Sábado, 15 de junho de 2019 - 08h20
Lenha na Fogueira
Ontem durante a reinauguração do Prédio do Relógio, agora como sede da prefeitura de Porto Velho, fui abordado por muitas pessoas, a respeito da minha sugestão, para que o prédio seja batizado como: PALÁCIO MUNICIPAL CHIQUILITO ERSE.
***********
A maioria elogiou a iniciativa e garantiu que se depender deles, minha sugestão será a vencedora. Porém, alguns, poucos, discordaram do nome Palácio Municipal Chiquilito Erse e deram preferência para PALÁCIO TANAJURA.
***********
Concordar ou não com nossa sugestão, é uma questão de opção. Acontece, que um colega, mistico de jornalista e historiador fez questão de justificar seu apoio a sugestão do jornalista/colunista Ciro Pinheiro que é, Palácio Tanajura.
**********
Segundo o respeitadíssimo jornalista/escritor; historicamente, Tanajura foi muito mais importante para o município de Porto Velho. “Pois foi seu primeiro prefeito eleito”. Não citou nenhuma obra de referência deixada pela administração Joaquim Tanajura e mesmo assim, fez a seguinte pergunta a este imitador de jornalista.
*********
“Qual legado deixado pelo Chiquilito? Cita aí uma rua aberta por ele, um prédio público, pode ser construção de escola ou posto de saúde?”.
*********
E eu não soube responder. Só sei que a época de seu governo, ele era chamado de “Chico Praça”.
*********
Por esse lado, muitos outros prefeitos fizeram muito mais pela cidade/município, que o Chiquilito. Agora pergunto: Quando se fala em boa administração qual o nome do prefeito mais lembrado?
**********
Claro que é o do Chiquilito. Pode até não ter deixado uma grande obra, mas, que é o mais querido até hoje pelo povo de Porto Velho, não temos dúvida.
**********
Por isso, insisto na minha sugestão: PALÁCIO MUNICIPAL CHIQUILITO ERSE até porque, se formos buscar a verdadeira história do Dr. Tanajura (tá no livro do Júlio Olivar), vamos descobrir que ele não foi essa “coca cola” toda não. Sua história é meio sinistra.
**********
Na manhã da reinauguração do Prédio do Relógio, conversei com alguns historiadores respeitados em nossa cidade, e todos foram unânimes em apoiar nossa sugestão.
**********
E você amigo leitor: é a favor que nome do prédio do relógio seja PALÁCIO MUNICIPAL CHIQUILITO ERSE ou PALÁCIO TANAJURA? Poste sua opinião nas redes sociais e me marque.
*********
Hoje uma das boas programações é o Luau – Terra Cura, que vai acontecer na estrada da Jerusalém da Amazônia a 13 quilômetro do centro de Porto Velho. Começa as 19 horas. O negócio é curtir a saída da Lua Cheia. Vai ter muita música e poesia.
**********
Agora se você gosta de cultura popular, a melhor pedida, é o ArraiáLeste que está montado no Campo de Futebol do bairro JK. Danças folclóricas, comidas típicas como vatapá, galinha picante, caruru, acarajé, pato no tucupi, pirarucu de casaca, mungunzá, milho cozido e assado, mingau de banana com tapioca e tantas outras iguarias da época.
************
Pelo menos até a noite de quinta feira, nenhum ocorrência foi registrada pela Polícia Militar durante o Arraial. Vamos lá; Hoje tem a quadrilha Rádio Farol e amanhã o boi bumbá Manhoso.
*********
Descobriram o parlamentar flagrado pela mulher na boate Gay. O nome dele? Não sei!
*********
Na divisa dos bairros Mocambo e Areal, na rua Jacy Paraná, está acontecendo um Arraial muito legal. A comunidade tá se reunindo toda noite, para apreciar danças folclóricas como de toada de Boi Bumbá e degustar comidas típicas.
**********
Hoje também estarei junto com o fotografo Roni Carvalho e a fotografa Ana Célia (meu amor), cobrindo o Rodeio de Candeias do Jamari.
***********
Vou pedir ao Pedro Jorge que tire um verso bem bonito para minha amada. É tempo de festa caipira misturada com festa de peão.
Arraiá Leste tem quadrilha e boi bumba no fechamento
A 12ª edição do ArraiáLeste apresenta nos seus dois últimos dias 15 e 16 (sábado e domingo), espetáculos com os grupos: Junina Rádio Farol e Boi Bumbá Manhoso.
A junina Rádio Farol entra na arena de apresentação do campo de futebol do JK na noite deste sábado às 21 horas. Segundo o presidente de honra Severino Silva Castro a quadrilha supercampeão do Arraial Flor do Maracujá aproveita a apresentação no ArraiáLeste para aprimorar a coreografia que está sendo desenvolvida para o Tema “Egito Antigo” que será apresentado no Flor do Maracujá. “Vamos com todos nossos pares para a Zona Leste” confirmou Severino.
ÚLTIMA NOITE
O enceramento da 12º ArraiáLeste contará com a apresentação do Boi Bumbá Manhoso que tem como presidente a advogada Fátima. O Manhoso foi o segundo colocado no Flor do Maracujá do ano passado e este ano, de acordo com sua diretoria v ai em busca do seu primeiro título de campeão, para tanto aproveita a apresentação na noite deste domingo 16, no ArraiáLeste para aprimorar a coreografia das suas tribos e itens. O show do Manhoso está marcado para começar as 21 horas.
SHOW DA MATUTOS DO SOCIALISTA
A noite da última quinta feira 13, dia de Santo Antônio, no ArraiáLeste foi da junina Matutos do Socialista. O grupo comandado pelo folclorista Nenezão mostrou que está pronto para enfrentar a disputa com os grande, no Arraial Flor do Maracujá deste ano. Com o Tema que fala sobre o fim da escravidão no Brasil e presta homenagem ao agitador cultural de Porto Velho Carlinhos Maracanã , os pares da Matutos do Socialista também conhecida como “Banzeirão do Norte” e “Queridinha da Zona Leste, arrasaram na apresentação no ArraiáLeste. “Nossa missão é fazer o melhor e quem sabe conquistar uma boa colocação do 38º Flor do Maracujá”, finalizou Nenezão.
Terra Cura apresenta Luau na estrada Jerusalém da Amazônia
A família Terra Cura convida todos e todas para uma linda celebração as vésperas da Lua Cheia de junho. com objetivo de arrecadar recursos para o nosso projeto permacultural de reflorestamento, agrofloresta, viveiro e bioconstrução. Bora celebrar a vida, junto a natureza!
O Projeto Terra Cura promove neste sábado 15, a partir das 19 h, o Luau Terra Cura, que acontecerá no Km 13, da BR 364, na estrada de Jerusalém da Amazônia, em Porto Velho.
Música xamânica, MPB, regional, reggae, poesia, fogueira, lua, floresta e muito amor e alegria para compartilhar. Um evento realizado em parceria com os artistas Sinkê, Kananda Ketlen, Basinho e Elizeu Braga.
O evento visa arrecadar fundos para as atividades desenvolvidas pelo projeto no local, que são: Reflorestamento, bioconstrução e agroflorestal. O espaço é dedicado também aos estudos e práticas voltados ao desenvolvimento a vivência em harmonia com a natureza.
A organização do luau informa que os ingressos estarão sendo vendidos a R$ 10,00 e mais informações podem ser solicitadas pelo telefone 9 9900 0046. No local, também haverá venda de comidas e bebidas.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando