Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Paixão de Cristo na procissão do Senhor Morto


GRUPO ÊXODO

Paixão de Cristo na procissão do Senhor Morto - Gente de OpiniãoO Grupo Teatral Êxodo encena na tarde de hoje (22), durante a procissão do Senhor Morto o quadro “Julgamento e paixão de Jesus” da peça O Homem de Nazaré que será apresentada completa na festa de Corpus Christi no mês de junho. De acordo com o presidente do grupo Omedino Pantoja que também faz o papel de Cristo na peça.

A encenação vai começar na esquina da rua D. Pedro II com a José de Alencar, exatamente na rampa do Banco do Brasil com Jesus sendo apresentado a Pilatos que com medo de estar condenando um justo, manda que os guardas tragam até sua presença o assaltante Barrabás. “Vocês querem que eu solte Barrabás ou Jesus o Nazareno?” a multidão instigada pelos sacerdotes, prefere a libertação de Barrabás. Diante disso Pilatos lava as mãos e entrega o Filho do Homem aos fariseus. Daí pra frente, segue a encenação da Via Sacra de Jesus até o Calvário que nesse caso será montado em frente à Catedral de Porto Velho onde Jesus será crucificado entre os dois ladrões. “Esperamos que tudo ocorra como o ensaiado”, disse Omedino.

Uma das cenas mais esperadas durante a encenação da peça é a da ascensão do Senhor uma vez que os técnicos integrantes do grupo Êxodo fazem de tudo para que o povo acredite que Jesus está flutuando.

Logo após o encerramento da Paixão de Cristo pelo grupo Êxodo, começa a adoração ao santíssimo no interior da Catedral.

Amanhã as 20h00 acontece à missa de Aleluia quando os cristão louvam Cristo ressuscitado. Dom Moacyr Grechi será o celebrante da missa de Aleluia.

Domingo a programação religiosa festeja a Páscoa com missas em todas as paróquias.

 


Sexta feira Santa. Talvez seja o dia mais respeitado religiosamente falando.

*********
Hoje, praticamente todos voltam seus pensamentos para a Paixão de Cristo.

*********
Os bares fecham quase que em sua totalidade.

********
E apesar de não ser feriado ou dia santo, ninguém encontra uma “birosca” aberta.

********
Isso mostra o quanto ainda temos a Deus. Parece mentira, mas, é a pura verdade.

*********
Na Sexta Feira Santa até os traficantes dão uma trégua. Os ladrões fazem promessa para não cumprir, mas, fazem, dizendo que vão se regenerar.

********
Sexta Feira Santa até político jura de pés juntos, que trabalha pelo povo

*********
Nesse dia as casas de prostituição não abrem porque as mulheres estão na procissão do Senhor Morto.

*********
No tempo que os pais corrigiam seus filhos com aquela surra, nesse dia deixavam de lado as famosas “peias”.

********
As peraltices eram cobradas e corrigidas no Sábado de Aleluia. Tinha até a máxima “Fulano vai romper o Aleluia no cinturão do papai”.

*********
Hoje, apesar da irreverência da juventude, a Sexta Feira Santa continua sendo respeitada. Ainda bem!

********
Então! Nada de aprontar no dia de hoje, vamos nos concentrar e refletir sobre o que podemos fazer para melhorar nosso relacionamento com o próximo.

*********
Por falar em reflexão, recebemos um telefonema da assessoria do Davi Chiquilito solicitando que fizéssemos um reparo no que escrevemos na coluna de quarta feira.

*********
Segundo a assessoria do candidato a candidato a prefeito de Porto Velho nas eleições de 2012. Aliás, o melhor candidato.

**********
Jamais ele (Davi Chiquilito) pleiteou assumir a Secel e nem tão pouco foi ao palácio Presidente Vargas em busca de cargo com o governador.

*********
Como a fonte é nossa maior aliada, jamais vamos divulgar quem nos passou as informações sobre a reunião no PC do B.

********
Por outro lado, como a pessoa da assessoria do Davi Chiquilito que ligou é super confiável.

*********
Acreditamos que realmente nosso candidato a prefeito não tenha solicitado a Secel.

**********
Aqui fica nosso pedido de desculpa ao político Davi Chiquilito.

**********
Enquanto isso, amanhã é dia de se “Malhar o Juda”.

*********
Ano passado a turma da rua Bolívia achou de fazer um Juda com o meu nome e o resultado foi que, contrariando o pensamento dos que bolaram a confecção do boneco, o tiro saiu pela culatra.

********
Consegui mais alguns minutos na mídia dando entrevista e falando a respeito da brincadeira, enquanto os idealizadores da “gozação” ficaram chupando o dedo.

*********
A brincadeira da malhação do Judas é muito bacana, desde que se respeite a dignidade dos “Malhados”. No meu caso respeitaram!

*********
Que tal malharmos a inflação que está ameaçando voltar.

*********
Malhar o preço da gasolina e de muitos produtos de primeira necessidade que estão pelos olhos da cara.

*********
Vamos malhar os que não respeitam o meio ambiente.

*********
Vamos malhar a falta de segurança, principalmente na Zona Leste da nossa cidade.

*********
Vamos malhar quem não tem respeito para com nosso estado.

*********
Que tal encher a cidade de “Rafinhas”, porém respeitando o profissional.
*********
O testamento do “Judas Rafinha”, deve ser todo de pedido de desculpa ao povo de Rondônia, não pela feiúra, mas, pelo inferno que ele causou.

**********
FELIZ PÁSCOA!


MENINO BARRIGUDO

O galinheiro do Colégio Dom Bosco

Paixão de Cristo na procissão do Senhor Morto - Gente de OpiniãoCorria o ano de 1961, a Rádio Caiari havia sido inaugurada oficialmente no 21 de fevereiro, então, o então Padre Vitor Hugo, convocou os técnicos Artur Marques, Fernando Barbosa e o sonoplasta faz tudo, Francisco Abemor para instalarem o equipamento para a transmissão da missa de Aleluia. Naquele tempo a missa começava a meia noite.

O Senai - Serviço de Aprendizagem Industrial também tinha sido inaugurado e além dos alunos de Porto Velho recebeu alunos oriundos da Bolívia, Guajará Mirim e do estado do Acre, todos ficaram internados no Colégio Dom Bosco.

No feriado da Semana Santa, o diretor do Senai professor Chico Otero, decidiu liberar os alunos internos no colégio Dom Bosco para passarem o feriado fora do internato.

Antes, é preciso lembrar que os padres salesianos que residiam no Dom Bosco tinham uma criação de galinha. Eram galinha branca, acho que as primeiras que apareceram em Porto Velho criadas à base de ração e em conseqüência, poedeiras fora de série.

Os alunos do Senai marcaram encontro no pátio da catedral antes da missa começar. Não sei de quem foi a “brilhante” idéia: “Vamos roubar as galinhas dos padres!”. Foi mesmo que jogar gasolina em brasa, todo mundo concordou de imediato. Fomos todos, mais de 100 jovens, estudantes dos cursos de carpintaria, mecânica de manutenção, eletricidade e construção civil no rumo do campo de futebol do colégio Dom Bosco.

Os galinheiros ficavam pelo lado da Carlos Gomes e para o leitor fazer idéia da quantidade de alunos que participaram da “empreitada”, fizemos uma cobrinha que ia da porta do galinheiro até o final do muro do colégio pelo lado da D. Pedro II. As galinhas eram passadas de mão em mão até chegar ao último que a colocava num saco de sarrapilha de 60 quilos.

Tudo estava correndo bem, até o padre Vitor Hugo chegar correndo para buscar qualquer coisa que estava faltando para a transmissão da missa do galo pela Rádio Caiari. Aí um dos nossos, pensando que o padre havia descoberto o “roubo”, largou a galinha no meio do campo de futebol do colégio e em vez de pular o muro pelo lado da Julio de Castilho, correu para a porta de entrada do colégio e foi visto pelo padre. Resultado, com o alarme a turma largou as galinhas e pulou o muro e se espalhou. Vitor Hugo escolheu um de nós para seguir e o pegou na Sete de Setembro em frente ao Cine Lacerda. Levou o jovem que era um estudante boliviano até a Central de Polícia que ficava na Farquar com a Carlos Gomes.

O Boliviano apesar da pressão, não entregou ninguém.

O diretor do Colégio Dom Bosco expulsou os internos que estudavam no Senai, mas, o diretor do Senai não puniu ninguém.

Epilogo – Só quem saiu perdendo foram os padres, que ficaram sem as galinhas.

NA – Não aconselhamos essa prática!

Gente de Opinião

Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com

Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)