Terça-feira, 22 de julho de 2014 - 05h11
O Comando da 17ª Brigada de Infantaria de Selva em solenidade que lotou a Casa da Cultura Ivan Marrocos na noite do último sábado 19, abriu a exposição “17ª Brigada Infantaria de Selva – A Brigada de Rondônia” e anunciou os seis trabalhos agraciados com o prêmio aquisição no valor de R$ 1 Mil e os quatro trabalhos que foram agraciados com o título Menção Honrosa. “Os trabalhos foram tão bem feitos que nos do corpo de jurados, resolvemos premiar mais quatro com o título de Mensão Honrosa”, disse a jurada Ângela Shilling.
As 22 telas inscritas foram pintadas entre os dias 14 e 18 da semana passada, nas dependências do quartel da Brigada na rua Duque de Caxias em Porto Velho, seis foram selecionados pelos jurados, André Luis Novaes Miranda comandante da 17ª Brigada; Renato Martins Mimessi desembargador do Tribunal de Justiça, Viriato José da Silva Moura artista plástico Ângela Schilling artista plástica e Osvaldo Augusto de Oliveira professor de artes visuais da UNIR para receber o prêmio aquisição no valor de Mil Reais. Os vencedores são: Assis Cheteaubriand (Ciclos, Borracha, Ouro e Energia) Bruno (Valores Pátrios), Franky (Sentinela), Franciney (Minha Selva Minha Pátria), Geraldo Cruz (Revoar) e João Zoghbi (Guerreiro de Selva).
A premiação será entregue no próximo dia 25, na biblioteca Francisco Meirelles.
Lenha na Fogueira
As escolas de samba através da Fesec, sentaram na manhã de ontem, com o prefeito Mauro Nazif e saíram com um fio de esperança, de que irão participar da festa do centenário do município de Porto Velho.
********
Acontece, que após ouvir as ponderações dos dirigentes das escolas de samba, o prefeito acenou com uma possível solução. “Tragam amanhã o que é necessário para o desfile de vocês que vou discutir do o Christian a possibilidade de ajudar”.
*******
O,prefeito sugeriu que as escolas se apresentem no dia 2 de outubro data do centenário do município. “Só vamos ter outra festa dessa daqui a cem anos, por isso temos que fazer o possível para que a deste ano aconteça”, disse Mauro.
*******
Quem relutou em concordar com a posição das escolas de samba foi o presidente da Funcultural que chegou a dizer que as escolas tinham que se apresentar, sob pena de serem denunciadas ao MP.
*******
A diretora da Fesec Silvia Pinheiro cobrou mais respeito ao se pronunciar acusando o presidente da Funcultural de ameaça psicológica. “Não é ameaçando a gente que a Funcultural vai conseguir nos convencer a desfilar com o recurso que nos foi passado. Não estamos nos negando a desfilar, só que com o subsídio que nos passado, não temos condições de colocar alegorias e outros adereços”, ponderou a carnavalesca.
********
Só após o prefeito dizer que “não podemos deixar passar o centenário em branco”, os ânimos se acalmaram. Agora é correr atrás de patrocínio para que as escolas apresentem seus temas sobre o Centenário de Porto Velho. Os sambas estão gravados, o cetim da fantasia comprado, falta apenas dinheiro para pagar a confecção das fantasias, alegorias e adereços.
*******
Por falar em Funcultural o presidente Crhistian Camurça garantiu a esse colunista que nesta terça feira 22, o mutirão de limpeza da Madeira Mamoré vai acontecer. Ele vai contar com a colaboração do Exército além de voluntários e funcionários da prefeitura de Porto Velho para lavar as paredes dos galpões e tirar o resto da lama que ainda cobre o piso da praça da beira do rio.
********
Se você tem compromisso com o nosso patrimônio histórico e estiver disposto a colaborar, é só chegar hoje de manhã no pátio da estação, pegar um vassourão e mandar brasa na limpeza.
*******
Sem essa que quem tem que fazer é o governo! Todos nós temos a obrigação de colaborar, afinal de contas a catástrofe foi provocada por um fenômenos da natureza. “Da natureza ruim do ser humano”.
********
“Você precisa ver, para saber como é que andava o trem da Madeira Mamoré!”
********
A adaptação ficou assim: Você precisa VARRER para saber como era o “barracão” da Madeira Mamoré!
********
Por falar em falta de providencia. Nunca mais ouvimos falar na dragagem do rio Madeira. Se não providenciarem a dita dragagem a enchente vai ser pior que a do começo do ano. Basta lembrara que até hoje o rio não voltou ao seu leito normal.
*******
Estamos no final do mês de julho e a chuva continua. O asseroamento é tão grande, que segundo fomos informados, o pessoal das zuzinas tão com medo do transbordamento da “barragem”. As zuzinas podem até serem desativadas se o problema persistir. É o que dar não estudar!
********
Na próxima sexta feira dia 25 começam dois grande eventos folclóricos. Arraial da AFA e Arraial de São Tiago.
*******
No Arraial da AFA acontece o concurso entre os grupos de quadrilhas que se inscreverem. A Rádio Farol mandou dizer que não vai concorrer.
*******
No Arraial de São Tiago o concurso é entre os grupos de dança de forró.
*******
Vou ensaiar para dançar nos dois arraiais!
Sala de Leitura Ojuobá realiza Arraial
A coordenação da Sala de Leitura Ojuobá, realizou na tarde do último domingo 20, no espaço que fica a rua Major Amarante nas proximidades da Funai no bairro Panair, Arraial com a presença da comunidade e em especial das famílias das crianças e jovens que freqüentam a Sala de Leitura. As colaboras da Sala ofereceram comidas típicas e brincadeira de pescaria, porém q grande atração da tarde foi a dança da quadrilha formada pelos frequentadores da Sala de Leitura.
De acordo com a idealizadora e coordenadora Rita de Cássia a Sala de Leitura iniciou suas atividades no dia 23 de maio de 2009 e desde então recebe os leitores sempre as terças e quintas feiras das 18 as 20h00 e aos domingos, entre as 16 e 18h00. “Contamos com a colaboração fundamental do Grupo Diz Farsa na pessoa do presidente Ruimar”, disse Rita.
A criança além da leitura de livros e revistas participa de oficinas de pintura, desenho e tem acesso ao computador. O que funciona com bastante sucesso na Sala Ojuobá, é a moeda Aimirins. “Eles ‘pagam’ o uso do computador e permitem a ‘compra’ de itens no bazar da conquista que acontece mensalmente”.
A cada livro lido e interpretado, o leitor recebe Um Aimirins. “Caso não cumpra com suas obrigações, seus Aimirins vão sendo descontados, porém se cumprir é multiplicado, a idéia é mostrar aos jovens que é preciso valorizar o que se ganha com o fruto do trabalho” finalizou Rita de Cássia
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando