Terça-feira, 1 de setembro de 2015 - 05h06
Considerado um dos maiores Festivais Brasileiro de Teatro, o Palco Giratório, chega a sua sétima edição consecutiva em Rondônia (Porto Velho), o único estado da Região Norte a realizar o evento no estilo Festival. Desta feita, os espetáculos acontecem no Teatro Palácio das Artes Rondônia numa parceria Sesc/governo estadual/Sejucel e Funpar.
Durante o mês de setembro, mais de trinta espetáculos teatrais, serão apresentados no complexo integrado pelo Palácio das Artes Rondônia e Sala Guaporé (anexa ao Palácio) sempre à noite. Durante o dia, a partir do dia 3 de setembro, acontecerão oficinas que serão ministradas na Sala de Ensaio do Teatro. “Quando fomos procurados pela direção do Sesc sugerindo a parceria, não hesitamos nenhum minuto em aceitá-la, pois, conhecemos a proposta do Palco Giratório e o Palácio das Artes é o local ideal para sua realização” disse o presidente da Funpar Severino Costa.
Domingo dia 30, a Funpar abriu as portas do Teatro, para receber o espetáculo “Nordeste, a Dança do Brasil” do Grupo Balé Popular do Recife (PE) que encantou os mais de 800 espectadores que marcaram presença no Palácio. A produção do Festival providenciou várias atividades artísticas para entreter o público. Antes de cada espetáculo é possível assistir vídeos no telão instalado no lado externo do Teatro e colocar a leitura em dia nas diversas opções da Biblioteca Sesc. No hall de entrada a história do Palco Giratório em Rondônia é contada através de fotos e acessórios de espetáculos que já passaram pelo nosso estado.
O Palco Giratório Rondônia 2015 vai circular pelos seguintes municípios: Ji-Paraná de 13 a 20 de setembro no Teatro Dominguinhos. Candeias, Ariquemes, Jaru, Machadinho D’Oeste, Presidente Médici, Cacoal, Rolim de Moura, Pimenta Bueno, Vilhena, Guajára-Mirim e Nova Mamoré. Toda a programação está disponível no blog: sescro.blogspot.com.br ou na fanpage no Facebook: palcogiratórioro.
O Festival Palco Giratório é uma realização da Fecomércio Rondônia Sesc/Senac/IFPE com apoio do Governo do Estado de Rondônia, através da Sejucel e Funpar. (Fotos / Palco Giratorio - Agenda Porto Velho)
Desde o tempo da rivalidade entre as escolas de samba Diplomatas e Caiari, não via uma disputa de samba enredo tão acirrada, como a da escola Asfaltão acontecida no último sábado dia 29.
*********
Foram seis parcerias concorrendo e o samba de cada uma, era dos melhores. Não digo que qualquer um dos seis representaria bem a escola na avenida, porque, apesar da boa qualidade, o desempenho durante o desfile precisa de uma melodia mais agressiva (pra cima) e uma letra que realmente retrate enredo pensado pelo carnavalesco.
********
De qualquer maneira a disputa foi bastante acirrada. Os jurados Ernesto Melo, Cristóvão Nascimento, Walber do Bandolim, Ismael Barreto, Osvaldo Reis e Anizinho Gorayeb com certeza tiveram o maior problema para decidir qual parceria seria a vencedora.
********
Como a coordenação do concurso que contou com a direção do Altair dos Santos Lopes – Tatá optou por não divulgar as notas dadas pelos jurados, fica difícil fazer qualquer comentário a respeito da classificação. Apesar de na “Tenda”, após a divulgação dos três sambas classificados para a final, surgir uma conversa dando conta de que a composição assinada pelo Trio de Ouro havia conquistado a maior nota. Acho que era só especulação.
********
Agora no meu entender e com toda a experiência que tenho como participante desse estilo de concurso, disse para o Segismundo, para a Luciana, assim como para o Beto Cezar e até falei durante o programa “Porto Samba” levado ao ar sábado à tarde pela Rádio Globo local, que se realmente a escola de samba Asfaltão queria lutar pelo título de campeã do carnaval em 2016, deveria torcer pelo samba da parceria Mávilo Melo e Misteira.
********
Não deu outra, eles venceram! Não vi e nem ouvi nenhuma parceria contestando a escolha dos jurados.
********
Na realidade, o samba da parceria Mávilo e Misteira é muito bom tanto na letra como na melodia e em especial na harmonia: O refrão: Oh sonho meu, é ilusão (sonho meu, sonho meu)/Oh sonho meu, Vai buscar minha alegria, sonho meu... É de arrepiar qualquer ser por mais insensível que seja. Sua melodia, é um verdadeiro passeio harmônico. A escola de samba Asfaltão está bem servida de samba enredo. Parabéns a parceria vencedora.
*********
Isso tudo aconteceu depois do show do Zé Lezin no Palácio das Artes sexta feira 28. Como escrevi nesta coluna, a “paraibanada” não se fez de rogada e quase superlotou o Palácio das Artes, faltou bem pouco, umas cem poltronas.
********
O Zé Paraíba contou piada durante aproximadamente duas horas. Ô cabra bom de piada”, dizia o jornalista Yodon Guedes ao lado de sua Marilza.
********
Até eu que não tenho nada a ver com a Paraíba quase me acabo de rir e a Ana Célia! Essa nem se fala, vai gostar de piada paraibana no plenário da ALE! Oxi.
********
O Zé Lezin é tão bom contando piada que o público só veio notar que o Ar Condicionado do Teatro não estava funcionando direito, no final do espetáculo, quando ele (Zé Lezin) se despediu dizendo: “Não tem cão que aguente um calor desse” e se virou mostrando a costa da camisa totalmente ensopada de suor.
********
E emendou se despedindo: “Vocês tem uma belíssima casa de espetáculo, pena que o sistema de refrigeração não funciona direito. Seria bom que as autoridades estaduais olhassem com mais carinho para esse teatro” e foi saindo pro camarim e o povo aplaudindo! De Lezin o Zé não tem nada.
*******
Agora é assistir todas as noites até o dia 27, o Palco Giratório que está acontecendo no Palácio das Artes Rondônia, O Severino disse que ia concertar o ar (ontem).
Sonho de Mávilo e Misteira vira realidade
Com a tenda do Tigre literalmente lotada, a escola de samba Asfaltão realizou sábado passado 29, o concurso que elegeu o samba enredo que vai ser cantado pela escola no carnaval de 2016.
Após mais de três horas de disputa, quando as seis parcerias tentaram de um jeito ou de outro conquistar a preferência do público e em especial a dos jurados, o coordenador Altair dos Santos Lopes – Tatá anunciou os três sambas das parcerias finalistas; Trio de Ouro (Bainha, Oscar e Zé Baixinho), Toninho & Eduardo Tavernard (pai e filho) e Mávilo Melo e Waldison Pinheiro (Misteira). “Agora é que vai começar o concurso” disse o compositor Bainha que apesar da experiência, estava bastante nervoso.
O corpo de jurado integrado por Ernesto Melo, Professor Chiquinho, Anizinho Gorayeb, Cristóvão Nascimento, Osvaldo Reis, Ismael Barreto e Walber do Bandolim nessa etapa, não precisou pontuar, apenas escolher o samba A. B ou C essas letras obedeciam à ordem de apresentação e após mais algumas horas de tensão por parte das parcerias e suas torcidas, Tatá chamou todos de todas as parcerias ao palco e anunciou: “A escola Asfaltão já tem seu samba enredo para o carnaval de 2016, o escolhido pelos jurados foi o samba da parceria: Mávilo Melo e Waldison Pinheiro. (Foto / Ana Célia Santos)
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando