Quarta-feira, 18 de setembro de 2019 - 06h00
Lenha na Fogueira
Conforme prometido na coluna de ontem, voltamos a nos reportar sobre o documentário “Caçambada Cutuba”, que de início, tinha como objetivo, esclarecer a verdade, sobre a tragédia ocorrida durante a passeata realizadas pelos correligionários do candidato Renato Clímaco Borralho de Medeiros, no dia 26 de setembro de 1962.
**********
Naquele dia, tanto o candidato da facção Cutuba Coronel Énio dos Santos Pinheiro como o candidato da facção Pele Curta Renato Medeiros, participaram cada um do último comício da campanha cuja eleição aconteceria no dia 3 de outubro.
**********
Acontece que os Cutubas conseguiram uma Caçamba da prefeitura municipal de Porto Velho para transportar os correligionários de Ênio Pinheiro até o local do comício, nas imediações da Igreja de Nossa Senhora de Fátima.
**********
O comício dos Pele Curtas aconteceu no bairro Olaria nas proximidades da boate da Dona Adelícia no espaço conhecido como “Passinho” na rua Lauro Sodré.
**********
O comício dos Cutubas terminou mais cedo e os eleitores que moravam nos bairros próximos ao centro da cidade, e os que ficavam para a Zona Norte como o Olaria, embarcaram na carroceria da Caçamba que tinha como motorista o senhor Wilson.
***********
A primeira parada foi em frente ao Comitê do Ênio que funcionava no Prédio Bichara na esquina da rua José do Patrocínio com a José de Alencar ao lado da Praça Getúlio Vargas e ali desembarcou a turma do centro.
***********
Dali a Caçamba se dirigiu para o bairro Olaria onde encontrou a passeata dos correligionários de Renato Medeiros que vinha pela Lauro Sodré no sentido centro e deu no que deu.
*********
Justamente por isso, o lançamento do Documentário superlotou o Teatro Guaporé na noite da última sexta feira. Os mais antigos como eu, para saber realmente sobre os mortos e os feridos e os mais jovens, para conhecer o fato que mudou o resultado daquela eleição.
*********
Aconteceu, que saímos do teatro Guaporé com mais dúvidas sobre o episódio, pois, os produtores não conseguiram provar nada. Aliás, o que menos consta no Documentário são depoimentos relatando o caso. Que me lembre, apenas a Rita Queiroz e o Leonado chegam mais perto em suas narrativas. O Luiz Brito que nem deveria estar ali, diz que estudava na Escola Reunida Samaritana onde só funcionava o Primário portanto, era um garoto. Relata que no dia seguinte, quando chegou a escola ouviu falar do acontecido.
*********
Segundo fui informado por fonte fidedigna, que soube pelo Zola Xavier que a Produtora contratada para editar o material, ou seja, as entrevistas com os depoimentos de pessoas que estavam na passeata do Renato e algumas vítimas da Caçamba. Que a Produtora perdeu praticamente todo o material e que o Zola desesperado voltou a registrar alguns depoimentos num equipamento precário. Esse material precário, foi que foi exibido na sexta feira 13.
Palco Giratório apresenta Teatro dos Imaginários
O Palco Giratório 2019, que está acontecendo em Porto Velho apresenta na noite desta quarta feira 18, os espetáculos: “A Leitura é uma Viagem” com a Companhia Grupo Vava & Cia de Rondônia e o espetáculo “Teatro dos Seres Imanginários com a Companhia Grupo Cia Seres Imaginários do Rio Grande do Sul. Ambos na quadra de esportes do Sesc Esplanada. Com inicio as 20 horas e entrada franca.
O espetáculo da Vava & Cia tem duração de apenas 2 minutos e serve de preparação para o espetáculo do Grupo Seres Imaginários do Rio Grande do Sul.
Teatro dos Seres Imaginários é do gênero Teatro de Bonecos com classificação livre:
Ao entrara no cenário o público se depara com o inesperado. O palco está onde não deveria estar: as pessoas são chamadas a ocuparem o espaço cênico e iniciar uma viagem sensitiva ao encontro dos seres e da imaginação. É uma experiencia única, aproximando espectadores que, na penumbra do teatro se veem confrontados pelo desconhecido. Sob os voos rasantes de fantásticas criaturas aladas, crianças e adultos se encontram em estado de contemplação das diferenças, intimamente conectados ao mundo dos seres imaginários.
O Teatro dos seres imaginários é o primeiro espetáculo desta companhia, que estreou em 2014 reunindo um elenco de profissionais com longa trajetória nas artes cênicas e experiência no teatro de animação. O diretor e manipulador, Cacá Sena, iniciou seu trabalho com teatro de bonecos em Porto Alegre, com o TIM – Teatro de Marionetes, fundado por sua família em 1954. Jackson Zambelli, diretor e roteirista, tem mais de vinte anos de experiência de teatro de rua e encenações em espaços alternativos. Ao longo dos últimos quatro anos, a Cia. Seres Imaginários percorreu diversos festivais no Brasil, como o 7° Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre, o Festival Mirada, em Santos/SP, e o 25° Porto Alegre em Cena. Em 2017, o espetáculo foi contemplado pelo Programa de Ocupação dos Espaços da Caixa Cultural.
FICHA TÉCNICA
Manipulação: Cacá Sena, Charles Kray, Elaine Regina e Silvia Regina
Ferrare
Desenho e construção dos seres: OBA – Oficina de Bonecos Animados –,
Heloisa Dile, Renato Spinelli e Duda Spinelli
Iluminação: Carol Zimmer
Operação de luz: João Fraga
Técnico: Alexandre Ricardo Silveira
Música: Sérgio Olive
Desenho gráfico no cenário: Pedro Alice
Cenotécnica: Fake Cenografia
Fotografia: Rique Barbo
Produção executiva: Fabiane Baumann
Roteiro e direção de cena: Jackson Zambelli
Criação e direção geral: Cacá Sena
Aniversário
Funcultural realiza edital
Apresentação no aniversário
Por determinação do prefeito Hildon Chaves, através da Fundação Cultural (Funcultural), está aberto o Chamamento Público através de edital para a seleção das bandas que se apresentarão no aniversário de 105 anos de Porto Velho, que acontecerá no dia 1 e 2 de outubro no Mercado Cultural.
Os grupos interessados deverão realizar as inscrições pelo site da Funcultural, já as inscrições ficarão abertas até 26 de setembro de 2019.
As bandas serão selecionados da seguinte forma:
- Devem ter uma composição mínima de 4 (quatro) integrantes
- Ter um currículo de apresentações e músicas gravadas pelos artistas nos estilos solicitados.
- Passar por uma avaliação composta por uma Comissão Técnica.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando