o que era o Lago dos Milagres é um eterno alagado poluído.
*********
Até o início da década de 1960 o Lago dos Milagres serviu de curral para os Bois Búfalos que o governo do Território Federal de Rondônia trouxe da Ilha do Marajó no Pará. Então meus amigos, ali sempre foi alagado.
**********
Agora o que nunca alagou, foram os galpões da Madeira Mamoré que a gente chamava de Armazéns. Hoje quando as usinas abrem suas comportas e isso só acontece a noite, as peças do Museu da Madeira Mamoré “ficam se tremendo” de medo de serem alcançadas pelas águas do rio Madeira.
**********
Também poucas foram as vezes que a enchente do Madeirão isolou as populações de São Carlos, Nazaré e outras comunidades a beira do Rio Madeira, essa enchente não é fenômeno da natureza, é irresponsabilidade de quem concordou com a construção das Usinas do Madeira sem se preocupar com as suas consequências.
*********
Oi Leva Eu! Minha Sodade! Bloco Leva Eu desfila hoje puxado pela Banda Axé 90º
O carnaval de rua em Porto Velho continua na noite desta sexta feira 08, com o desfile do bloco Leva Eu pelo circuito Pinheiro Machado.
O bloco que começou sua história carnavalesca participando do CarnaLeste em 2011, foi para o circuito Jatuarana na Zona Sul e agora faz parte do circuito Pinheiro Machado formado pelas vias Pinheiro Machado, Joaquim Nabuco, Carlos Gomes e Rogério Weber. Seu principal articulador é o carnavalesco Vavá que conta com a experiência do carnavalesco Aldo e família.
Após alguns anos sem alcançar o devido sucesso, o Leva Eu vem neste ano de 2019 com uma estrutura que está sendo considerada das melhores e seu desfile está sendo aguardado com grande expectativa, a equipe que como já dissemos, tem a frente da organização o Aldo Leri a presidente Jéssica Almeida e o fundador Vavá Ferreira está desenvolvendo um grande trabalho no sentido de colocar na avenida um grande bloco.
“Para mostrar que o Leva Eu vem totalmente estruturado contratamos a Banda Axé 90º Graus que tem como cantores o Tatau (ex-Araketu), Reinaldinho (ex-Terra Samba) e Ninha (ex-Timbalada)” informa Aldo.
Open Bar
O Leva Eu marcou a concentração para as 20 horas na rua Pinheiro Machado entre a Presidente Dutra e Rogério Weber local aonde será montada a estrutura do Open Bar que vai começar às 21 horas e terminar às 23 horas. “Resolvemos parar o Open Bar as 23 para dar tempo de checar as exigências dos órgãos de segurança quanto à estrutura de banheiros químicos, grades e verificação técnica do trio elétrico”, disse Vavá.
O desfile está marcado para começar a meia noite, porém, informa à organização que a Banda Conexão do Frevo começa a esquentar os foliões a partir das 21 horas.
A cantora Aldenice Bento é uma das atrações da noite de hoje no C anta Mulher do Sesc
ESPETÁCULO
No Dia Internacional da Mulher o Sesc apresenta – Canta Mulher
O espetáculo musical Canta Mulher – Sonho Meu, em homenagem a compositora e cantora Dona Ivone Lara desta sexta feira 08, Dia Internacional da Mulher, apresenta a partir das 19 horas, no palco do Teatro 1 do Sesc Esplanada, com um belo sorriso negro, o canto brilha nas vozes de Aldenice Bento e Luana Shokness, no alvorecer das canções de Ana Lu, Essyelle Gouveia, na magia da rainha Silvânia Sousa, vibrando com o samba minha raiz de Carol Aguiar, Thina Chaves, com participação especial no samba que não pode parar de Martha Braga.
Canta Comerciária
Nas escritas da vida, pode acreditar, alguém me avisou que o Canta Mulher 2019, vem com muitas atrações especiais no palco da 2ª Edição do Canta Comerciaria, que vai acontecer amanhã sábado 09, marcando um encontro com as artistas trabalhadoras do comércio e participações especiais de grandes artistas como Izabela Lima e Leninha Lima, que compõe a história e a trajetória do projeto Canta Mulher no Sonho Meu.
Ao som do pandeiro e do tamborim numa parceria de cordas e acordes do violão e cavaquinho, assina a direção musical do Sonho Meu, o músico instrumentista, Alex Almeida, num passeio pelo universo musical do samba numa travessia sonora que une as mulheres, as vozes e o ritmo pulsante do samba.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando