Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Os escolhidos já podem correr pra platéia!


Os escolhidos já podem correr pra platéia!  - Gente de Opinião

Aberta matricula e rematrícula
na escola Jorge Andrade

A Escola Municipal de Música Jorge Andrade realiza a rematrícula e matrícula de novos alunos. A escola atende cerca de 900 alunos e abre agora 400 vagas. As rematrículas acontecem de um a cinco de dezembro e as matrículas de oito a dez, nos turnos da manhã, tarde e noite. Segundo a diretora Duciléa Borges, durante o dia as rematrículas são feitas no horário da aula de teoria. À noite é no período da prática. “Esse sistema permite que não haja filas”, afirma a diretora.Os escolhidos já podem correr pra platéia!  - Gente de Opinião

Ela conta que para os novos alunos foram disponibilizadas 40 vagas para musicalização infantil, 40 para musicalização juvenil, para o turno da manhã. Já à tarde são: 40 vagas para musicalização infantil, 40 da musicalização juvenil e 40 projeto canto coral Juvenil. E para o turno da noite são: 80 Musicalização adulto, 100 vagas projeto canto da idade (a partir de 50 anos) e 30 para técnica vocal com coral.

Novos alunos

Os dias das matrículas para novos alunos são de 08 a 10 de dezembro, no horário das 08h30 às 11h30min horas e das 14 às 17h30min horas e das 18 às 21 horas. A diretora Duciléa Borges explica que o turno escolhido da inscrição é intransferível, o não comparecimento na data prevista da matrícula acarreta na perda da vaga, caso haja algum empecilho no comparecimento do responsável no ato da matrícula a mesma poderá ser realizada por um procurador, desde que esteja munido de todos os documentos solicitados.” Hoje pela manhã realizamos o sorteio e estamos trabalhando para receber estes novos alunos”, disse Duciléa.

Os documentos necessários são: Duas fotos 3x4, xérox do Registro Geral (RG) ou certidão de nascimento, e comprovante de residência.




 

Lenha na Fogueira

Enquanto umas cabeças estão rolando no governo estadual, outras surgem das cinzas que nem a Fênix.

*********

Com certeza tem gente que não está conseguindo dormir com tanta dor de cabeça, só de pensar que pode acordar desempregado.Os escolhidos já podem correr pra platéia!  - Gente de Opinião

********

Muita gente esperava que as mudanças só começassem a partir de 1° de janeiro de 2015 e por isso estava acomodado. Acreditava que o Peru do Natal estava garantido.

********

Aí os nomes começaram a surgir e as mudanças a acontecer. Apesar de que, poucos atenderam a sugestão do governador de colocarem seus cargos a disposição.

********

É melhor entregar como fez o Emerson Castro para quem sabe, ser nomeado de novo, do que ser exonerado.

********

A diferença é apenas a seguinte: Se você coloca o cargo a disposição do governo, vai sair no Diário Oficial do Estado. O Secretario da Secretaria Tal fulano de tal, solicitou afastamento do cargo o que foi aceito pelo governador.

********

E quando o secretário não entrega, a Portaria sai da seguinte maneira: O governador Confúcio Moura usando das atribuições que lhes são conferidas Resolve: Exonerar do cargo comissionado de Secretario da Secretaria tal o Dr. Fulano de Tal.

Os escolhidos já podem correr pra platéia!  - Gente de Opinião

*********

Nesse caso foi demito e por mais que a pessoa queira justificar, que a demissão faz parte do jogo político, sempre vai ter alguém que vai comentar. “Ele foi demitido do governo” com tom pejorativo.

*********

Como recentemente o governador declarou que não vai mais entregar uma secretaria para uma pessoa ou partido de “Porteira Fechada”, resta uma esperança aos subordinados privilegiados com CDS.

********

Do jeito que a coisa vai, tenho a impressão que até o final desta semana, mais da metade dos cargos em comissão já estarão nas mãos de outras pessoas. O negócio é acompanhar a coluna do jornalista Waldir Costa a RD Política no site Rondônia Dinâmica. Foi ele quem primeiro publicou que haveria mudança no Decom e só faltou colocar o nome da pessoa que seria nomeada. A coluna do Barba é uma boa leitura.

*******

Vamos a alguns nomes que estão correndo nas reses sociais e as fontes são fidedignas:

********

Casa Civil – Emerson Castro: Seduc – Fátima Gaviole; DER - Ezequiel Neiva; SECEL RODNEI PAES.

*********



Reportagem da TV Candelária sobre a falta de alvará do Teatro de Porto Velho
 

Como minha área é a Cultura que é agregada à SECEL. Não sei se os amigos estão lembrados, em alguma coluna da semana passada, coloquei que o Superintendente poderia ser do segmento do Esporte.

********

Durante a reunião do Conselho de Cultura que aconteceu sábado passado, na qual a turma da cultura elegeu três nomes que seriam levados ao governador como sugestão para deles, um assumir a direção da SECEL, falei na plenária:

********

Não esqueçam que neste momento está acontecendo uma reunião no Rondon Pálace Hotel onde estão sendo nomeados os Conselheiros de Esportes do Estado de Rondônia.

********

E mais, lá estão vários políticos enquanto que na reunião do Conselho de Cultura nem cafezinho tinha suficiente para servir os presentes. Disse ainda que o nome do Superintendente deva ser do meio desportivo.

********

Rodnei é professor de Educação física, está em Rondônia há muitos anos, participou do primeiro campeonato profissional de Rondônia, foi goleiro do time de Rolim de Moura. Vereador, presidente da Câmara,  evangélico. Quer dizer, acertei na mosca!

********

Quanto a Eluane Martins deve assumir a Presidência da Fundação do Teatro Palácio das Artes Rondônia!

********

A mudança ta mais rápida que a apuração da eleição do segundo turno! Os escolhidos já podem correr pra platéia!

Gente de Opinião

Dia do Samba – O nosso de todo dia

Por: Altair Santos (Tatá)

Ele há muito, de tão nosso e tão samba, se fez na entranha imaginária pra emergir na mais popular e pluralizada manifestação cultural, pintado com todas as cores, temperado em muitos sabores, cantado por todos os cantores, afago dos sofredores, bálsamo pras todas as dores, rima e verso pra todos amores, pesadelo dos desertores, eco da vida nas ruas, favelas, vielas, salões, corredores, universo de muitos doutores, sonho dos sonhadores. É o samba, legado do “Semba” originário da mãe África que entre nós, se fez e se faz vivo nas suas variantes sem, contudo, destoar a vida.

Ernesto Melo, o poeta da cidade, melodiou que o Samba desceu o Morro do Triângulo, na voz do Black, Manga Rosa e Sabará, Doca Marinho e o Negro Valdemar. Cá em baixo, noutros planos da urbe, derramou o seu feitiço arrebatador. Pôs a mesa, em cuja, quantos e tantos brindaram e brindam a livre liberdade de se imantarem ao ritmo de sua levada. Porto Velho e vida em curso, artistas e instituições culturais por aqui se permitiram à mágica transfusão que fez atestar a nossa consangüinidade rítmico-musical. Somos todos da Silva ou de Souza, Ferreira, Oliveira, dos Santos, mas nos familiarizamos porque somos os fulanos de tal, do Samba!

Ilustre morador da cidade e em que pese gostar de se encontrar por aí, o samba tem mesmo vários endereços e, num deles, segundo Waldemir Pinheiro da Silva (Bainha), um dos seus ases, se diz “da 7 de setembro, lá do quilômetro um, bairro de gente bamba de muita mulher futebol e samba”. Da árvore que brotou Bainha, também floresceram os Pinheiros da Silva e os Dias, bem como outras tantas raízes que aqui cultivadas, frutificaram o mesmo fruto, o samba-sabor. Sílvio Macedo Santos, em recado, via um samba de breque, pediu um brilho caprichado em seu sapato, sem manchar o couro, isso enquanto tomava um cafezinho, sinal de que logo mais, teria (como teve) samba em algum lugar.

Até discorreríamos apenas sobre o samba, em si, mas seria injusto em tão festivo dia, dissociá-lo do sambista, a sua derivação viva, sua voz e movimento, a sua extensão mais nobre, a sua cor e tez, o seu ecoar e porta voz. Ernesto Melo, Sílvio Santos e Bainha, a Trinca de Reis, do samba nosso, como assim em certo dia tomamos por nominá-los, mas que também respondem pela “santíssima trindade do samba local” vêm, ao largo dos anos ganhando o adorno de já sedimentados bambas locais, que tem assento na confraria do aniversariante de hoje, o Samba.

Parabéns e obrigado ao samba nosso de todo dia que, enquanto inesgotável mina cultural, nos propicia a trajetória da descoberta e da contemplação da vida em seu entorno. Salve o samba!

(*) O autor é produtor cultural - tatadeportovelho@gmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)